Quais são os estados da região Sudeste que são banhados pelo oceano Atlântico?

Os Estados da região sudeste do Brasil e suas respectivas capitais são: São Paulo - São Paulo, Minas Gerais - Belo Horizonte, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Espírito Santo - Vitória.

Quais são os estados da região Sudeste que são banhados pelo oceano Atlântico?

São Paulo (SP)

Quais são os estados da região Sudeste que são banhados pelo oceano Atlântico?

São Paulo é o estado mais populoso e mais rico do Brasil, de modo que é considerado "motor econômico" do país. São Paulo possui o maior parque industrial e a maior produção econômica da América do Sul com atividades nas áreas da indústria, serviços, comércio e o cultivo de cana de açúcar, café e laranja.

População

A população é aproximadamente de 44 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado: São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André e Osasco.

Limite

Situa-se no sul da região Sudeste, faz limite com Minas Gerais a norte e nordeste, Rio de Janeiro a nordeste, Paraná ao sul e Mato Grosso do Sul a oeste e Oceano Atlântico a leste.

Vegetação e Clima

A vegetação do estado de São Paulo é representada pelo mangue na região litorânea, Mata Atlântica (região litorânea e Serra da Mantiqueira) e Florestas Tropicais no restante do estado. O clima do estado de São Paulo é dividido em subtropical no Planalto Paulista, tropical no Vale do Ribeira e tropical atlântico no litoral.

Hidrografia

Os principais rios são: rio grande, rio Mogi-Guaçu, rio Tietê, rio Paraíba do Sul e rio Paraná.

Minas Gerais (MG)

Quais são os estados da região Sudeste que são banhados pelo oceano Atlântico?

O estado de Minas Gerais é o segundo mais populoso e o terceiro mais rico do Brasil. No seu parque industrial tem destaque a indústria de mineração, metalúrgica, automobilística, construção civil, alimentícia e têxtil.
Minas se destaca, ainda, na agricultura e na pecuária com a produção de café, soja, cana-de-açúcar, abacaxi, feijão, milho e banana; produção de leite, suinocultura, bovinocultura e avicultura.

População

Minas Gerais conta com aproximadamente 20 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado são: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora e Betim.

Limites

Limita-se com Distrito Federal a noroeste, com São Paulo a sul e sudoeste, Mato Grosso do Sul a oeste, Goiás a noroeste, Espírito Santo a leste, Rio de Janeiro a sudeste e Bahia a norte e nordeste.

Vegetação e Clima

A vegetação de Minas Gerais é representada pelo Cerrado e pela Mata Atlântica com clima tropical.

Hidrografia

Os principais rios são: rio das Velhas, Doce, Grande, Mucuri e Jequitinhonha.

Rio de Janeiro (RJ)

Quais são os estados da região Sudeste que são banhados pelo oceano Atlântico?

A despeito do Rio de Janeiro ser o menor estado da região Sudeste, ele possui a terceira maior população do país. A capital, a cidade do Rio de Janeiro, é a segunda maior metrópole do Brasil conhecida como a “Cidade Maravilhosa”.
Além do setor turístico, destacam-se os setores da indústria e de serviços. A cidade do Rio de Janeiro é muito conhecida pelo seu carnaval, considerado o mais famoso do mundo.

População

Estima-se que a população do estado seja em torno de 16 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado são: Rio de Janeiro, São Gonçalo e Duque de Caxias.

Limites

O estado do Rio de janeiro está localizado a leste da região Sudeste, tendo como limites Minas Gerais ao norte e noroeste, São Paulo a sudoeste, Espírito Santo a nordeste e o Oceano Atlântico a leste e ao sul.

Vegetação e Clima

A vegetação do estado do Rio de Janeiro é representada pelo mangue na região litorânea, a Mata Atlântica e a floresta tropical. O clima é tropical atlântico.

Hidrografia

Seus principais rios são: rio Grande, rio Macaé, rio Itabapoana e rio Paraíba do Sul.

Espírito Santo (ES)

Quais são os estados da região Sudeste que são banhados pelo oceano Atlântico?

O Estado do Espírito Santo é o quarto menor estado do Brasil. Anteriormente, o Espírito Santo fora anexado à Bahia, tendo nesse momento Salvador como sua capital. Destacam-se setores da agricultura e na pecuária, com a produção de café, cana-de-açúcar, arroz, feijão, cacau, frutas e milho, gado de corte e leiteiro. Na indústria os destaques são: siderurgia, produtos alimentícios, celulose, têxteis, móveis e madeira.

População

A população do estado é de quase 4 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado: são Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim.

Limites

O estado do Espírito Santo faz limites com os estados: Bahia a norte, Minas Gerais a oeste e noroeste e o estado do Rio de Janeiro a sul.

Vegetação e Clima

A vegetação do Espírito Santo é composta por vegetação litorânea e a floresta tropical. O clima é tropical.

Hidrografia

Os principais rios do estado: rio Doce, rio Itapemirim, rio Itaúnas e rio Jacu.

Quer saber mais sobre a região Sudeste? Então, leia também:

  • Estados do Sudeste
  • Clima da Região Sudeste
  • Cultura do Sudeste
  • Região Sudeste
  • Economia da Região Sudeste
  • Estados do Brasil
  • Estados do Nordeste

Quais estados da região Sudeste são banhados pelo oceano Atlântico?

A região Sudeste é formada pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Deles, apenas o último não é banhado pelo oceano Atlântico.

Qual é o estado da região Sudeste que não é banhado pelo oceano Atlântico?

Estado brasileiro situado na região Sudeste, onde ocupa uma área de 588.384km2 -- equivalente à da península ibérica -- Minas Gerais é o único estado da região que não é banhado pelo oceano Atlântico.

Qual é a região que todos os estados são banhados pelo oceano Atlântico?

Na qual apenas a região Centro-Oeste não tem nenhum estado banhado por oceano. Na região Sul, todos são banhados pelo oceano Atlântico, e são eles: 1 - Rio Grande do Sul. 2 - Santa Catarina.

Quais os estados da região Norte banhados pelo oceano Atlântico?

Diferentemente do que foi publicado no guia de Belém no UOL Viagem, Amapá e Pará são os estados da região Norte que são banhados pelo Oceano Atlântico, e não apenas o Pará.