Quais são os efeitos colaterais da vitamina?

A vitamina D desempenha um papel importante na manutenção de sua saúde geral. É necessária para o crescimento e desenvolvimento de suas células musculares, funcionamento adequado do sistema imunológico inato e adaptativo, manutenção da saúde do seu sistema esquelético e muito mais (1, 2).

É por isso que níveis insuficientes ou deficientes de vitamina D podem aumentar o risco de doenças e infecções, desmineralização óssea e muitos outros resultados negativos para a saúde (2, 3).

A deficiência de vitamina D é extremamente comum. De fato, até 40% dos adultos dos EUA são considerados com níveis insuficientes de vitamina D, enquanto cerca de 6% são considerados deficientes em vitamina D. Em todo o mundo, a deficiência de vitamina D afeta cerca de 1 bilhão de pessoas (1, 2, 3).

Os fatores que aumentam o risco de deficiência de vitamina D incluem (3, 4):

  • cor da pele
  • onde você mora
  • sua capacidade de absorver vitamina D
  • exposição ao sol
  • condições médicas
  • peso corporal

Como a insuficiência e a deficiência de vitamina D são comuns, muitas pessoas usam suplementos para manter níveis saudáveis da vitamina.

Os suplementos são considerados muito seguros e a toxicidade é incomum. Isso ocorre porque uma pessoa saudável precisaria tomar doses extremamente grandes de vitamina D ao longo do tempo para atingir níveis tóxicos ou perigosos no corpo (5).

No entanto, a toxicidade da vitamina D é mais comum em pessoas com certas condições médicas. Estas incluem (5):

  • distúrbios granulomatosos
  • distúrbios congênitos
  • alguns linfomas
  • metabolismo desregulado da vitamina D

Embora incomum, a toxicidade pode ocorrer, especialmente nos casos de:

  • overdose acidental
  • erros de prescrição
  • uso indevido de suplementos de vitamina D em altas doses

A toxicidade desta vitamina passa por alguns outros nomes, incluindo hipervitaminose D e intoxicação por vitamina D.

Este artigo discute seis sintomas e efeitos colaterais relacionados à toxicidade da vitamina D.

  1. Níveis sanguíneos elevados

Para que a vitamina D atinja níveis tóxicos ou perigosos no corpo, ela precisa exceder 100 nanogramas (ng) por mililitro (mL). A hipervitaminose D é definida como níveis de vitamina D no sangue acima de 100 ng/mL, enquanto a intoxicação por vitamina D é definida como níveis séricos acima de 150 ng/mL (6, 7).

As recomendações sobre os níveis ideais de vitamina D variam, mas pesquisas sugerem que níveis entre 30 e 60 ng/mL provavelmente são ideais e podem ajudar a proteger contra doenças (8, 9).

Mesmo ao tomar suplementos de vitamina D em altas doses, é improvável que os níveis de vitamina D no sangue de uma pessoa saudável cheguem perto de atingir níveis excessivos ou tóxicos.

A maioria dos casos de toxicidade da vitamina D é causada por dosagem inadequada de suplementos e erros de prescrição.

Por exemplo, em um relato de caso de 2020, um homem de 73 anos desenvolveu toxicidade de vitamina D depois de tomar 10.000 UI de vitamina D por dia por muitos anos (10).

Em outro relato de caso de 2020, uma mulher de 56 anos que tomou uma média de 130.000 UI de vitamina D por dia durante 20 meses na esperança de melhorar os sintomas da Esclerose Múltipla foi hospitalizada por sintomas como náusea, vômito e fraqueza muscular.

Descobriu-se que seus níveis de vitamina D eram de 265 ng/mL (11).

Observe que 130.000 UI é mais de 30 vezes o limite superior seguro geralmente recomendado de 4.000 UI por dia.

Embora a toxicidade seja improvável se você mantiver seus níveis de ingestão diária abaixo de 10.000 UI por dia e evitar ingestões excessivamente altas de suplementos de vitamina D, os especialistas recomendam que pessoas com níveis adequados de vitamina D não excedam os 4.000 UI de vitamina D por dia (12) .

Tenha em mente que as pessoas que são insuficientes ou deficientes em vitamina D normalmente precisarão tomar níveis muito mais altos do que o atual nível de ingestão superior tolerável (UL) de 4.000 UI por dia para alcançar e manter os níveis ideais de vitamina D.

No entanto, certifique-se de consultar um profissional de saúde sobre qual dosagem você deve tomar. Isso irá ajudá-lo a evitar uma dosagem potencialmente inadequada ou perigosa.

  1. Níveis elevados de cálcio no sangue

A vitamina D ajuda seu corpo a absorver o cálcio dos alimentos que você come. Na verdade, esse é um de seus papéis mais importantes.

No entanto, se a ingestão da vitamina for excessiva, o cálcio no sangue pode atingir níveis que podem causar sintomas desagradáveis ​​e potencialmente perigosos.

Os sintomas de toxicidade da vitamina D estão relacionados principalmente à hipercalcemia, o que significa níveis excessivamente altos de cálcio no sangue (13).

Os sintomas de hipercalcemia incluem:

  • desconforto digestivo, como vômito, náusea, constipação e dor de estômago
  • fadiga, tontura, alucinações e confusão
  • perda de apetite
  • micção excessiva
  • pedras nos rins, lesão renal e até insuficiência renal
  • pressão alta e anormalidades cardíacas
  • desidratação

A faixa normal de cálcio no sangue é de 8,5 a 10,8 mg/dL (14, 15).

A hipercalcemia geralmente se desenvolve depois que as pessoas tomam megadoses de vitamina D por um período prolongado.

Por exemplo, um estudo de caso de 2015 relatou que um homem mais velho com demência que recebeu 50.000 UI de vitamina D diariamente por 6 meses foi hospitalizado repetidamente com sintomas relacionados a altos níveis de cálcio (16).

No relato de caso de 2020 mencionado anteriormente, a mulher que tomou uma média de 130.000 UI de vitamina D por dia durante 20 meses também foi hospitalizada por sintomas relacionados à hipercalcemia (11).

Estes incluíram náuseas, vômitos, fraqueza muscular e lesão renal. Seus níveis de cálcio no sangue eram de 3,23 mmol/L (12,9 mg/dL) (11).

A hipercalcemia pode ser fatal e requer atenção médica imediata.

  1. Sintomas gastrointestinais

Os principais efeitos colaterais do excesso de vitamina D estão relacionados ao excesso de cálcio no sangue (13)

Alguns dos principais sintomas da hipercalcemia incluem:

  • náusea
  • vômito
  • Prisão de ventre
  • diarréia
  • pouco apetite

No entanto, nem todas as pessoas com hipercalcemia apresentam exatamente os mesmos sintomas.

Uma mulher experimentou náusea e perda de peso depois de tomar um suplemento que mais tarde foi encontrado 78 vezes mais vitamina D do que o indicado no rótulo (17).

É importante ressaltar que esses sintomas ocorreram em resposta a doses extremamente altas de vitamina D3, que levaram a níveis de cálcio superiores a 12 mg/dL.

Em um estudo de caso, um menino desenvolveu dor de estômago e constipação após tomar suplementos de vitamina D inadequadamente rotulados, enquanto seu irmão apresentou níveis sanguíneos elevados sem outros sintomas (18).

Em outro estudo de caso, uma criança de 18 meses que recebeu 50.000 UI de vitamina D3 por 3 meses apresentou diarreia, dor de estômago e outros sintomas. Esses sintomas foram resolvidos depois que a criança parou de tomar os suplementos (19).

  1. Estado mental alterado

A hipercalcemia pode levar a um estado mental alterado em pessoas com toxicidade por vitamina D. Pessoas com hipercalcemia induzida por toxicidade de vitamina D geralmente apresentam sintomas como confusão, depressão e psicose. Em casos extremos, foi relatado o estado de coma (5).

Em um relato de caso de 2021, um homem de 64 anos acidentalmente tomou 200.000 UI de vitamina D por dia porque não entendeu as instruções da medicação. Ele apresentava estado mental alterado e outros sintomas graves relacionados à hipercalcemia.

Ele permaneceu agitado e confuso nos primeiros 10 dias de sua permanência no hospital, mas seus sintomas melhoraram gradualmente à medida que seus níveis de cálcio caíram. Demorou cerca de 18 dias para o cálcio retornar aos níveis esperados (20).

  1. Complicações renais

Em alguns casos, a toxicidade da vitamina D pode resultar em lesão renal e até insuficiência renal. Isso ocorre porque ter muita vitamina D no corpo pode levar a altos níveis de cálcio, o que pode levar à perda de água por muita micção e calcificação dos rins (21).

A hipercalcemia também pode causar a constrição dos vasos sanguíneos dos rins, o que leva à diminuição da função renal (21). De fato, muitos estudos relataram lesão renal moderada a grave em pessoas que desenvolvem toxicidade da vitamina D (11, 18, 19, 22).

Curiosamente, uma deficiência de vitamina D também pode prejudicar os rins e levar a complicações graves em pessoas com doença renal. Essa é uma das razões pelas quais é fundamental manter os níveis sanguíneos ideais de vitamina D (23, 24).

6. Deficiência e toxicidade

A vitamina D está envolvida na absorção de cálcio, na função imunológica e na proteção da saúde dos ossos, músculos e coração. Ocorre naturalmente nos alimentos e seu corpo também pode produzi-lo quando sua pele é exposta à luz solar. No entanto, além de peixes gordurosos, existem poucos alimentos ricos em vitamina D. Além disso, a maioria das pessoas não recebe exposição solar suficiente para produzir vitamina D adequada.

Então, a deficiência é muito comum. De fato, as estimativas sugerem que cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são deficientes em vitamina D, enquanto 50% das pessoas podem ter níveis insuficientes para manter a saúde ideal (2, 3). A única maneira de saber se você é insuficiente ou deficiente é pedir a um profissional de saúde que teste seus níveis de vitamina D. A deficiência de vitamina D é geralmente reconhecida como níveis séricos de vitamina D inferiores a 20 ng/mL. As pessoas que têm níveis que caem entre 21 e 29 ng/mL são consideradas com níveis insuficientes de vitamina D (1).

Se o seu profissional de saúde descobrir que você tem deficiência de vitamina D ou níveis insuficientes de vitamina D, ele provavelmente recomendará um suplemento ou injeções de vitamina D. Os profissionais de saúde podem recomendar que pessoas com níveis muito baixos de vitamina D tomem doses semanais muito altas de 50.000 UI por 8 semanas, seguidas de uma dose de manutenção de 2.000 UI por dia após seus níveis atingirem 30 ng/mL (3). Seu médico decidirá a dose mais adequada de vitamina D para você, dependendo de seus níveis de vitamina D e sua saúde geral.

Embora a toxicidade da vitamina D não seja comum, você pode estar em risco se fizer uso indevido de suplementos de vitamina D vendidos sem receita, suplementos de vitamina D prescritos ou injeções.

Se você estiver tomando suplementos de vitamina D em doses muito altas ou recebendo injeções de vitamina D, seu médico irá monitorar seus níveis de para garantir que eles não estejam se tornando potencialmente perigosos.

Evite tomar suplementos de vitamina D em altas doses, a menos que seu profissional de saúde os recomende.

Conclusão

A vitamina D é extremamente importante para sua saúde geral. Mesmo se você seguir uma dieta saudável, pode ser que você precise de suplementos para atingir níveis sanguíneos ideais. No entanto, também é possível que você já tenha o suficiente. Certifique-se de evitar doses excessivas de vitamina D. Geralmente, para pessoas com níveis adequados de vitamina D, tomar suplementos de 4.000 UI ou menos por dia é considerado seguro. 

Os profissionais de saúde podem prescrever suplementos de vitamina D para pessoas com insuficiência ou deficiência. Eles irão monitorar seus níveis sanguíneos para garantir sua segurança e reduzirão sua dose ou irão interromper o suplemento quando atingir os níveis ideais. Evite tomar suplementos de vitamina D em altas doses, a menos que esteja sendo monitorado por um profissional de saúde.

Também é importante notar que alguns casos de toxicidade da vitamina D aconteceram porque as pessoas tomaram suplementos rotulados incorretamente. Se você quiser tomar suplementos de vitamina D, compre-os de fabricantes respeitáveis ​​para reduzir o risco de overdose acidental devido à rotulagem inadequada. Se você estiver tomando suplementos de vitamina D e tiver algum dos sintomas listados neste artigo, consulte um profissional de saúde o mais rápido possível.

Atenção!

Se você quiser saber seu status de vitamina D, converse com seu profissional de saúde sobre como fazer um exame de sangue.

Embora a deficiência e a insuficiência de vitamina D sejam extremamente comuns, a maioria das pessoas não tem ideia de que é deficiente. Na verdade, é impossível saber se você está insuficiente ou deficiente em vitamina D sem fazer um exame de sangue.

Se o seu exame de sangue mostrar que você está insuficiente ou deficiente em vitamina D, seu profissional de saúde irá recomendar uma dose diária apropriada para aumentar seus níveis.

Os 6 sinais em resumo:

1- Níveis de vitamina D superiores a 100 ng/mL podem ser prejudiciais. Sintomas de toxicidade foram relatados em níveis sanguíneos extremamente altos em casos em que as pessoas tomaram doses muito altas de suplementos por longos períodos de tempo.

2- Tomar muita vitamina D pode resultar em absorção excessiva de cálcio, o que pode causar vários sintomas potencialmente perigosos.

3- Tomar vitamina D pode aumentar os níveis de cálcio no sangue, e muito cálcio pode causar efeitos colaterais. Se você tomar grandes doses de vitamina D, poderá sentir dor de estômago, perda de apetite, constipação ou diarréia como resultado de níveis elevados de cálcio.

4- A toxicidade da vitamina D pode causar sintomas como confusão, agitação e falta de resposta. Isso também parece resultar de níveis elevados de cálcio, que altas doses de vitamina D podem causar.

5- Excesso de vitamina D pode levar à ocorrência de lesões renais e até mesmo à insuficiência renal, em alguns casos.

6- A deficiência de vitamina D é bastante comum. Por esse motivo, muitas pessoas precisam tomar suplementos de vitamina D. No entanto, é importante evitar tomar suplementos de vitamina D em altas doses, exceto com a orientação de um profissional de saúde.

Referências enumeradas citadas no texto original:

1- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7281985/

2- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6068672/ 

3- //www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK532266/ 

4- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6683181/ 

5- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6158375/ 

6- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6988698/ 

7- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5980613/ 

8- //pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31996793/ 

9- //pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29258769/ 

10- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7346314/ 

11- //pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33030138/ 

12- //ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminD-HealthProfessional/ 

13- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5045493/ 

14- //pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28613662/

15- //www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK430714/ 

16- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26035535 

17- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27071359

18- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24670344 

19- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27478669 

20- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7890937/

21- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7969500/ 

22- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6453674/ 

23- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7969500/

24- //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8000170/

Tradução e adaptação: Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

Fonte: Healthline

Como saber se a vitamina está fazendo mal?

Conheça os sintomas de intoxicação pelas vitaminas: O abuso de vitamina A pode causar: pele seca, áspera e descamativa; fissuras nos lábios; dores de cabeça, tonturas; queda de cabelo; câimbras; lesões hepáticas e interrupções de crescimento.

Quanto tempo a vitamina começa a fazer efeito no corpo?

Quanto tempo leva para as vitaminas fazerem efeito? A suplementação de vitaminas leva em torno de 30 dias para apresentar efeitos benéficos.

Quais os efeitos colaterais das vitaminas?

Entre os efeitos colaterais, os mais comuns são a diarreia e problemas nos rins e no fígado, explica o endocrinologista Tércio Rocha, membro da Academia Brasileira Anti-Envelhecimento.

Quais os efeitos colaterais da vitamina AZ?

Por ser um suplemento nutricional à base de vitaminas e minerais, não são conhecidos efeitos colaterais, desde que a dose seja respeitada.

Toplist

Última postagem

Tag