Quais são os dois tipos de usuários das informações contábeis e qual a utilidade das informações contábeis?

A Contabilidade busca, por meio da apreens�o, quantifica��o, classifica��o, registro, eventual sumariza��o, demonstra��o, an�lise e relato das muta��es sofridas pelo patrim�nio da entidade particularizada, a gera��o de informa��es quantitativa e qualitativa sobre ela, expressa tanto em termos f�sicos quanto monet�rios.

As informa��es geradas pela Contabilidade devem propiciar aos seus usu�rios base segura para as suas decis�es, pela compreens�o do estado em que se encontra a entidade, seu desempenho, sua evolu��o, riscos e oportunidades que oferece.

A informa��o cont�bil se expressa por diferentes meios, como demonstra��es cont�beis, escritura��o ou registros permanentes e sistem�ticos, documentos, livros, planilhas, notas explicativas, pareceres, laudos, diagn�sticos ou quaisquer outros utilizados no exerc�cio profissional ou previstos em legisla��o.

Os usu�rios s�o pessoas f�sicas ou jur�dicas com interesse na entidade, que se utilizam �s informa��es cont�beis dela para seus pr�prios fins, de forma permanente ou transit�ria. Eles podem ser, entre outros, os integrantes do mercado de capitais, investidores, presentes ou potenciais, fornecedores e demais credores, clientes, financiadores de qualquer natureza, autoridades governamentais de diversos n�veis, meios de comunica��o, entidades (como associa��es e sindicatos), empregados, controladores, acionistas ou s�cios, administradores da pr�pria entidade, al�m do p�blico em geral.

A informa��o cont�bil deve ser, em geral e antes de tudo, veraz e eq�itativa, de forma a satisfazer as necessidades comuns de um grande n�mero de diferentes usu�rios, n�o podendo privilegiar deliberadamente nenhum deles, considerado o fato de que os interesses destes nem sempre s�o coincidentes.

A informa��o cont�bil, em especial aquela contida nas demonstra��es cont�beis, notadamente as previstas em legisla��o, deve propiciar revela��o suficiente sobre a entidade, de modo a facilitar a concretiza��o dos prop�sitos do usu�rio, revestindo-se de atributos, entre os quais s�o indispens�veis os seguintes:

a) confiabilidade - atributo que faz com que o usu�rio aceite a informa��o cont�bil e a utilize como base de decis�es, configurando, pois, elemento essencial na rela��o entre aquele e a pr�pria informa��o;

b) tempestividade - refere-se ao fato de que a informa��o cont�bil deve chegar ao conhecimento do usu�rio em tempo h�bil, a fim de que este possa utiliz�-la para seus fins;

c) compreensibilidade - presume que o usu�rio disponha de conhecimentos de Contabilidade e dos neg�cios e atividades da entidade, em n�vel que o habilite ao entendimento das informa��es colocadas � sua disposi��o, desde que se proponha analis�-las pelo tempo e com a profundidade necess�rios; e

d) comparabilidade - deve possibilitar ao usu�rio o conhecimento da evolu��o entre determinada informa��o ao longo do tempo, numa mesma entidade ou em diversas entidades, ou a situa��o destas num momento dado, com vistas a possibilitar o conhecimento das suas posi��es relativas.

Quais são os dois tipos de usuários das informações contábeis e qual a utilidade das informações contábeis?

Quem são os usuários da contabilidade?

Principais usuários externos da Contabilidade

  • Governo.
  • Bancos.
  • Fornecedores.
  • Investidores e acionistas potenciais.
  • Demais interessados que não fazem parte da empresa.

Quem são os usuários internos e externos da contabilidade?

Dentre os usuários citados acima, consideramos que os investidores e os funcionários são considerados como sendo os usuários internos da contabilidade, desta forma, os fornecedores, o governo e os bancos se caracterizam como sendo usuários externos da contabilidade.

Como usuários da contabilidade das empresas temos?

Como usuários internos das informações produzidas pela Contabilidade, para fins de administração da empresa de modo geral, temos: a) o titular da firma individual (atualmente, denominado “empresário”), os sócios e os acionistas da sociedade; b) os diretores, os gerentes e os administradores de todos os níveis.

Quais são os principais agentes de interesse das informações contábeis?

A contabilidade é importante para os seguintes grupos de interesse da informação contábil: a) Usuários externos – Bancos, Fornecedores, Governos, etc. ... b) Usuários internos: - Sócios, acionistas e investidores (pelo retorno dos investimentos e a segurança da aplicação).

Quais são os principais usuários da contabilidade?

Quem são os usuários da contabilidade

  • Administradores;
  • Proprietários, acionistas ou investidores;
  • Contadores e Auditores internos;
  • Outros funcionários.

Quem é o principal usuário da contabilidade?

Os usuários da contabilidade são os agentes econômicos (indivíduos ou instituições) interessados no desempenho e na saúde ou características financeiras de uma entidade. Para isso, buscam informações nos relatórios contábeis.

O que são usuários internos da contabilidade?

Usuários internos contabilidade são os que fazem parte da entidade e possuem interesse nas informações contábeis para fins administrativos. Os usuários da contabilidade se dividem entre usuários internos e externos.

Qual o papel do usuário da contabilidade interno e externo?

Os usuários da contabilidade são os grupos de pessoas que possuem interesse em avaliar a situação patrimonial de uma empresa, sejam eles internos ou externos. A avaliação dos documentos contábeis vem do interesse que as pessoas têm nas atividades de uma empresa e os dados apresentados com a contabilidade.

Quais são os dois tipos de usuários das informações contábeis e qual a utilidade das informações contábeis?

Usuários internos – Sócios, funcionários, etc. Funcionários: possuem interesse nas informações contábeis por ser a empresa a sua fonte de renda. Administradores, gestores, sócios e investidores: necessitam das informações para o planejamento e a tomada de decisão.

Qual a utilidade das informações contábeis?

As informações contábeis ajudam a ter conhecimento de tudo que se passa em um negócio. ... Essas informações colaboram não só para a administração como também para a tomada de decisão. Para isso, o empresário ou gestor precisa estar a par de todas as funções de um relatório contábil.

Quais são os usuários externos da contabilidade?

  • Dentre os usuários citados acima, consideramos que os investidores e os funcionários são considerados como sendo os usuários internos da contabilidade, desta forma, os fornecedores, o governo e os bancos se caracterizam como sendo usuários externos da contabilidade.

Por que os funcionários são usuários da contabilidade?

  • Funcionários (interno): os funcionários também são usuários da contabilidade, apesar de não ser muito comum a análise das demonstrações contábeis por meio deste grupo de usuários.

Quem são os usuários de contabilidade de stakeholders?

  • Também chamamos os usuários de contabilidade de stakeholders que significam, em tradução livre, as “partes interessadas”. As demonstrações financeiras produzidas por meio da contabilidade podem se servir a diversos tipos de usuários, dentre eles, vamos citar alguns explicando seu principal objetivo na análise das demonstrações produzidas.

Como o governo se interessa pelas informações geradas pela contabilidade?

  • Governo (externo): o governo se interessa pelas informações geradas pela contabilidade para a realização de auditoria fiscal a fim de analisar possíveis fraudes em sonegação de impostos, por exemplo, bem como, se o cálculo referente aos impostos devidos está correto;

Quais são os dois tipos de usuários das informações contábeis?

De um modo geral, podemos dividir estes usuários em dois grandes grupos, quais sejam os usuários internos e os usuários externos.

Quais são os principais usuários das informações contábeis?

Os usuários da contabilidade são investidores, credores, administradores, governos e concorrentes. Cada um deles tem diferentes interesses nas informações contábeis, mas todos estudam e tem interesses nos balanços das entidades.

Qual a utilidade das informações contábeis?

As informações contábeis ajudam a ter conhecimento de tudo que se passa em um negócio. Embora alguns empresários façam a contabilidade apenas para estar em dia com o governo, ela é uma espécie de “raio-X financeiro e patrimonial” de um CNPJ.

Quais são os usuários de contabilidade?

Os usuários da contabilidade são os grupos de pessoas que possuem interesse em avaliar a situação patrimonial de uma empresa. Estes usuários podem ser internos ou externos à entidade..
Administradores;.
Proprietários, acionistas ou investidores;.
Contadores e Auditores internos;.
Outros funcionários..