Quais são as posições dos jogadores futsal explique cada uma delas?

As regras do voleibol, tais como as medidas da quadra, da rede e da bola, marcação de pontos, faltas e posição dos jogadores, têm como objetivo promover um ambiente competitivo e justo.

Criado em 1895 nos Estados Unidos, no início o vôlei tinha poucas regras, mas elas foram sendo melhoradas ao longo do tempo.

A FIVB - Federação Internacional de Voleibol é o órgão responsável pela regulação de todas as modalidade de vôlei no mundo.

Quadra de vôlei

De acordo com as regras oficiais, a quadra de vôlei deve medir 18x9 m, ou seja, 18 metros de comprimento por 9 metros de largura.

Há uma área de 3 metros, no mínimo, ao redor de toda a largura da quadra, que é chamada de zona livre. A quadra e a zona livre juntas compõem a área do jogo.

A quadra é dividida em duas partes iguais no sentido do seu comprimento. Assim, cada equipe ocupa 9 metros de comprimento da quadra.

A zona de frente mede 3 metros de comprimento a partir da linha central - a linha desenhada por baixo da rede. Essa é a zona de ataque e de bloqueio.

A zona de trás mede 6 metros de comprimento a partir do limite da zona da frente. Essa é a zona de defesa e de recepção.

A zona de saque é onde o sacador saca a bola para colocá-la em jogo. Ela fica a partir do limite da zona de defesa e termina no fim da zona livre.

Quadra de vôlei com medidas

Rede de vôlei

A altura da rede, a contar do chão, é de 2,43 metros nos jogos masculinos, e 2,24 metros nos jogos femininos. Ela deve medir 1x9,5 a 10 m, ou seja, 1 metro de altura por 9,5 a 10 metros de comprimento.

A rede é colocada, na vertical, na direção da linha central, que é a linha que divide a quadra pelas duas equipes, e fica presa a dois postes de 2,55 m de altura; os postes são colocados a uma distância de 0,5 metro a 1 metro das linhas laterais.

Bola de vôlei

O tamanho da circunferência da bola de vôlei é de 65 a 67 centímetros. Ela deve pesar 260 a 280 gramas.

Num jogo de vôlei são usadas várias bolas. Nas competições mundiais, por exemplo, são usadas cinco. As bolas usadas no mesmo jogo devem ter o mesmo tamanho e o mesmo peso. Até mesmo a pressão interna e as suas cores devem ser iguais.

Jogadores de vôlei e posições na rotação ou rodízio

No vôlei, jogam 12 jogadores - 6 titulares e 6 reservas. Dentre os jogadores, há:

1 capitão, que junto com o técnico são responsáveis pela conduta e disciplina da equipe; e

1 líbero, que não pode fazer saques e nem bloquear. O líbero deve usar um uniforme que tenha uma cor predominante que não esteja presente no uniforme da sua equipe. Antes, o líbero era o único jogador que não podia ser capitão, mas a regra mudou em 2022.

Os jogadores são numerados de acordo com as posições que assumem na quadra.

Na linha da frente devem ficar os seguintes jogadores: jogador 4 (do lado esquerdo), jogador 3 (no centro) e jogador 2 (no lado direito).

Na linha de trás devem ficar os seguintes jogadores: jogador 5 (do lado esquerdo), jogador 6 (no centro) e jogador 1 (no lado direito).

Isso não quer dizer que os jogadores não possam se movimentar pela quadra, mas sim que no momento do saque eles têm de estar posicionados dessa forma.

A mudança das posições feitas pelos jogadores é chamada de rotação ou rodízio. A cada novo saque os jogadores assumem uma nova posição, o que é feito no sentido horário.

Assim, o jogador que está no lado direito da zona de frente, que é o jogador 2, assume a posição do jogador que está atrás dele, que é o jogador 1, aquele que deu o último saque.

Representação das posições dos jogadores de vôlei na rotação ou rodízio

Seguindo o movimento do ponteiro do relógio (direita para esquerda), o jogador 1 passa para a posição 6, que está no seu lado esquerdo, e assim por diante. O líbero é o único jogador que não pode assumir qualquer uma das posições; ele apenas pode mudar de posição com os jogadores da zona de trás.

Marcação de pontos, vitórias de set e de partida de vôlei

No vôlei, os pontos são marcados nas seguintes situações:

  • quando a bola toca a quadra da equipe adversária;
  • quando a equipe adversária marca falta;
  • quando a equipe adversária é penalizada.

A partida de vôlei não tem duração fixa. Um jogo é composto pela disputa de 4 sets de 25 pontos. Se for necessário desempatar, o 5.º set é disputado, mas em vez de 25 pontos, o 5.º set vai até 15 pontos.

A vitória de cada set é dada à primeira equipe que marca 25 pontos, mas com uma diferença de 2 pontos da equipe adversária. Isso quer dizer que se o set estiver 24 x 24, para vencer o set é preciso que o placar acabe, por exemplo, em 26 x 24, 27 x 25, 28 x 26.

Para ganhar o jogo, por sua vez, é preciso vencer 3 sets. No caso de cada uma das equipes ter vencido 2 sets, é disputado o 5.º set. O 5.º set vai até os 15 pontos, mas para o vencer, também é preciso terminar com uma diferença de 2 pontos da equipe adversária, por exemplo, 15 x 13, 16 x 14, 17 x 15.

Faltas no vôlei

No vôlei, as faltas são marcadas quando as regras do jogo não são cumpridas. As principais faltas são:

Dois toques: quando o mesmo jogador dá dois toques consecutivos na bola ou quando a bola toca várias partes do seu corpo de forma consecutiva.

Quatro toques: quando a equipe dá mais de três toques na bola antes de enviá-la para a equipe adversária (apenas são permitidos, no máximo, três toques na bola).

Toque apoiado: quando um jogador apoia-se em um colega da equipe, na rede ou nas antenas para tocar na bola.

Condução: quando um jogador segura a bola ou a lança, em vez de rebatê-la durante a disputa de pontos.

Falta na rotação: quando, no momento do saque, os jogadores não estão posicionados conforme a sua numeração.

Bola fora depois do saque, no ataque e no bloqueio: quando a bola vai para fora depois do saque, durante o ataque ou no bloqueio.

Golpe na bola na quadra adversária: quando um jogador golpeia a bola que ainda está na quadra da equipe adversária.

Bloqueio do saque adversário: quando o saque da equipe adversária é bloqueado pela outra equipe.

Leia também: Fundamentos do voleibol e Quadra de vôlei.

Quais as posições do futsal explique as?

Atualmente uma equipe de futsal se compõe de 5 (cinco) posições; pivô, fixo, ala direita, ala esquerda e goleiro, cada qual com uma particularidade física para sua posição.

Quais são as posições de cada jogador?

As posições no futebol designam os jogadores a realizar uma determinada função no campo, buscando explorar as suas principais características, normalmente associada ao esquema táctico utilizado, podendo se dividir em 4 posições base: Guarda-Redes ou Goleiro, Defesa, Médio ou Meio-Campo e Avançado ou Ataque.

Quais são as 3 posições dos jogadores?

O nome das posições de jogadores de futebol são: volante. meia. atacante.

Qual sequência de nomes representa as posições dos jogadores de futsal?

Índice.
1 Goleiro. 1.1 Goleiros de destaque..
2 Fixo. 2.1 Fixos de destaque..
3 Ala. 3.1 Alas de destaque..
4 Pivô 4.1 Pivôs de destaque..
5 Universal..
6 Referências..

Toplist

Última postagem

Tag