Quais são as características qualitativas fundamentais da informação contábil Assinale a resposta correta?

(CFC/2017.2/Q36/Bacharel) A NBC TG – ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL- FINANCEIRO, ao dispor sobre as características qualitativas da informação contábil-financeira útil, estabelece que, para a informação contábil-financeira ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar.
Com relação a essas características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. A informação contábil-financeira relevante é apenas aquela cujo montante monetário é elevado.
II. Informação contábil-financeira relevante apresenta valor preditivo, confirmatório ou ambos.
III. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos: ser completa, neutra e livre de erro.

A sequência CORRETA é:

a) F, V, V.
b) F, F, V.
c) V, F, F.
d) V, V, F.

Comentário: As Características Qualitativas estão dividas em Características Qualitativas Fundamentais e de Melhoria. As Características Qualitativas Fundamentais devem possuir Relevância e Representação Fidedigna. E as Características Qualitativas de Melhoria são representadas pela Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e Compreensibilidade. Segue o esquema que utilizamos em nossa aula teórica:

Quais são as características qualitativas fundamentais da informação contábil Assinale a resposta correta?

Vamos agora analisar as alternativas:
I. A informação contábil-financeira relevante é apenas aquela cujo montante monetário é elevado. FALSO, uma informação contábil-financeiro relevante é aquela que pode influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores, não importando o tamanho do montante monetário.
II. Informação contábil-financeira relevante apresenta valor preditivo, confirmatório ou ambos. VERDADEIRO, uma informação relevante apresenta valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados e valor confirmatório se retro-alimentar avaliações prévias.
III. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos: ser completa, neutra e livre de erro. VERDADEIRO, os relatórios contábil-financeiros representam um fenômeno econômico em palavras e números. Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. É claro, a perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível.
Gabarito: A.

Comentário em vídeo:

Contato:
Nossos Cursos: https://momentodeestudar.com.br/category/cursos/

(CFC/2017.1/Q36/Bacharel) De acordo com a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, as Características Qualitativas da informação Contábil-Financeira Útil se dividem em Qualitativas Fundamentais e Qualitativas de Melhoria.
Considerando-se o exposto, é CORRETO afirmar que:

a) a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil.
b) a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Materialidade, a Relevância, a Representação Fidedigna, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil.
c) a Materialidade, a Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil.
d) a Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil.

Comentário: Para resolver a questão é necessário sabermos quais são as Características Qualitativas da Informação Contábil. Vimos na nossa aula teórica que as Características Qualitativas estão dividas em Características Qualitativas Fundamentais e de Melhoria. As Características Qualitativas Fundamentais devem possuir Relevância e Representação Fidedigna. E as Características Qualitativas de Melhoria são representadas pela Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e Compreensibilidade. Segue o esquema que utilizamos em nossa aula teórica:

Quais são as características qualitativas fundamentais da informação contábil Assinale a resposta correta?

Vamos agora analisar as alternativas:
a) a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil. FALSO, as características qualitativas fundamentais são Relevância e Representação Fidedigna.
b) a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Materialidade, a Relevância, a Representação Fidedigna, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil. FALSO, as características qualitativas de melhoria são representadas pela Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e Compreensibilidade.
c) a Materialidade, a Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil. FALSO, as características qualitativas de melhoria são representadas pela Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e Compreensibilidade.
d) a Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil. VERDADEIRO, as características qualitativas fundamentais são Relevância e Representação Fidedigna.
Gabarito: D.

Participe do nosso Grupo no Facebook e se inscreva no nosso Canal no Youtube.
Contato:
Encontre outras questões comentadas em: https://goo.gl/tsYZqq

Participe do Preparatório para o Exame de Suficiência: 
Descrição e Cronograma do Curso: https://goo.gl/9nv7KG

Você nos encontra em:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
Assine nossa NEWSLETTER: https://goo.gl/E8D7Pd
FACEBOOK: https://www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Cadastre-se na nossa Lista de Transmissão no Whatsaap https://goo.gl/forms/6IfRUEuEbD6QaotY2

Quais são as características qualitativas fundamentais da informação contábil?

Relevância, materialidade e fidedignidade são as características qualitativas fundamentais da informação contábil útil.

Quais são as características qualitativas fundamentais e as de melhoria da informação contábil?

As características qualitativas de melhoria são a comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, tendo como objetivo melhorar a utilidade da informação provida. A comparabilidade demonstra a possibilidade de identificar semelhanças e diferenças entre informações distintas.

Quais são as características qualitativas fundamentais da informação contábil de acordo com CPC 00?

O CPC 00 possui duas características qualitativas fundamentais: a Relevância e a Representação Fidedigna. Estas são consideradas como fundamentais, pois são peças primordiais em qualquer relatório contábil-financeiro.

Quais são as características das informações contábeis?

A informação contábil deve ser, em geral e antes de tudo, veraz e eqüitativa, de forma a satisfazer as necessidades comuns de um grande número de diferentes usuários, não podendo privilegiar deliberadamente nenhum deles, considerado o fato de que os interesses destes nem sempre são coincidentes.