Quais os comportamentos éticos que um profissional de TI deve ter?

Por: Renilson da Silva Albuquerque

A ética de um profissional, de modo geral, deve ser esculpida desde a sua formação, tornando importante o ensino amplo sobre ética nos cursos de formação, enfatizando e dimensionando a importância de ser ético na profissão

Photo by Alissa De Leva on Unsplash

Com o passar dos anos, a sociedade passou por diversas mudanças no que tange, principalmente, o comportamento de grupos sociais. Como por exemplo, o fato das mulheres não poderem usar calça, até a década de cinquenta, aqui no Brasil. O panorama social sofre mudanças constantemente. O questionamento acerca dessas mudanças de comportamento está em saber quem dita essas regras e por que elas existem.

No contexto mais amplo, como num país, o comportamento é regido por sua legislação. Por sua vez, no panorama mais restrito, como numa empresa, o que controla a forma de agir dos funcionários é o seu regimento interno. Em suma, onde há pessoas, grupos sociais, sejam eles distintos ou não, haverá um determinado instrumento cujo objetivo será orientar, direcionar e impor ordens no ambiente em que estas atuam.

Esse é o conceito básico da ética: o conjunto de regras de convivência ou de costumes de uma sociedade. A ética é uma área da filosofia que busca estudar e compreender esse conjunto de regras de convivência num contexto social. Como dito anteriormente, onde há sociedade, há regras. Caso contrário, tudo não passaria de desordem. No senso comum, o termo “”ética”” ou o ato de ser ético, significa ter um comportamento adequado, correto e justo perante alguém ou alguma coisa. Dessa forma, pode-se dizer que a ética tem como pressuposto o bem estar da maioria, por meio de regras que geram ordem no ambiente.

A ética profissional, por sua vez, se refere ao conjunto de práticas que determinam a adequação do exercício da profissão. É através do código de ética que é possível saber o que compete a profissão (e ao profissional), os direitos, os deveres e as possíveis punições por infringência das normas do código de ética. Cabe salientar também, que a ética profissional não se restringe somente ao código de ética da profissão. O regimento interno da organização na qual o profissional integra, também possui regras e normas estabelecidas pelos diretores ou conselheiros, cuja finalidade é adequar o comportamento dos envolvidos na empresa. Isso porque, o mal comportamento, a má conduta de um funcionário pode comprometer o clima organizacional, bem como a sua reputação perante a sociedade.

O avanço da tecnologia permitiu cada vez mais a utilização de softwares como serviço, milhares de informações sigilosas e particulares tem sido armazenadas em bancos de dados e sistemas automatizados tem tomado controle de decisões importantes. Consecutivamente, a pessoa responsável por criar e manter esses sistemas, o profissional de TI, possui uma grande responsabilidade com a sociedade, o simples fato de ter acesso a informações pessoais de várias pessoas já torna um programador uma ameaça às mesmas, o que decide se algo prejudicial vai acontecer são a moral e a ética do indivíduo. Além de uso indevido de informações confidenciais, também destaca-se o abuso de preços por serviços que não custam tanto ou que são propositalmente mal executados, tais como reparações de hardwares de dispositivos, tal prática ainda é bastante comum pois existe uma parcela da população que não possui domínio sobre tecnologias, tornando um alvo fácil para uma pessoa mal intencionada.

A ética de um profissional, de modo geral, deve ser esculpida desde a sua formação, tornando importante o ensino amplo sobre ética nos cursos de formação, enfatizando e dimensionando a importância de ser ético na profissão, assim como é dever das empresas terem um filtro mais apurado quanto a contratação de pessoas, a fim de manter um quadro de funcionários que sejam capazes de contribuírem para a sociedade de forma ética e justa.

Leituras Adicionais:

[1] https://pt.m.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica
[2] https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/a-falta-de-etica-dos-profissionais-de-informatica/56890
[3] https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-da-etica-profissional-no-segmento-de-tecnologia-da-informacao

Quais os comportamentos éticos que um profissional de TI deve ter?

Falta de privacidade, problemas na segurança, violação de direitos autorais e aumento de crimes cibernéticos são apenas alguns dos problemas que vemos despontar toda vez que uma nova tecnologia surge. Especialistas e usuários de TI acabam sem saber como lidar com esses desafios e muitas vezes são surpreendidos da pior maneira possível.

Em 2018, vimos o escândalo envolvendo o Facebook e o Cambridge Analytica. Infelizmente, nada garante que algo parecido não vá ocorrer. Ou que um outro problema venha a surgir. Por exemplo, quantas vezes você clicou em um termo de aceite sem se preocupar em ler o documento inteiro? Fazemos isso por confiarmos no “humano” que está do outro lado e por entendermos que existe – ou pelo menos deveria existir – ética na Tecnologia da Informação.

Por que precisamos falar sobre Ética na Tecnologia da Informação?

Só porque você pode fazer algo não significa que deve fazer. Como profissionais de TI temos a possibilidade de acessarmos o que não nos diz respeito e, em muitos casos, temos conhecimento para “violar” alguns padrões. É nossa responsabilidade agir de maneira ética no desempenho de nossos deveres de trabalho. Do contrário, corremos o risco de perder a confiança do usuário do outro lado e, como você sabe, sem essa confiança é impossível desempenharmos nossas funções com eficiência.

Um dos fóruns mais conhecidos entre os especialistas de TI é a QCON Conference, realizada em Londres. O tema “ética na Tecnologia da Informação” é tão relevante especialmente nos dias atuais que inclusive fez parte da agenda do evento realizado em 2018.

E engana-se quem pensa que o assunto começou a ser discutido agora. Conforme conta Dora Kaufman em artigo publicado no Valor Econômico, o filósofo sueco Nick Bostrom, no artigo “The Ethics of Artificial Intelligence”, disse, em 2011, que:

“Podemos alterar, copiar, encerrar, apagar ou utilizar programas de computador tanto quanto nos agradar […] As restrições morais a que estamos sujeitos em nossas relações com os sistemas contemporâneos de IA (Inteligência Artificial) são todas baseadas em nossas responsabilidades para com os outros seres”.

Essas “responsabilidades para com os outros seres” não estão só no campo da Inteligência Artificial, mas também quando disponibilizamos um termo de aceite para um usuário, por exemplo. Ou, quando por meio da ciência de dados em conjunto com a IA atravessamos uma linha tênue entre o que é ético e o que pode resultar em problemas à segurança e privacidade das pessoas. A discussão, como comentei, não é recente, mas vejo que temos muito que analisar especialmente face às novas tecnologias.

Por fim…

A ética na Tecnologia da Informação, assim como em tudo na vida, tem a ver com o certo e errado para orientarmos nosso comportamento. Na TI, a ética deve, acima de tudo, salvaguardar a sociedade através do uso responsável dos sistemas de informação. Como profissionais da área temos o nosso código de ética, mas precisamos estender a conduta para todas as áreas, para que tenhamos em mente que o direito à privacidade e o cuidado ao manusearmos informações são fundamentais.

E você, o que pensa sobre a Ética na Tecnologia da Informação? Fique à vontade para compartilhar sua opinião. Caso tenha interesse em acompanhar nossos outros materiais, visite o blog da Scurra.

Quais aspectos éticos devem ser observados por um profissional de TI?

Você não deve interferir no trabalho de computação de outra pessoa; 3. Você não deve interferir nos arquivos de outra pessoa; 4. Você não deve usar o computador para roubar; 5. Você não deve usar o computador para dar falso testemunho; 6.

Quais são os comportamentos de um profissional ético?

Tais como: Honestidade; Ser humilde, tolerante e flexível; Nunca fazer algo que não possa ser assumido diante de superiores ou colegas; Se houver algo para corrigir ou falar para um colega de trabalho, deve ser dito somente a pessoa e não a terceiros; A privacidade dos colegas deve ser mantida, jamais obstruir o ...

Quais são os principais elementos éticos que norteiam a ti?

É preciso construir um nível básico de familiaridade e confiança em questões éticas na indústria de tecnologia, assim como estar basicamente familiarizados com a segurança. Assim como nas questões de segurança, deve-se considerar os erros e acertos éticos do código, para dizer o que pensamos e para agir.

Como é ser ético profissionalmente relacionado ao uso da tecnologia?

É importante que as pessoas respeitem o sigilo das informações às quais têm acesso na companhia e a privacidade do usuário, já que empresas de tecnologia lidam diariamente com dados pessoais de milhares de pessoas.