Quais motivos levam ao aumento da expectativa de vida como isso impacta a transição demográfica?

A expectativa de vida, também chamada de esperança de vida ao nascer, consiste na estimativa do número de anos que se espera que um indivíduo possa viver. Esse dado é muito importante, visto que é um dos critérios utilizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para se calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um determinado lugar.

Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros.

Portanto, o aumento da expectativa de vida está diretamente associado à melhoria das condições de vida da população. Os avanços nesses dados estão sendo obtidos desde 1950, em que se constatou, em 2010, um aumento de mais de 20 anos na expectativa de vida da população mundial nesse período (1950 – 2010). No entanto, esse aumento ocorreu de forma desigual entre os países desenvolvidos, em desenvolvimento e as nações subdesenvolvidas.

Outra discrepância nos dados da expectativa de vida se refere aos sexos: as mulheres, na maioria dos países, vivem mais que os homens. Alguns possíveis fatores responsáveis por esse fenômeno:

- A mortalidade infantil é mais comum entre os bebês do sexo masculino.
- As mulheres são mais cuidadosas com a saúde.
- A maioria dos trabalhos de grande periculosidade é exercida por homens.

Atualmente, a expectativa de vida da população brasileira é de 72,5 anos, sendo que as mulheres vivem, em média, 76 anos e os homens, 69 anos. Confira os países que apresentam as maiores e as menores expectativas de vida do planeta.

Países com as maiores expectativas de vida:

Japão: 86,3 anos.

Mônaco: 85 anos.

França: 84,5 anos.

Espanha: 84,3 anos.

Suíça: 84,2 anos.

Itália: 83,9 anos.

Austrália: 83,9 anos.

Islândia: 83,5 anos.

Liechtenstein: 83,5 anos.

Suécia: 83,2 anos.

Países com as menores expectativas de vida:

Suazilândia: 42,4 anos.

Lesoto: 43,9 anos.

Zimbábue: 44,2 anos.

Afeganistão: 44,2 anos.

Zâmbia: 44,7 anos.

Moçambique: 45,6 anos.

Serra Leoa: 46,7 anos.

Angola: 47 anos.

República Centro-Africana: 47,4 anos.

República Democrática do Congo: 48,6 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Quais motivos levam ao aumento da expectativa de vida com esse impacto na transição demográfica?

As condições sociais também são importantes para o aumento da expectativa de vida. Lugares que possuem uma melhor condição, como taxas mais elevadas de saneamento básico entre as cidades, maior nível de educação, menor índice de violência e poluição, por exemplo, tendem a ter uma expectativa mais duradoura.

Quais os motivos levam ao aumento da expectativa de vida?

O crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, bem como aumento do consumo, foram alguns dos fatores que elevaram a expectativa de vida no Brasil. A esperança de vida dos brasileiros aumentou, isso segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Quais são os impactos para a população na chamada transição demográfica?

A redução das taxas de fecundidade e de mortalidade, acompanhadas pelo aumento da expectativa de vida da população, tiveram como consequência a queda da taxa de crescimento populacional e mudanças na estrutura etária da população brasileira.

Quais consequências do aumento da expectativa de vida?

Apesar de ter suas vantagens, o aumento da expectativa de vida também tem consequências devastadoras, entre elas está o crescente aumento do número de idosos e a incapacidade do governo em sustentar todos os aposentados, gerando a necessidade de um maior investimento na escolaridade, para que aumente a PEA (população ...