Quais foram os principais motivos que impulsionaram a urbanização do Brasil no século XIX?

 A urbanização no Brasil, ou seja, o crescimento das cidades em relação ao espaço rural, sucedeu-se na história do nosso país desde o período colonial, com a maior parte das grandes formações urbanas localizada nas zonas litorâneas, algo que ainda se reflete atualmente. Inicialmente, essas cidades tinham funções econômicas específicas, voltadas para a administração da produção agrícola direcionada à coroa portuguesa. Dentre essas cidades, destacaram-se Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE) e outras.

Com o tempo, o processo de urbanização do Brasil aconteceu motivado por outras práticas econômicas. No século XVIII, por exemplo, surgiram grandes cidades em algumas localidades influenciadas pela prática da mineração, muito forte no país nesse período. Esse foi o caso de cidades como Cuiabá (MT), Vila Rica (MG), Goiás (GO), Lages (SC), entre muitas outras. A economia do café, no século XIX, também contribuiu nesse mesmo sentido, com o aumento substancial de várias cidades, principalmente na região Sudeste, a exemplo de São Paulo (SP).

No entanto, quando falamos da urbanização brasileira de forma mais intensa e completa, referimo-nos ao século XX, quando o Brasil foi gradativamente deixando de ser um país predominantemente rural para tornar-se majoritariamente urbano. Podemos dizer que o principal fator responsável por isso foi o crescimento da industrialização, pois a construção e o crescimento das indústrias geraram mais empregos nas cidades e atraíram uma maior quantidade de pessoas para esses espaços.

Além disso, ao longo desse século, a atividade industrial também contribuiu para a mecanização do campo, com a introdução de maquinários cada vez mais modernos que substituíram, em partes, a mão de obra dos trabalhadores do meio rural. Esse processo, associado à elevada concentração de terras, contribuiu para aumentar a migração da população do campo para as cidades, fenômeno chamado de êxodo rural, que se intensificou no Brasil a partir da década de 1950 em diante. Observe o gráfico a seguir:


Gráfico explicando a evolução da urbanização no Brasil.

A grande questão é que a urbanização no Brasil ocasionou dois problemas principais: ela foi concentrada e acelerada. A maior parte do processo de urbanização ocorreu nas grandes cidades da região Sudeste, principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Não por acaso, essa é a região mais habitada do país. Além disso, tudo ocorreu em apenas algumas poucas décadas, de modo que as infraestruturas dessas cidades não acompanharam tal evolução, havendo muitas áreas periféricas, inchaços urbanos, formação de favelas e cortiços, entre outros problemas, com boa parte da população pobre vivendo em condições precárias.

Outra consequência da rápida urbanização do Brasil foi a formação das grandes metrópoles – cidades com um avanço econômico complexo – e das regiões metropolitanas, que passaram a integrar um grande número de cidades em um mesmo espaço urbano. A região metropolitana de São Paulo, por exemplo, envolve 39 municípios e abriga mais de 20 milhões de pessoas, um número de habitantes maior do que o de vários estados brasileiros e até mesmo de algumas regiões.

O país foi predominantemente rural até a década de 1950. Veja a rápida a mudança 'do campo para a cidade' após a Revolução de 1930 no resumo sobre a Urbanização no Brasil

Entenda como foi o rápido processo de Urbanização no Brasil – Sempre cai em Geografia Humana. O Brasil era considerado um país agrário, com predomínio de população no meio rural até quase a metade do século XX.  Entenda a mudança na Europa a partir da Revolução Industrial (Século XVIII), e como foi no Brasil a partir dos governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek.

Através dos tempos o globo terrestre experimentou processos de ocupação diferenciados. No entanto, por milhares e milhares de anos a vida no campo ou em comunidades agrárias foi determinante.

A grande mudança, no entanto, ocorre a partir da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, em 1760, no final do Século XVIII. A partir deste momento tem início uma migração acelerada para a vida urbana.  Veja na imagem resumo completo sobre a Revolução Industrial

A criação de fábricas movidas inicialmente pela energia das máquinas a vapor, alimentadas por fornalhas de carvão, gerou a demanda pela concentração de trabalhadores que morassem perto dos locais de trabalho.

Ao mesmo tempo foram necessários os novos eixos de circulação, meios de transporte e toda uma cadeia de serviços e de suprimentos que demandavam características demográficas diferenciadas. A humanidade deixava a vida nos feudos e comunidades agrárias e migrava para centros urbanos com funções urbanas definidas.

A transferência de um grande exército de mão de obra do campo para a cidade, para atender a latente necessidade da Industrialização, inaugura, portanto, uma nova forma de organização espacial que evolui de forma significativa até os dias de hoje.

Em todo o planeta, até o século XIX, era fato que o Campo comandava a Cidade. Com a Revolução Industrial, a Cidade passa progressivamente a comandar o Campo.

A mudança ocorre mais rapidamente em nosso país no século XX.  Em 1940, de acordo com as pesquisas da época, 69% dos brasileiros viviam no campo, contra 31% nas cidades. Até a década de 1950 a maioria da nossa população ainda vivia no meio rural. Somente  no Censo Populacional de 1960 é que as cidades passam à liderança em relação ao campo. Em 2010, 84% dos brasileiros já viviam nas cidades.

No Brasil, para ajudar no raciocínio que levou à Urbanização, até 1930 o poder estava com as Oligarquias, exercido pelos grandes latifundiários e seus representantes. A partir de 1930, com Getúlio Vargas, tem início o processo da nova industrialização do país.

Uma relação de trabalho assalariado com registro em carteira e direitos trabalhistas, uma nova forma de utilização do espaço, construção de estradas, incentivo à produção e ao consumo são fatores, entre outros, que acabam por consagrar a Urbanização.

Vargas governou de 1930 a 1945. Em seguida o país teve como presidentes o Marechal Dutra (1946-1951); novamente Getúlio Vargas de 1951 a 1954; e Juscelino Kubitschek de 1955 a 1961, fechando o período em que as cidades emergem como a centralidade para o convívio social e as atividades socioeconômicas em todo o país.  Foi durante este ciclo de 1930 até 1960 que os brasileiros se mudaram do campo para a cidade.

Resumo sobre Urbanização

Saiba mais sobre a Urbanização no Brasil nesta aula do canal do Curso Enem Gratuito. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Mandou bem o professor carrieri. Agora coloque o seu olhar para o mundo:

A Urbanização Mundial

O processo não foi planetário, haja vista que os países que se industrializaram a partir do final do século XVIII, evoluíram para a Urbanização de forma diferenciada daqueles de Industrialização Tardia.

Dois momentos em especial também marcam este processo de forma singular – a primeira Revolução Industrial e o final da Segunda Guerra Mundial, que contemplam objetivos diferentes nesse processo migratório.

No primeiro momento, a necessidade das atividades industrial, do comércio e serviços e, no segundo momento, o fascínio pela cidade e por melhores condições de vida. Veja na imagem a  Avenida Paulista, em 1910 – Reduto tradicional dos Barões do Café – Foto: Guilherme Gaensly/Arquivo do Estado

Veja os conceitos básicos de Urbanização

Excelente esta abordagem global do Raphael Carrieri.

Entenda a Urbanização Brasileira

Considerado como Deformado, por causa da forma como transferimos nossa população rural para as cidades, de forma desorganizada, o processo de urbanização no Brasil começa na década de 40.

A expansão das atividades industriais em grandes centros atrai trabalhadores das áreas rurais, que veem na cidade a possibilidade de rendimentos maiores e melhores recursos nas áreas de educação e saúde. O censo de 1940, o primeiro a dividir a população brasileira em rural e urbana, registra que 31,1% dos habitantes estavam nas cidades.

 Avenida Paulista dos anos 60/70 – Foto: Luiz Aureliano

O país deixa de ser um país com população predominantemente rural, a partir da década de 60 do século passado, quando a população Urbana atinge 55,92%.

Os centros industriais de referência (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) comandam este processo de crescimento populacional nas cidades.

Crescimento da população urbana

Nos dias atuais, são importantes no estudo da urbanização os equipamentos ofertados à população residente. A sofisticação do setor secundário e terciário da economia local determina o grau de Urbanização de uma cidade. Uma cidade em que o Setor Secundário (Indústria) e Setor Terciário (Comércio e Serviços) não são razoáveis acaba se tornando uma cidade em que a ocorrência principal é de CRESCIMENTO URBANO.

Ao contrário, uma outra cidade em que o Setor Secundário e Terciário são sofisticados, aliados a uma verticalização da cidade, acaba se tornando uma cidade literalmente URBANIZADA.

Exemplo de Verticalização = Urbanização

Rede Urbana

É sinônimo de equipamentos funcionais que garantam maior conforto para a população. A oferta de uma malha viária, rede de comunicações (jornais, rádio, televisão), lazer, serviços públicos ligados à saúde, segurança e educação, entre outros, acaba determinando cidades diferenciadas. Por conta dessa diferenciação, as cidades polarizam outras cidades de forma desigual.

Hierarquia Urbana

O grau de sofisticação do setor secundário e terciário de uma cidade, aliado ao contingente populacional, acaba determinando cidades que polarizam (influenciam) outras. Logo, existe uma Hierarquia Urbana.

No Brasil, podemos considerar o seguinte grau de polarização:

Metrópoles globais: suas áreas de influência ultrapassam as fronteiras de seus estados, região ou mesmo do país. São metrópoles globais: São Paulo e Rio de Janeiro

Metrópoles nacionais: encontram-se no primeiro nível da gestão territorial, constituindo foco para centros localizados em todos os pontos do país. São metrópoles nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Dica 3 – Conheça a história da descoberta e do inicio do processo de extração do Petróleo no Brasil em mais uma aula de Geografia Enem – //blogdoenem.com.br/petroleo-brasil-geografia-enem/

Metrópoles regionais: constituem o segundo nível da gestão territorial e exercem influência na macrorregião onde se encontram. São metrópoles regionais: Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Goiania, Salvador, Recife, Fortaleza, Belem, Manaus.

Conurbação

Quando duas ou mais cidades, por conta do crescimento populacional e da expansão horizontal da cidade, confundem seus limites físicos e de serviços. Exemplo: Região do A,B,C paulista

Desafios sobre a Urbanização Brasileira

Questão 1

(Unimep-SP) “Cidades globais” e “Megacidades” são expressões atualmente utilizadas por sociólogos, geógrafos e urbanistas para indicar realidades que, respectivamente, concentram perícia e conhecimento em serviços ligados à globalização, independentemente do tamanho de sua população, e áreas urbanas com mais de 10 milhões de habitantes. São representantes da primeira e da segunda categoria de cidades:

a) Tóquio e Jacarta.

b) Nova Iorque e Zurique.

c) Hong Kong e Milão.

d) Tóquio e Nova Iorque.

e) São Paulo e Toronto.

Questão 2

Sobre o surto de urbanização que se verifica no mundo, é correto afirmar que:

a) é verificado com a mesma intensidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos;

b) é provocado em todo o mundo pelos altos índices de natalidade;

c) é um fenômeno característico dos países industrializados europeus;

d) é mais intenso nos países subdesenvolvidos, tendo como causa o êxodo rural;

e) é mais intenso nos países desenvolvidos, devido ao desenvolvimento industrial.

Questão 3

Com relação ao processo de urbanização brasileiro, podemos afirmar que:

1. A partir da década de 60, a integração do território pelas redes de transportes e comunicações e pelo mercado permitiu que a urbanização brasileira se tornasse, espacialmente, um fenômeno generalizado.

2. Entre as décadas de 60 e 80, a urbanização alcançou o estágio de metropolização, com o aumento do número de cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

3. Durante as décadas de 60 e 70, a aceleração do ritmo de urbanização demonstrou que os setores industrial e financeiro subordinaram e transformaram a agricultura, integrando-a às necessidades do mercado urbano.

4. A partir da década de 80, o ritmo de expansão populacional das metrópoles nacionais diminuiu, devido à tendência de relocalização das empresas, o que estimulou o crescimento das cidades médias.

Estão corretas as alternativas

(A) 1 e 3.

(B) 2 e 4.

(C) 1, 2 e 3.

(D) 2, 3 e 4.

Questão 4

(FUVEST 2009)

A recente urbanização brasileira tem características parcialmente representadas nas situações I e II dos esquemas acima. Considerando essas situações, é correto afirmar que, entre outros processos

a) I representa a involução urbana de uma metrópole regional

b) I representa a perda demográfica relativa da cidade central de uma região metropolitana

c) II representa o desmembramento territorial e criação de novos municípios

d) II representa a formação de uma Região Metropolitana a partir do fenômeno da Conurbação

e) II representa a fusão político-administrativa de municípios vizinhos

Questão 5

“A urbanização é, sem dúvida, a principal transformação social do nosso tempo. Em 1880, apenas 3% da população mundial viviam nas cidades.

De 1950 até a virada do século XXI, a população urbana do mundo terá quadruplicado.”

Observe as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:

I – Rede Urbana é um sistema de relações políticas, econômicas e culturais que as cidades estabelecem em um determinado espaço geográfico.

II – Alguns países do Sul subdesenvolvido tiveram um aprofundamento do processo de urbanização no século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, quando as transnacionais expandiram seus complexos produtivos.

III – O termo cidade global surgiu nos anos 80, com a ideia de globalização. Esse conceito refere-se ao aspecto econômico e procura mostrar a importância mundial de certas cidades.

IV – Entre os países de economia em transição, a China é o país que possui maior índice de urbanização, com 80% da sua população residindo em cidades.

a) Apenas a afirmativa I está correta

b) Apenas a afirmativa II está correta

c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

d) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

e) Todas as afirmativas estão corretas

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

O que motivou a urbanização a partir do século XIX?

Essa movimentação foi marcada pela modernização do campo e pela industrialização da cidade. Desse modo, a principal causa da urbanização está atrelada à saída da população rural em busca de melhores condições de vida na área urbana.

O que motivou a urbanização no Brasil a partir do século XIX?

A urbanização brasileira foi motivada, principalmente, pelas péssimas condições de vida na zona rural brasileira. A miséria da vida no campo e o início do processo de industrialização do país, motivaram massas de trabalhadores rurais a migrarem para a cidade em busca de melhores condições de vida.

Quais as principais causas do desenvolvimento populacional e da urbanização a partir do século XIX?

Resposta. A revolução industrial que possibilitou melhores condições de vida e tbm a globalização que ja é uma consequência da revolução industrial. Com a revolução industrial as pessoas abandonaram o campo e passaram a se estabelecer ao redor de fábricas, formando as áreas urbanas.

Qual foi o principal fator que impulsionou a urbanização brasileira?

O processo de industrialização, propiciado pela Revolução Industrial iniciada na Europa, foi o fator propulsor da urbanização no Brasil, que teve seu início no século XX. A modernização do campo vivida no período da industrialização provocou um expressivo êxodo rural.

Toplist

Última postagem

Tag