Quais foram os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil quais foram suas principais contribuições culturais?

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.

Quais foram os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil quais foram suas principais contribuições culturais?
Temática – Geografia – As Contribuições dos migrantes na sociedade brasileira. Disponível em: <pixabay.com/photo/>. Acesso em: 30 de Agosto de 2021.

Na aula de hoje vamos compreender as contribuições dos migrantes na estrutura sociocultural brasileira.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – As Contribuições dos migrantes na sociedade brasileira.

7ª SÉRIE | Eaja |GEOGRAFIA| PROF.: WERLLEN

As Contribuições dos migrantes na sociedade brasileira.

O povo brasileiro o é o resultado de séculos de miscigenação entre diversos, principalmente indígenas, africanos e europeus, que aos poucos incorporaram características físicas e culturais uns dos outros. Essa diversidade se reflete em aspectos culturais, como a língua oficial do país (que é portuguesa, mas possui muitas palavras de origem indígena e africana), as religiões, a culinária e a música; e nas características físicas das pessoas, como a cor da pele e dos cabelos e a fisionomia. A composição da população é diferente em cada estado do Brasil. Ela reflete o processo de ocupação que ocorreu em diferentes partes do território brasileiro, a distribuiçãoterritorial da população brasileira, considerandoa diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).  Vejam uma breve descrição de cada grupo.

POVOS INDÍGENAS – os povos indígenas do Brasil são descendentes dos habitantes nativos que aqui viviam antes da chegada dos colonizadores europeus no século XVI. POVOS AFRICANOS – Entre os séculos XVI e XIX, cerca de 4 milhões de africanos de diversos grupos étnicos foram escravizados e trazidos para o Brasil para trabalhar nas lavouras de cana–de -açúcar e tabaco, na mineração e em outras atividades econômicas. Muitos aspectos do cotidiano do povo brasileiro são legados desses povos que vieram da África, incluindo estilos musicais e artísticos, costumes culinários, manifestações culturais e religiosas, além de diversas palavras que usamos no dia a dia.

Quais foram os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil quais foram suas principais contribuições culturais?

Disponível em:  DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020. P.78

Na cultura regional baiana, existe grande influência de costumes e tradições do povo iorubá (um dos maiores grupos étnico-linguísticos da África ocidental). Na fotografia acima, vendedora de acarajé, comida originalmente utilizada em ritual religioso iorubá e que atualmente está difundida na culinária brasileira, em Salvador, BA (2013).

Muitos brasileiros afrodescendentes (descendentes de povos africanos) ainda sofrem com o preconceito, um grave problema a ser combatido por todas as esferas da sociedade.

OS IMIGRANTES – Grande parte da população brasileira é formada por descendentes de pessoas vindas de diferentes partes do mundo. A chegada de imigrantes ao Brasil, principalmente em busca de trabalho e melhores condições de vida, ocorreu de maneira particularmente intensa entre meados do século XIX e meados do século XX, quando muitos europeus (principalmente portugueses, italianos, espanhóis, alemães) e asiáticos (sírios, libaneses, japoneses, entre outros) chegaram ao país. Nos últimos anos, muitos imigrantes provenientes dos países vizinhos, principalmente Bolívia, Argentina e Uruguai, vêm se fixando no Brasil.

Vale relembrar que:

Imigrante – Pessoa que chega a um local para se estabelecer.

Emigrante –Pessoa que sai de um local para se estabelecer em outro.

Atividades

Agora chegou seu momento para mostrar o que aprendeu. Responda de acordo com o texto estudado.

Questão 1 – Por que a população brasileira é marcada pela diversidade?

Questão 2 – Entre meados dos séculos XIX e XX, quais foram os principais grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil?

Questão 3 – Muitas palavras de origem indígena foram incorporadas à língua portuguesa falada no Brasil. Faça uma pesquisa para encontrar exemplos para os itens abaixo e explique seus significados.

a) Nomes de cidades ou estados, rios, bairros de sua cidade etc.

b) Nomes de animais e plantas.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:  (EAJAGE0705) Analisar as contribuições do migrante nas estruturas socioculturais brasileiras.
Referências  DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

Quais foram os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil e quais foram suas principais contribuições culturais?

As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. “Portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os principais fluxos em termos quantitativos”, diz a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP).

Quais são as contribuições dos imigrantes para o Brasil?

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

Quais são os principais grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil?

Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total.

Quais foram as principais contribuições culturais dos imigrantes?

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).