Quais as principais contribuições feitas na Antiguidade pela Mesopotâmia?

Quais as principais contribuições feitas na Antiguidade pela Mesopotâmia?

A palavra Mesopotâmia significa "entre dois rios", um conceito muito importante para toda a pessoa que se aproxima pela primeira vez do estudo do próximo Oriente. Os dois rios fundamentais para a gestação das várias civilizações que encontraremos ao longo da explicação serão os rios Tigris e Eufrates.

Nós trazemos um resumo da antiga Mesopotâmia. Junte-se a nós nesta jornada espetacular que durará do terceiro milênio até 1400 a.C. para entender o nascimento das primeiras cidades e o fato mais importante de todos, a escrita.

Continuamos com este resumo das características de Mesopotamia atendendo, agora, à civilização. Dentro disso, encontraremos quatro importantes e conhecidos como:

Sumer: região sul da Mesopotâmia, onde nasceram as primeiras cidades-estados e escrita pictográfica, ou seja, assimilando desenhos em palavras.

Império Akkadiano: durante o período dessa civilização encontraremos a aparência da escrita cuneiforme, o mais importante de tudo por ser o primeiro no mundo.

Império babilônico: é muito famoso por várias razões, mas se algo for conhecido, será pelo código de Hammurabi.

Império assírio: um dos estados mais guerreiros de toda a região, deles vem o carro de guerra e as primeiras armas de ferro que encontraremos.

invenções tecnológicas da Mesopotâmia

ASTRONOMIA COMO INVENÇÃO DE MESOPOTAMIA: Os povos babilônicos estavam muito interessados no estudo das estrelas e do céu e a maioria já poderia prever eclipses e solstícios. Este interesse desenvolveu ao longo dos anos e eles foram capazes de elaborar um calendário de 12 meses com base nos ciclos lunares. Eles dividiram o ano em duas estações: inverno e verão e é desde então que a astronomia e a astrologia se originaram.

O BARCO DA VELA: O veleiro é dito ter sido inventado na Mesopotâmia, de acordo com especialistas que os sumérios inventaram, talvez usando peles de animais para fazer as velas.

ESCRITA COMO UMA INVENÇÃO DE MESOPOTAMIA: Foi uma das grandes descobertas da Mesopotâmia. Eles começaram a escrever com formas de cunha em comprimidos de argila. É importante mencionar que, nesses comprimidos, os registros das culturas foram registrados, contratos ou leis foram elaborados e também serviram para registrar a venda de imóveis. Vale ressaltar que os mesopotâmios possuíam um sistema de numeração sexagesimal.

A RODA TEM UMA INVENÇÃO DE MESOPOTAMIA: Possivelmente, a invenção mecânica mais importante de todos os tempos, a roda, tem sido usada pelo homem desde quase o início da civilização. A maioria das tecnologias primitivas desde a invenção da roda basearam-se em seus princípios e, desde a revolução industrial, a roda tem sido um elemento básico de quase todas as máquinas construídas pelo homem. O tempo exato e o lugar onde a roda foi inventada podem ser discutíveis, mas seus começos são vistos através de civilizações antigas.

O LADRILHO DE UMA INVENÇÃO DE MESOPOTAMIA: O tijolo era o principal material na construção da antiga Mesopotâmia e Palestina, onde quase não havia madeira e pedras. Os habitantes de Jericó na Palestina fizeram tijolos há cerca de 9 mil anos. Os sumérios e os babilônios erigiram ziguratas, palácios e cidades muradas com tijolos secos ao sol, que cobriam com outros tijolos cozidos em fornos, mais resistentes e, muitas vezes, com esmaltes brilhantes formando frisos decorativos.

O PUXAMENTO DE UMA INVENÇÃO DE MESOPOTAMIA: O primeiro dispositivo, e talvez o que teve as repercussões mais profundas na História da Humanidade, é, sem dúvida, o arado, possivelmente inventado na Mesopotâmia até o meio do 4º milênio aC (BC). Este foi um grande avanço, levando em conta que, desde a descoberta da agricultura, no chamado Medialuna Fertile, algumas madeixas enganchadas com dicas endurecidas pelo fogo foram usadas para o cultivo da terra. Com a invenção do arado, e com o complemento da energia animal (cerca de 3000 aC), extensões maiores de terra poderiam ser cultivadas.

A PULLEIRA A INVENÇÃO DE MESOPOTAMIA: A polia é uma ferramenta de criação engenhosa, para puxar ou levantar pesos. Consiste em uma roda (roda com uma calha em sua circunferência) cujo centro é fixo e na calha passa um cinto, corrente ou corda em cujas extremidades são aplicados potências e resistência. Pode-se dizer que basicamente é a conjunção da roda com duas alavancas, uma tração flexível em vez de um empurrão e uma alavanca rotativa chamada eixo e descoberta.

A civilização mesopotâmica se desenvolveu no vale dos rios Tigre e Eufrates e é considerada o berço da cultura ocidental.

Daqueles povos vêm os cálculos astronômicos, a escrita, o primeiro código, as cidades-estados e muito mais.

A Mesopotâmia era uma região fértil que facilitava a fixação de populações. Em épocas sucessivas, sumérios, acádios e assírios, dentre outros povos, dominaram esta zona.

Origem da Civilização Mesopotâmica

Quais as principais contribuições feitas na Antiguidade pela Mesopotâmia?
A região entre os rios Tigre e Eufrates era denominada "crescente fértil"

A palavra "mesopotâmia" vem do grego e significa "entre dois rios". Com a abundância de águas e terras férteis, os primeiros seres humanos resolveram se fixar ali, entre os rios Tigres e Eufrates, num fenômeno conhecido por Revolução Urbana.

As cidades eram protegidas por muralhas e suas construções mais altas eram os templos, chamados de zigurates. Estes eram administrados por sacerdotes que detinham o poder administrativo da cidade.

Com o tempo, essas cidades foram crescendo e despertando a cobiça nas vizinhas. Houve a necessidade de separar o poder religioso do administrativo e surgem os primeiros comandantes militares.

Nem tudo, entretanto, era resolvido com lutas. As cidades também começaram a comercializar aquilo que não necessitavam (excedentes) e isso gerou as primeiras trocas comerciais que se têm notícia.

Povos da Mesopotâmia: sumérios e acádios

Sumérios

A primeira civilização que se desenvolveu na Mesopotâmia foi a dos sumérios, povo oriundo do vizinho planalto do Irã.

Quish teria sido a primeira cidade dessa civilização, depois surgiram Ur, Uruk, Nipur, Lagash, Eridu e Nipur.

Cada cidade era independente, governadas por um patesis, mistura de chefe militar e sacerdote. Eles controlavam a população, cobrando impostos e administrando as obras para armazenar a água e que seria usada nos períodos de seca.

As terras eram consideradas propriedade dos deuses, cabendo ao homem servi-los, não só com o trabalho agrícola, mas também com a edificação dos zigurates.

Os sumérios desenvolveram um sistema de leis baseado nos costumes e eram habilidosos nas práticas comerciais Por isso, elaboraram a escrita cuneiforme, assim chamada porque eram feitas com um estilete em forma de cunha que gravavam em placas de argila.

Acádios

Depois de longo tempo de autonomia, as cidades sumerianas se enfraqueceram, devido às lutas pela hegemonia política.

O enfraquecimento possibilitou a invasão de vários povos semitas - povos do sudeste da Ásia que falavam línguas semíticas, tais como hebreus, árabes, etíopes, babilônicos, assírios, arameus, cananeus e fenícios.

Sua cidade mais importante foi Acad, que deu origem ao termo acádios. Por volta de 2330 a.C., o rei acádio Sargão I unificou as cidades sumérias, criando o primeiro império que se tem registro na História, o Império Acádio.

Porém, contínuas invasões estrangeiras inviabilizaram a permanência deste domínios, que acabou desaparecendo por volta de 2100 a.C.

Primeiro Império Babilônico (1800-1600 a.C.)

Quais as principais contribuições feitas na Antiguidade pela Mesopotâmia?
Recriação da Babilônia com seus jardins e seu portal de entrada azul (abaixo, à direita)

Entre os invasores da Mesopotâmia, que derrubaram os acádios, estavam os amoritas, provenientes do deserto árabe. Os amoritas se estabeleceram na cidade de Babilônia, na Média Mesopotâmia.

Por volta do século XVIII a.C., Hamurábi, rei da Babilônia, conseguiu unificar toda a região fundando o Primeiro Império Babilônico.

A cidade transformou-se num dos maiores centros urbanos da Antiguidade, onde se erguiam importantes monumentos arquitetônicos.

É o caso do zigurate de Babel, citado na Bíblia como a torre construída para se chegar ao céu.

Código de Hamurabi e a Civilização Mesopotâmica

Hamurábi, o mais importante rei da Babilônia, organizou o primeiro código de leis escritas - Código de Hamurabi. Para o soberano, se as leis estivessem gravadas, todos poderiam obedecê-las em qualquer lugar do reino.

Deste modo, o Código apresentava uma série de penas para delitos em todos os âmbitos da vida, seja doméstico ou profissional, em relação à propriedade de imóveis e escravos. As punições previstas variavam de acordo com a condição social da vítima e do infrator.

O Código de Hamurabi pode nos parecer cruel nos dias atuais, mas tinha como objetivo regularizar a vingança. Dele se extraiu a Lei de talião, que pregava o princípio do "olho por olho, dente por dente".

No entanto, devemos entender que a sociedade para o qual foi criado não havia a noção de um Direito constituído e, em teoria, qualquer pessoa poderia fazer justiça com as próprias mãos.

Características dos Povos da Mesopotâmia

Quais as principais contribuições feitas na Antiguidade pela Mesopotâmia?
Aspecto de um baixo-relevo utilizado na decoração de templos, muros e palácios da Mesopotâmia

Apesar da grande diversidade cultural, algumas características eram comuns às diferentes sociedades que se desenvolveram na Mesopotâmia.

Economia

A base da economia era a agricultura, que dependia das cheias dos rios Tigres e Eufrates. O sistema monetário era pouco desenvolvido, mas a cevada e os metais eram utilizados como referência de valor.

Sociedade

Na região predominavam as pessoas livres. Os escravos surgiram durante as guerras e pertenciam à comunidade. Eram utilizados nos trabalhos mais duros, como o das minas.

Religião

Os povos mesopotâmicos eram politeístas.

Cada povo cultuava com mais intensidade uma divindade: os babilônios, Marduk; os assírios, Assur. Uma deusa bastantes popular era Ishtar, protetora da fertilidade, vida, beleza e do amor.

Ciência e Cultura

Os povos mesopotâmicos destacaram-se na ciência, arquitetura e literatura. Observando o céu, os sacerdotes desenvolveram os princípios da astronomia e da astrologia.

Os zigurates, templos que abrigavam celeiros e oficinas, eram também verdadeiras torres de observação dos céus. Descreveram cálculos do movimento de planetas e estrelas e a elaboração de sofisticados calendários.

Foram os mesopotâmios que elaboraram o calendário dividindo o ano em 12 meses e a semana em sete dias, cada um em períodos de 12 horas.

Desenvolveram ainda cálculos algébricos, dividiram o círculos em 360 graus e calcularam as raízes quadrada e cúbica. Na arquitetura, introduziram o uso de arcos e decoração em baixo relevo.

Na literatura, criaram poemas e narrativas épicas, como a Epopeia de Gilgamesh, inspiradora da descrição do dilúvio bíblico.

Curiosidades

  • Na Babilônia estava situada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, os Jardins Suspensos.
  • A maior parte do território da antiga Mesopotâmia, atualmente, se encontra situado no Iraque e no Irã.

Temos mais textos sobre o assunto para você:

  • Arte Mesopotâmica
  • Questões sobre Mesopotâmia

Quais as principais contribuições feitas na Antiguidade pela Mesopotâmia?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Quais as principais contribuições da Mesopotâmia?

Na Mesopotâmia se desenvolveram várias técnicas e muitas invenções surgiram. Criaram a escrita, a roda, a astronomia e desenvolveram com muita maestria a matemática, a engenharia, entre outros conhecimentos.

Quais os grandes feitos ocorridos na Mesopotâmia?

10 invenções da Mesopotâmia que mudaram a humanidade.
Agricultura e irrigação..
A primeira forma de escrita: o cuneiforme..
Civilização urbana e o Estado..
O arado..
A roda..
Lei e justiça..
Cartografia..
Matemática..

Qual foi o maior legado deixado pelos povos da Mesopotâmia?

Principais legados da Mesopotâmia Antiga: - Divisão da semana em sete dias. - Divisão de um dia em vinte e quatro horas. - Uso, na agricultura, das fases da lua para o plantio. - Na Matemática, a divisão de uma circunferência em 360 graus.

Qual a importância da Mesopotâmia para a história da humanidade?

A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local.