Quais as principais características é a classificação das dispersões?

Toda mistura é chamada de dispersão. No entanto, nem todas as misturas apresentam aspectos iguais. Uma maneira de classificá-las é por meio do tamanho das partículas dispersas, ou seja, do soluto.

Conforme o quadro abaixo, existem três tipos básicos de dispersões, que são as soluções verdadeiras, dispersão coloidal e suspensões:

Quais as principais características é a classificação das dispersões?

  1. Soluções verdadeiras: são misturas de duas ou mais substâncias de aspecto uniforme, sendo que suas partículas dispersas apresentam o tamanho menor que 1nm. Portanto, são invisíveis a olho nu. Comumente usa-se o termo solução verdadeira e não somente solução para distinguir as soluções das dispersões coloidais.

Nas soluções, as partículas dos solutos não sedimentam; não podem ser separadas do solvente por filtração; não conseguem dispersar a luz; e nem mesmo com o auxílio de instrumentos ópticos como ultramicroscópios elas podem ser vistas. Já tais fatores ocorrem com os coloides.

Existem soluções sólidas, líquidas e gasosas. Veja exemplos de cada caso:

1.1.Soluções sólidas: ligas metálicas, como o bronze (mistura de cobre e estanho), o ouro 18 quilates (ouro e prata ou ouro e cobre), o latão (cobre e zinco), etc.

1.2.Soluções líquidas: açúcar na água, oxigênio dissolvido na água, álcool, água oxigenada, entre outros;

1.3.Soluções gasosas: o ar.

  1. Dispersão coloidal ou coloide: apesar de muitas vezes, a olho nu, as dispersões coloidais serem confundidas com soluções verdadeiras, por apresentarem um aspecto homogêneo, algumas características as distinguem. Por exemplo, ocorre a formação de depósitos sob ação de uma centrífuga e suas partículas podem ser retidas por filtros.

As dispersões coloidais são classificadas de acordo com as fases dispersas e de dispersão, gerando cinco tipos básicos de coloides, que são: sol, gel, emulsão, espumas e aerossol. Esses tipos de coloides podem ainda ser sólidos ou líquidos, conforme mostram os exemplos abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2.1.Sol: gelatina dissolvida, pasta de dente e tinta;

2.2.Sol sólido: vidro e plástico pigmentado;

2.3.Gel: gelatina, geleias, queijos, pasta de dente e tinta seca;

2.4.Gel sólido: rubi;

2.5.Emulsão: maionese, leite, manteiga e cremes;

2.6.Emulsão sólida: margarina, opala e pérola;

2.7.Espumas: espuma de sabão e de combate a incêndios e chantilly;

2.8.Espumas sólidas: isopor, poliuretano, pedra-pomes, carvão e maria-mole;

2.9.Aerossol líquido: neblina e sprays;

2.10.Aerossol sólido: fumaça e poeira.

  1. Suspensões: as suspensões apresentam partículas de diâmetro maior que 1000 nm. Assim, elas podem ser vistas a olho nu ou por microscópio. É uma mistura heterogênea e suas partículas se sedimentam, sendo facilmente filtradas.

Exemplos de suspensões: granito, água e areia, água e argila, etc. 

Quais são as principais características das dispersões?

As dispersões podem ser conceituadas como sistemas em que um soluto sólido está espalhado de maneira uniforme por toda a mistura. Por exemplo, se misturarmos açúcar na água, obtemos uma dispersão em que o soluto é o açúcar e o solvente é a água.

Quais são as classificações das dispersões?

Existem três tipos de dispersões: soluções (abaixo de 1 nm), dispersões colidais (entre 1 a 1000 nm) e suspensões (acima de 1000nm). As dispersões se referem às misturas em geral. Por exemplo, quando misturamos sal com água ou sal e areia obtemos duas dispersões.

Qual é o principal critério utilizado para classificar as dispersões?

As dispersões são classificas de acordo com a dimensão média das partículas na dispersão.

Quais são os componentes de uma dispersão?

Nessa dispersão, há dois componentes: o disperso (açúcar) e o dispersante (água). Dessa forma, nas dispersões, uma substância (disperso) está dissolvida em outra, chamada de dispersante, que serve como meio de dispersão. Como exemplo, citamos um copo com água contendo um pouco de sal.