Quais as principais características dos poetas da segunda fase modernista?

Quais as principais características dos poetas da segunda fase modernista?
Principais autores da segunda fase do Modernismo

Quais as principais características dos poetas da segunda fase modernista?

O modernismo foi um conjunto de movimentos culturais, escolas, estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Descubra quais os principais autores da segunda fase desse movimento.

Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes são alguns dos principais autores da segunda fase do modernismo em nosso país, que aconteceu entre 1930 e 1945, ano que marca o final da Segunda Guerra Mundial.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Teste os seus conhecimentos sobre a matéria com os exercícios sobre modernismo.

Essa fase é conhecida pelo termo “Geração de 30” e estabeleceu os princípios modernistas que tinham sido iniciados pela Semana de Arte Moderna de 1922, o polêmico evento que procurava romper com os ideais artísticos europeus e tradicionais.

Iremos detalhar melhor ao longo deste texto, mas podemos adiantar que um dos principais autores da segunda fase do modernismo foi Carlos Drummond de Andrade. Foi ele, inclusive, que iniciou a produção poética dessa época, com a obra Alguma Poesia, de 1930.

Com relação à prosa, temos como ponto de início o romance A Bagaceira, de José Américo de Almeida, publicado em 1928. Não se preocupe, porque iremos mencioná-lo, assim como a sua obra mais adiante.

Qual foi o contexto histórico desta fase do modernismo?

Os anos 30 foram marcados pelo crescimento de uma série de ditaduras europeias, o que acabou culminando na Segunda Guerra Mundial, em 1939. Foi um período conturbado social e economicamente para o mundo inteiro.

Aqui a situação estava tensa mesmo antes da Guerra. Em outubro de 1930, aconteceu o golpe de estado conhecido como Revolução de 30, o qual representou o começo da Era Vargas ao mesmo tempo em que entrou em declínio a política do Café com Leite (oligarquias de São Paulo e Minas Gerais).

Com Getúlio Vargas, o Brasil também acabou entrando em uma ditadura chamada de Estado Novo, que ocorreu de 1937 até 1945.

Com tudo isso acontecendo, não é de se surpreender o fato de que vários dos temas tratados nas obras desta fase modernista estão relacionados à história, à sociedade e ao nacionalismo.

  • Descubra como estudar história para o vestibular

Quais as principais características da segunda fase do modernismo?

Quais as principais características dos poetas da segunda fase modernista?

Podemos considerar como características principais dessa fase modernista:

  • Nacionalismo e regionalismo
  • Versos livres
  • Análise da realidade cultural, econômica e social
  • Destaque da cultura brasileira
  • Inspiração no romantismo e no realismo
  • Linguagem regional e coloquial
  • Temas cotidianos
  • Ideias baseadas na psicanálise

Você pode entender melhor o que é crônica e também quais são as principais figuras de linguagem para explorar em sua redação.

Quais as principais características dos poetas da segunda fase modernista?

Quais foram os principais autores da segunda fase do modernismo?

Tanto a prosa quanto a poesia foram muito fortes nesse período. Alguns dos nomes requisitados até hoje em provas de vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são deste período, portanto, é importante estudar o máximo deles possível.

Confira abaixo os principais autores da segunda fase do modernismo no Brasil:

  • Carlos Drummond de Andrade – um dos maiores nomes da poesia brasileira, estudado e amado até hoje. Ele iniciou a poesia da segunda fase modernista com o lançamento de Alguma Poesia, no ano de 1930
  • José Américo de Almeida – foi autor de A Bagaceira, a obra que deu início à prosa da segunda fase do modernismo. A sua história é sobre os retirantes e a seca que assolava o Nordeste
  • Rachel de Queiroz – foi autora da conhecida obra O Quinze (lançada em 1930), que trata de uma das piores secas já sofridas pelo Nordeste, no ano de 1915
  • Murilo Mendes – foi destaque tanto na poesia quanto na prosa. Escreveu obras marcantes, como Poesia em Pânico, de 1938, e Poemas, de 1930
  • Graciliano Ramos – foi o autor do extremamente famoso Vidas Secas, de 1938, livro que relata a realidade de sofrimento dos retirantes nordestinos da época

Veja aqui algumas questões de vestibular sobre o livro Vidas Secas

  • Jorge Amado – escrevia muitos temas urbanos, sempre com críticas sociais. Entre suas maiores obras, estão Capitães da Areia, Cacau e Gabriela Cravo e Canela
  • Cecília Meireles – foi uma das maiores poetisas do país, sendo influenciada por questões sociais e a psicanálise freudiana. Entre suas principais obras, estão Viagem, de 1939, e Batuque, samba e Macumba, de 1933
  • Mário Quintana – foi um dos poetas brasileiros que mais produziu. O seu livro A Rua dos Cataventos, feito de sonetos, é uma de suas obras mais reconhecidas, lançada em 1940

Estes são aqueles que podemos recomendar como principais autores da segunda fase do modernismo no Brasil. Faça exercícios e relacione todas as três fases. Ler as principais obras também é um diferencial!

Aqui no Beduka temos uma série de resumos de livros importantes que são exigidos nos vestibulares de todo o país:

  • Análise do livro Claro Enigma
  • Análise do livro Dom Casmurro
  • Análise do livro Iracema

Você encontra aqui em nosso site uma relação completa de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples, você consegue informações detalhadas como avaliações, endereços e mensalidades das instituições particulares.

Além de entender quais são os principais autores da segunda fase do modernismo, você pode descobrir também:

  • Como entrar na faculdade pelo Fies
  • Aprender como fazer uma citação direta
  • Descobrir quem pode participar do ProUni

Gostou do nosso conteúdo que explica quais os principais autores da segunda fase do modernismo? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Quais as características da poesia da segunda geração modernista?

A segunda fase do modernismo brasileiro durou de 1930 a 1945. Sua poesia é marcada pelo conflito existencial e pela reflexão sobre os problemas contemporâneos. Sua prosa possui caráter regionalista. Fatos como a ditadura de Vargas e a Segunda Guerra Mundial influenciaram a escrita dos seus autores.

Quais são as características e principais autores da segunda geração modernista brasileira?

A produção literária do segunda fase do movimento modernista no Brasil (1930-1945) é encabeçada na poesia por Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.

Quais são os principais poetas da segunda fase do modernismo brasileiro?

Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes são alguns dos principais autores da segunda fase do modernismo em nosso país, que aconteceu entre 1930 e 1945, ano que marca o final da Segunda Guerra Mundial.