Quais as características dos setores primário secundário e terciário?

A economia de um país é composta por diferentes áreas que têm em comum características relacionadas às várias etapas de produção de bens e, também, de prestação de serviços. Essas áreas são chamadas de setores da economia.

Dentro desses setores, estão empresas de segmentos variados que contribuem para aspectos econômicos diversos, como a geração de riqueza e, principalmente, de empregos para a população daquele país.

O desempenho de cada setor influencia no crescimento da economia, por isso que os setores são importantes para o desenvolvimento do país. Saiba o que compõe cada área e exemplos de empresas que fazem parte dos setores da economia.

O que são setores da economia?

Os setores da economia são partes que compõem produtos e serviços que fazem parte da vida das pessoas e que geram emprego, renda e crescimento econômico. Logo, são as áreas que fazem a economia funcionar.

Esses setores são as etapas que produtos percorrem no ciclo da economia. Por exemplo: para uma camiseta chegar até uma pessoa, foi preciso plantar o algodão que seria usado na peça, depois colher esse material, transformá-lo em tecido, costurá-lo em formato de camiseta, aplicar estampas, comercializar o produto e entregá-lo para o cliente final.

Existem diversas etapas que envolvem os setores da economia e que vão muito além desse exemplo. Cada setor é caracterizado por seu modo de produção, sendo que alguns podem abrigar mais empregos devido suas características específicas.

São 3 os setores econômicos e cada um deles tem a sua contribuição no ciclo econômico, sendo fundamentais para que o país possa produzir mercadorias e serviços.

Quais são os setores da economia?

Setor primário

O setor primário é aquele que faz a extração de matérias-primas que servem de base para a produção de diversos produtos, pois utiliza os recursos naturais que são essenciais para iniciar o restante da cadeia de produção.

Naquele exemplo da camiseta, o setor primário seria aquele ligado ao plantio e extração do algodão. Existe uma infinidade de empresas e trabalhos que estão relacionados ao setor primário, que é o primeiro a iniciar o ciclo de produção de uma mercadoria.

Entre os exemplos de áreas que fazem parte do setor primário, estão:

  • Extração de petróleo;

  • Agricultura;

  • Mineração;

  • Pecuária;

  • Extração de recursos naturais.

Portanto, o setor primário é o que inicia cadeias de produção e permite a extração de matérias-primas e insumos que serão utilizados em outros setores para a produção de mercadorias.

Setor secundário

O setor secundário é responsável por fabricar em escala industrial produtos a partir da matéria-prima ou distribuir recursos essenciais para a população. Logo, são as fábricas e indústrias que transformam materiais gerados pelo setor primário em mercadorias.

Empresas do setor secundário atuam nas mais diversas áreas e abastecem tanto o país quanto geram produtos que serão exportados, o que é importante para a economia nacional. As indústrias do setor secundário podem ser divididas entre:

  • Indústria de bens de consumo, que atuam na montagem de produtos;

  • Indústria de base, que produz máquinas ou produtos usados por outras indústrias e fábricas;

  • Indústria extrativas, que se dedicam a produzir maquinário e outros recursos para as empresas do setor primário que atuam na extração de recursos naturais.

Fazem parte do setor secundário:

  • Empresas de fornecimento de água e luz;

  • Construção civil;

  • Fábricas de bens de consumo (produz carros, geladeiras e produtos duráveis ou não duráveis, por exemplo);

  • Metalúrgicas e siderúrgicas;

  • Fábricas de equipamentos eletrônicos.

Setor terciário

Por fim, o setor terciário é aquele que possui as atividades econômicas relacionadas a prestação de serviços, como no caso de quem é MEI, e comércios em geral. Eles podem ou não envolver mercadorias ou insumos produzidos por empresas dos setores anteriores.

Além disso, a administração e empresas públicas também fazem parte do setor terciário. A quantidade de atividades que fazem parte do setor terciário é ampla no Brasil e englobam áreas como:

  • Comércio de varejo e atacado;

  • Alimentação;

  • Transportes;

  • Educação;

  • Serviços de lazer;

  • Turismo;

  • Logística;

  • Comunicação;

  • Esportes;

  • Cultura.

Quem pensa em abrir um negócio precisa conhecer não apenas os setores econômicos, mas também quais as atividades que podem ser utilizadas para classificar o que uma empresa faz. Entenda mais sobre esse tema ao compreender a importância da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Quais as características do setor primário secundário e terciário?

O setor primário reúne as atividades agropecuárias e extrativas, produzindo, assim, matérias-primas e produtos in natura. O setor secundário abarca as indústrias de ramos produtivos diversos. O setor terciário é composto pelos serviços prestados e pelo comércio essencialmente.

Quais as principais características do setor primário e do setor terciário?

Setor Primário: extração de matérias-primas. Setor Secundário: indústria. Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.

Quais são as características do setor primário?

O Setor Primário corresponde ao campo das atividades econômicas referente à produção de matérias-primas, que também são chamadas de “produtos primários” por serem, em geral, recursos cultivados ou extraídos da natureza e que, posteriormente, são consumidos ou transformados em mercadorias.

Quais são as características do setor terciário?

Sendo assim, o setor terciário tem como principal característica a participação ativa das atividades de comércio e dos serviços na geração das riquezas de determinada economia. Esse setor é extremamente heterogêneo, sendo formado por um conjunto de atividades econômicas responsáveis pela oferta de produtos e serviços.

Toplist

Última postagem

Tag