Por que plantas que produzem ervilhas amarelas podem ter descendentes de cor verde de onde vêm estas características?

01) (UECE/2019) Um dos conceitos utilizados para compreensão de genética diz que a propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica como em condição heterozigótica é causada por um gene
A) homozigoto
B) dominante
C) recessivo
D) autossomo

02) (SUPREMA/2015) Observe o que se lê no rótulo de uma garrafa de Coca-Cola:
Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina
A fenilcetonúria (PKU) é uma doença hereditária transmitida por herança autossômica de um par de alelos, que impede o metabolismo do aminoácido fenilalanina, provocando seu acúmulo nos tecidos, inclusive no tecido nervoso. Em consequência, surge uma deficiência mental acentuada e incurável. Assim, crianças fenilcetonúricas, nos primeiros anos de vida, devem evitar alimentos que contêm fenilalanina, para não se tornarem deficientes mentais. Se um casal normal tiver um filho com esta doença pode-se concluir que
A) O gene causador da doença é dominante.
B) Os pais deste doente são homozigotos.
C) Há uma probabilidade de 50% para nascer outra criança doente.
D) Em 12 crianças nascidas de casais como este, provavelmente 3 serão doentes.

  • Enem 2022: Em quais matérias você tem mais dificuldade e gostaria de receber material de apoio?

03) (FUVEST/2010) Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.
Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores
A) das três cores, em igual proporção.
B) das três cores, prevalecendo as cor-de-rosa.
C) das três cores, prevalecendo as vermelhas.
D) somente cor-de-rosa.
E) somente vermelhas e brancas, em igual proporção.

04) (UNIVAG/2016) A proporção 3 fenótipos amarelos para 1 fenótipo verde (3:1), obtida nas autofecundações de ervilhas híbridas realizadas por Gregor Mendel no século XIX, demonstrou
A) a base matemática científica para a descoberta do núcleo celular.
B) a existência de fatores pares na determinação de características hereditárias.
C) que a recombinação de alelos ocorre em função da permutação.
D) a função dos cromossomos como material genético dos organismos.
E) que as características hereditárias estão contidas no DNA dos organismos.

05) (UFSCar/2015) De forma técnica e científica, em laboratórios especializados, e de forma prática e cotidiana em criações de animais domésticos, são realizados cruzamentos que permitem verificar de forma simples a transmissão de características genéticas recessivas, como o albinismo, que envolve apenas um par de alelos. Suponha que um coelho macho não albino, com genótipo heterozigoto Aa, foi cruzado com uma fêmea albina aa. A partir desse cruzamento, a probabilidade de nascimento de um filhote albino é
A) de 100 %.
B) de 75 %.
C) de 50 %.
D) de 25 %.
E) nula.

06) (PUC-RS/2014.2) A doença de Gaucher, autossômica recessiva, afeta o metabolismo dos lipídios. O afetado, se não tratado, tem aumento do fígado e do baço, anemia, diminuição de plaquetas e de glóbulos brancos, desgaste ósseo, fadiga, cansaço e atraso de crescimento. É correto afirmar que um paciente com esta doença transmite o gene defeituoso para
A) seus filhos homens, apenas.
B) suas filhas mulheres, apenas.
C) 25% de sua descendência, apenas.
D) 50% de sua descendência, apenas.
E) 100% de sua descendência

07) (UFV) Frutos com fenótipo “Violeta” são os únicos resultantes de herança do tipo dominância incompleta entre cruzamentos de plantas com fruto “Roxo” e plantas com fruto “Branco”. Foram obtidas, de um cruzamento entre heterozigotas, 48 plantas. Espera-se que a proporção fenotípica do fruto entre as plantas descendentes seja:
A) Violeta (0): Roxo (36): Branco (12).
B) Violeta (12): Roxo (24): Branco (12).
C) Violeta (24): Roxo (12): Branco (12).
D) Violeta (36): Roxo (12): Branco (0).
E) Violeta (48): Roxo (0): Branco (0).

08) (UECE/2019) A probabilidade de um casal ter dois filhos do sexo masculino e a probabilidade de esse mesmo casal ter dois filhos, sendo uma menina e um menino são, respectivamente
A) 1/4 e 1/4
B) 1/2 e 1/2
C) 1/2 e 1/4
D) 1/4 e 1/2

09) (Pism – UFJF /2018)  Até o início século XX a explicação mais aceita para a hereditariedade era a de que os gametas eram formados por partículas provindas de várias regiões do corpo e na fecundação eles se fundiam, misturando assim as características dos pais em um novo indivíduo. Mendel postulou que fatores, ou elementos, eram responsáveis pela transmissão de tais características e que eles são recebidos dos pais, via gametas.

Marque a alternativa que representa de forma CORRETA as explicações de Mendel para a hereditariedade e os conceitos atuais da genética.

A) Os genes correspondem ao que Mendel denominou fatores que se unem durante a fecundação, gerando um indivíduo com as características intermediárias do pai e da mãe.
B) Ao herdar dos pais dois alelos diferentes para uma mesma característica hereditária, um indivíduo pode ter manifestada apenas uma variável: o fenótipo dominante.
C) Na formação dos gametas, os alelos para uma mesma característica, herdados de pai e mãe, se separam independentemente nas células diploides.
D) Em um indivíduo, cada característica hereditária é condicionada por um alelo, resultante da associação de diferentes genes oriundos da fusão dos gametas do pai e da mãe.
E) Na segunda fase da meiose, ocorre o pareamento dos genes alelos em cromossomos homólogos na placa equatorial da célula, para a formação de gametas.

Gabarito das Questões sobre Primeira Lei de Mendel – Parte 1

01) Aquele alelo que manifesta seu efeito tanto em condição homozigótica quanto em condição heterozigótica é o alelo dominante.
Resp.: B

02) Se um casal normal tiver um filho com a doença, isso significa que o alelo causador da doença é recessivo (ele estava presente nos pais, mas não se manifestava). Dessa forma, os pais obrigatoriamente serão heterozigotos (Aa x Aa).
Fazendo o cruzamento Aa x Aa, tem-se: 1 AA; 2 Aa; 1 aa (portador da fenilcetonúria).
Logo, para cada 12 descendentes do casal, espera-se que 3 sejam portadores de fenilcetonúria (12 x ¼ = 3) .
Resp.: D

03) A questão aborda herança sem dominância. Os indivíduos com flores vermelhas têm genótipo VV; com flores cor de rosa têm genótipo VB e com flores brancas têm genótipo BB.
Do cruzamento de plantas com flores cor de rosa (VB x VB) resulta a seguinte proporção fenotípica:
25% dos descendentes com flores vermelhas (VV)
50% dos descendentes com flores cor de rosa (VB)
25% dos descendentes com flores brancas (BB
Resp.: B

04) A proporção fenotípica 3:1, verificada nos descendentes provenientes de um cruzamento entre 2 indivíduos heterozigotos (com dominância entre os alelos) acaba por comprovar a ocorrência de 2 alelos (fatores pares) para cada característica, sendo que em cada gameta ocorre apenas 1 desses fatores.
Resp.: B

05) Cruzando-se um indivíduo de genótipo Aa (heterozigoto) com outro de genótipo aa, tem-se:
Aa x aa à 2 Aa e 2 aa (50% dos descendentes não albinos e 50% dos descendentes albinos).
Resp.: C

06) Como a doença de Guacher é autossômica recessiva, isso significa que uma pessoa portadora dessa doença terá genótipo gg. Assim, todos os seus gametas carregarão uma cópia do alelo g. Portanto, um portador dessa doença transmitirá o alelo (gene) a 100% de seus descendentes.
Resp.: E

07) Trata-se de um caso de herança sem dominância.
Neste caso, adotaremos: RR = Roxo; RB = violeta; BB = branco.
Cruzando-se RB x RB (dois indivíduos heterozigotos), tem-se:
1 RR (roxo)
2 RB (violeta)
1 BB (branco).
Como foram obtidos 48 descendentes:
¼ x 48 = 12 roxos
½ x 48 = 24 violetas
¼ x 48 = 12 brancos
Resp.: C

08) 
A probabilidade de nascer um menino em uma gestação é de 1/2.
A probabilidade de nascer 2 meninos é dada por : P (menino) x P (menino) = 1/2 x 1/2 = 1/4

Para nascer uma menina e um menino,há duas formas do evento ocorrer:
(Menino e menina) OU (Menina e menino)
Então:
P = (1/2 x 1/2 ) + (1/2 x 1/2 ) = 1/4 + 1/4 = 1/2
Resp.: D

  • Vestibular e ENEM: receba informações e material gratuito no WhatsApp

09) 
A) Falsa. O que Mendel chamou de fatores são os alelos (diferentes formas de um gene). E, após a fecundação, o indivíduo não manifesta (obrigatoriamente) características intermediárias do pai e da mãe (depende da dominância entre os alelos; das interações possíveis…).
B) Verdadeira.
C) Falsa. Os alelos se separam na formação dos gametas (que são haploides).
D) Falsa. Cada característica é condicionada por um par de alelos, cada um proveniente de um genitor.
E) Falsa. O pareamento dos homólogos ocorre na meiose I.
Resp.: B

Por que as plantas que produzem ervilhas amarelas podem ter descendentes de cor verde de onde vem suas características?

No cruzamento entre a planta B e C foram originadas 50% de plantas de ervilhas amarelas e 50% de plantas de ervilhas verdes. Logo, a característica ervilha verde é condicionada por um alelo recessivo (vv) e ele deve está presente na planta B e na planta C. Assim, temos: Planta A (VV) - ervilha amarela homozigota.

Como é possível uma planta de ervilha dar origem a sementes verdes e amarelas?

Na geração $$$F_1$$$, todas as ervilhas apresentavam as sementes amarelas, sendo chamadas por Mendel de híbridos. Após esse cruzamento, Mendel realizou a autofecundação de uma dessas sementes híbridas e o resultado encontrado da segunda geração foi 75% de sementes amarelas e 25% de sementes verdes.

Qual é a característica dominante a amarela ou a verde?

Concluiu, então, que a cor amarela “dominava” a cor verde. Chamou o caráter cor amarela da semente de dominante e o verde de recessivo.

Quais são as características das ervilhas estudadas por Mendel?

No total, foram estudadas sete características: forma da semente (lisa ou ondulada), cor da semente (amarela ou verde), cor da flor (púrpura ou branca), forma da vagem (inflada ou constrita), cor da vagem (verde ou amarela), posição da flor (axial ou terminal) e comprimento do caule (alto ou anão).