Por que O indivíduo do grupo O pode doar seu sangue A qualquer pessoa por que uma pessoa do grupo AB pode receber sangue de qualquer tip?

A transfusão de sangue entre diferentes indivíduos é possível respeitando-se a presença dos antígenos e anticorpos, o que significa, na prática, a determinação da compatibilidade entre o sangue do doador e o sangue do indivíduo receptor. Em geral, a transfusão de sangue deve respeitar os grupos sanguíneos, cada qual podendo servir como doador para indivíduos do mesmo grupo, após os resultados das provas cruzadas. Nesse sentido, é correto afirmar que:

A

Sangue do grupo O tem antígenos, portanto, não pode ser doado a qualquer indivíduo do mesmo grupo ou dos grupos A, B ou AB. Entretanto, o sangue do grupo O tem ambos os anticorpos anti-A e anti-B. Dessa forma, indivíduos do grupo O somente poderão receber sangue do mesmo grupo.

B

Doadores de sangue do grupo A podem doar aos receptores A; os do grupo B podem doar aos receptores B. As pessoas que têm sangue do grupo AB podem receber doação de qualquer tipo de sangue, porque o tipo AB não possui anticorpos; essas pessoas são chamadas de receptores universais.

C

Todos os que têm o sangue tipo O não possuem anticorpos anti-A e anti-B, por isso não podem doar seu sangue a qualquer pessoa e só podem receber sangue do grupo O. Essas pessoas são chamadas receptores universais.

D

As pessoas com Rh negativo podem doar e receber sangue de Rh positivo. Quem tem Rh positivo pode doar para Rh negativo, mas só poderá receber Rh positivo.

E

O receptor universal é o tipo O, Rh negativo, que pode receber sangue de qualquer grupo sanguíneo, com qualquer tipo de fator Rh.

Recursos do assunto

Uma transfusão de sangue é a transferência de sangue ou de um dos seus componentes de uma pessoa saudável (um doador) para uma pessoa doente (um receptor). As transfusões são administradas para aumentar a capacidade do sangue de transportar oxigênio, restaurar a quantidade de sangue no corpo (volume sanguíneo) e corrigir problemas de coagulação.

Nos Estados Unidos, são administradas cerca de 21 milhões de transfusões de sangue a cada ano. Os receptores habituais de transfusões incluem

  • Pessoas que sofreram lesões

  • Pessoas submetidas a cirurgia

Nos Estados Unidos, a Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration, FDA) regula de maneira rigorosa a coleta, o transporte e o armazenamento de sangue e dos seus componentes. Esses regulamentos foram desenvolvidos para proteger tanto o doador quanto o receptor. Muitas autoridades sanitárias estaduais e municipais, assim como organizações como a Cruz Vermelha norte-americana (consulte Exigências de elegibilidade) e a AABB (anteriormente conhecida como Associação Norte-Americana de Bancos de Sangue), mantêm padrões adicionais. Devido a esses regulamentos, doar e receber sangue é muito seguro.

Contudo, as transfusões ainda representam riscos para o receptor, como reações alérgicas Considerações gerais sobre reações alérgicas As reações alérgicas (reações de hipersensibilidade) são respostas inadequadas do sistema imunológico a uma substância que normalmente é inofensiva. Geralmente, as alergias causam espirros,... leia mais

Por que O indivíduo do grupo O pode doar seu sangue A qualquer pessoa por que uma pessoa do grupo AB pode receber sangue de qualquer tip?
, febre e calafrios, excesso de volume sanguíneo e infecções bacterianas e virais. Embora a possibilidade de contrair AIDS, hepatite ou outras infecções através de transfusões seja remota, os médicos estão muito cientes desses riscos e solicitam transfusões somente quando não há alternativa. Antes de solicitar uma transfusão (exceto numa emergência), os médicos explicam os riscos das transfusões às pessoas e pedem que elas assinem um documento no qual afirmam que entendem os riscos e dão seu consentimento para a transfusão (o chamado termo de consentimento livre e esclarecido Consentimento livre e esclarecido Antes de realizar um teste invasivo ou fornecer tratamento médico, os médicos devem obter a permissão de um paciente competente de forma que seja esclarecida e voluntária. O processo é conhecido... leia mais ).

Em casos raros, alguns doadores também podem desenvolver efeitos colaterais após a doação, incluindo vertigem, hipotensão arterial, náusea e formigamento/dormência ou hematoma no local da inserção da agulha para a coleta de sangue.

As pessoas têm diferentes tipos sanguíneos. O que determina o tipo sanguíneo é a presença de certos antígenos (moléculas complexas de açúcar ou proteína que podem desencadear uma resposta imune) na superfície dos glóbulos vermelhos. Os antígenos de células sanguíneas incluem antígenos dos grupos sanguíneos A e B e fator Rh.

Os quatro tipos sanguíneos principais são A, B, AB e O (distribuição na população geral)

  • A: o antígeno A (mas não o B) está presente. (40%)

  • B: o antígeno B (mas não o A) está presente. (10%)

  • AB: os antígenos A e B estão presentes. (5%)

  • O: nem o antígeno A nem o B estão presentes. (45%)

Além disso, o sangue pode ser Rh positivo (o fator Rh está presente na superfície dos glóbulos vermelhos, 85% das pessoas) ou Rh negativo (o fator Rh está ausente, 15% das pessoas).

Normalmente, quando as pessoas não têm o antígeno A e/ou o antígeno B, elas possuem anticorpos de ocorrência natural contra o antígeno ou os antígenos que elas não possuem. Pessoas com sangue do tipo A, por exemplo, possuem o anticorpo anti-B de ocorrência natural e as pessoas com sangue do tipo O (que não têm nem o antígeno A nem o B) possuem os anticorpos de ocorrência natural anti-A e anti-B. Além dos antígenos A e B, há diversos outros antígenos de grupos sanguíneos presentes nos glóbulos vermelhos. Contudo, as pessoas não possuem anticorpos de ocorrência natural contra esses antígenos. Esses anticorpos se desenvolvem somente se as pessoas forem expostas a esses antígenos por transfusão.

Alguns tipos de sangue são muito mais comuns que outros. Nos Estados Unidos, os tipos sanguíneos mais comuns em brancos são O positivo (37%) e A positivo (33%), seguidos dos tipos B positivo (9%), O negativo (8%), A negativo (7%), AB positivo (3%), B negativo (2%) e AB negativo (1%).

Tipos sanguíneos compatíveis

Uma transfusão de sangue é mais segura quando o tipo sanguíneo do sangue transfundido combina com o tipo sanguíneo e com o fator Rh do receptor (em outras palavras, quando os tipos sanguíneos são compatíveis). Assim, antes de uma transfusão, os bancos de sangue fazem um teste chamado prova cruzada no sangue do doador e no do receptor. Esse teste minimiza a probabilidade de uma reação perigosa ou possivelmente fatal.

Além disso, é verificado se existem certos anticorpos a glóbulos vermelhos no sangue do receptor. Tais anticorpos podem causar uma reação ao sangue transfundido.

Contudo, em uma emergência, todas as pessoas podem receber glóbulos vermelhos do tipo O. Assim, pessoas com sangue do tipo O são conhecidas como doadores universais. As pessoas com sangue do tipo AB podem receber glóbulos vermelhos de doadores com qualquer tipo sanguíneo e são conhecidas como receptores universais.

Receptores cujo sangue é Rh negativo devem receber sangue de doadores Rh negativo (exceto em emergências com risco à vida), mas os receptores cujo sangue é Rh positivo poderão receber sangue Rh positivo ou Rh negativo.

Seguem alguns recursos em inglês que podem ser úteis. Vale ressaltar que o MANUAL não é responsável pelo conteúdo desses recursos.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais

Clique aqui para a versão para profissionais

Por que O indivíduo do grupo O pode doar seu sangue A qualquer pessoa por que uma pessoa do grupo AB pode receber sangue de qualquer tip?

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Por que O indivíduo do grupo O pode doar seu sangue A qualquer pessoa por que uma pessoa do grupo AB pode receber sangue de qualquer tip?

Por que O indivíduo do grupo O pode doar seu sangue A qualquer pessoa é por que uma pessoa do grupo AB pode receber sangue de qualquer tipo?

Indivíduos do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, porque não possuem aglutinogênios A e B em suas hemácias. Indivíduos, AB, por outro lado, podem receber qualquer tipo de sangue, porque não possuem aglutininas no plasma.

Por que O indivíduo do grupo O pode doar seu sangue A qualquer pessoa?

Já o tipo sanguíneo O é considerado doador universal, pois por não apresentar nenhum tipo de aglutinogênio, ele pode doar para qualquer grupo sanguíneo, lembrando que esse tipo sanguíneo só pode receber sangue do tipo O.

Por que um indivíduo de grupo O pode doar sangue A qualquer pessoa Sabendo

Indivíduos de sangue tipo O podem doar para qualquer pessoa, pois não possuem aglutinogênios nas hemácias. Devido a esse motivo, são conhecidos como doadores universais. Esses indivíduos, no entanto, só podem receber sangue tipo O, pois apresentam aglutinina anti-A e anti-B.

Porque O indivíduo do grupo sanguíneo A não pode receber sangue de um indivíduo do grupo sanguíneo B?

O plasma também possui anticorpos chamadas aglutininas são estas que causam os acidentes em transfusões, pois indivíduos do grupo A possuem aglutininas Anti-B, do grupo B possuem aglutininas Anti-A e os do grupo O possuem as duas aglutininas e os indivíduos AB não possuem nenhuma dessas substâncias (TABELA 1).