Por quê mano menezes está afastado do cruzeiro

O Cruzeiro resolveu afastar o técnico do time na tarde desta segunda-feira. A informação foi dada pela assessoria do clube horas antes do jogo contra o Vasco da Gama. Com a confirmação, o clube mineiro está temporariamente sem técnico para comandar o time nessa rodada.

A diretoria do Cruzeiro também confirmou que para substituir o técnico Thiago Neves, já está conversando com Mano Menezes, que foi demitido ontem do Palmeiras após a derrota para o Flamengo em casa.

Thiago Neves comandou a equipe desde o início do campeonato e conquistou o total de zero títulos pelo clube. Ele lamentou: “queria estar presente no clube para ver o rebaixamento, mas me tiraram antes. Triste”, disse.

Cruzeiro

  • Encontre no Superesportes
  • Escolha o estado
    • BR
    • DF
    • Atl�tico v� 'falta de crit�rio' da arbitragem e envia of�cio � CBF
  • Escolha o seu time
    • S�rie A
    • S�rie B

CRUZEIRO

Clube procurou o treinador de 57 anos, que trabalhou na Toca da Raposa em 2007

Por quê mano menezes está afastado do cruzeiro
�ltimo trabalho de Dorival J�nior foi no Flamengo, em 2018 (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

A diretoria do Cruzeiro iniciou as buscas para contratar o substituto de Mano Menezes, que deixou o comando t�cnico do clube na noite dessa quarta-feira, ap�s derrota por 1 a 0 para o Internacional. O Superesportes apurou que o ‘plano A’ da c�pula celeste � Dorival J�nior. J� houve contato entre as partes.

Dorival, de 57 anos, aguarda o andamento das negocia��es para definir, inclusive, os planos para uma viagem em fam�lia. Ele e o filho Lucas Silvestre, auxiliar t�cnico do pai, compraram passagens e embarcaram na noite desta quinta-feira.

Saiba mais

  • Por quê mano menezes está afastado do cruzeiro

    Cruzeiro consulta volante Jobson, mas esbarra em 'exig�ncias' de presidente do Santos
  • Por quê mano menezes está afastado do cruzeiro

    Torcida celeste 'invade' Instagram do t�cnico Dorival J�nior: 'Vem para o Cruzeiro!'
  • Por quê mano menezes está afastado do cruzeiro

    Cruzeiro reformula comiss�o t�cnica e ter� C�lio L�cio como auxiliar contra o Ava�
  • Por quê mano menezes está afastado do cruzeiro

    Opine sobre o perfil do novo t�cnico a ser contratado pelo Cruzeiro

Empres�rio do treinador, Edson Khodor desconversou. "Nada a declarar por enquanto. Extraoficial, nada. O Dorivalest� em outro lugar, n�o sei se contataram o Dorival ainda. Para mim, s� rep�rter. Oficialmente, como n�o tem nada firmado, eu prefiro assim: n�o tem nada oficial e nem confirmado. Estou lendo o que todo mundo est� lendo, que existe o lance do Dorival, o interesse. Tomara que d� certo".

Perguntado se soube do primeiro contato da diretoria celeste, o filho de Dorival tamb�m despistou. “N�o estou com meu pai nesse momento, ent�o n�o tenho qualquer tipo de informa��o para te passar”, disse Lucas Silvestre. J� o Cruzeiro n�o comenta negocia��es.

O �ltimo trabalho de Dorival J�nior se encerrou no fim da temporada 2018, quando o contrato com o Flamengoacabou. Diante disso, resta saber seele aceitaria um v�nculo s� at� o fim da temporada, ou com op��o de renova��o ou at� o fim de 2020.

Ex-volante, o experiente treinador passou pelo Cruzeiroem 2007. Ele tamb�m trabalhou como treinador em clubes como S�o Paulo, Santos, Palmeiras, Fluminense, Vasco, Internacional, Atl�tico, Coritiba e Sport. Suas principais conquistas s�o aCopa do Brasil de 2010(Santos), os Campeonatos Paulistas de 2010 e 2016 (Santos), a S�rie B de 2009 (Vasco) e a Recopa Sul-Americana de 2011 (Internacional).

Trabalho no Cruzeiro

Dorival J�niorfoi contratado pelo Cruzeiro emmaio de 2007depois de boa campanha no Campeonato Paulista com oS�o Caetano, vice-campe�o ao ser derrotado pelo Santos. Na Toca da Raposa II, o treinador deu espa�o a jovens como o volante Ramires e os atacantes Guilherme e Marcelo Moreno, al�m de contar com a lideran�a dos experientes Roni e Alecsandro.

Depois de in�cio ruim no Brasileiro, com apenas uma vit�ria nas cinco primeiras rodadas, o Cruzeiro encaixou estilo de jogo ofensivo e encerrou o turno na terceira posi��o,com 32 pontos. A equipe contabilizou 41 gols nas 19 primeiras rodadas, m�dia superior a dois por partida.

Por quê mano menezes está afastado do cruzeiro
Dorival J�nior treinou o Cruzeiro em 2007 e conseguiu classifica��o para a Libertadores (Foto: Juarez Rodrigues/Estado de Minas)

Embora o S�o Paulo estivesse disparado na primeira posi��o,o Cruzeiro chegou � 27ª rodada em situa��o confort�vel na vice-lideran�a. O time tinha 51 pontos, com 16 vit�rias, tr�s empates e oito derrotas. O terceiro colocado, Gr�mio, somava 44, enquanto o quarto, Palmeiras, 43.

Na sequ�ncia final de 11 jogos, aRaposa amargou maus resultados e s� se classificou � fase preliminar da Copa Libertadores gra�as � vit�ria por 2 a 0 sobre o lanterna Am�rica-RN, no Mineir�o, j� na �ltima rodada. O time ainda foi beneficiado pelo trope�o do Palmeiras diante do Atl�tico, por 3 a 1.

Sob o comando de Dorival J�nior, o Cruzeiro ficou em quinto no Brasileiro, com 60 pontos. Os 73 gols foram marcados por Roni (12), Guilherme (10), Alecsandro (10), Leandro Domingues (7), Marcelo Moreno (6), Ara�jo (5), Ramires (3), Charles (2), Fernandinho (2), Thiago Martinelli (2), �ngelo (1), Gabriel (1), Jonathan (1), Maicosuel (1), R�mulo (1) e Felipe Santana (contra).

Das 18 vit�rias na S�rie A de 2007, em dez o Cruzeiro marcou ao menos tr�s gols. Destaque para os 5 a 0 sobre o Palmeiras, no Mineir�o, e dois triunfos em cl�ssicos contra o Atl�tico (4 a 2, no turno, e 4 a 3, no returno).

Com Dorival, o Cruzeiro jogou tamb�m a Copa Sul-Americana, caindo na primeira fase para o Goi�s. No jogo de ida, no Serra Dourada, o time da casa venceu por 2 a 0. Na volta, a Raposa ganhou por 1 a 0.

Apesar de ter classificado o time � Libertadores, Dorival J�nior n�o teve o contrato renovado para 2008. Inicialmente, a diretoria fez contato com Mano Menezes, que preferiu abra�ar o projeto de recolocar o Corinthians na S�rie A. Logo,Adilson Batista foi escolhido e ficou no Cruzeiro at� junho de 2010.

Alternativas

Outras op��es cogitadas pelo Cruzeiro s�o Abel Braga, que pediu demiss�o do Flamengono fim de maio, e Adilson Batista, desempregado desde a sa�da do Am�rica, em novembro de 2018. Bicampe�o brasileiro com o clube em 2013 e 2014, Marcelo Oliveira - cujo �ltimo trabalho foi pelo Fluminense, em 2018 - tamb�m � um nome avaliado pela diretoria.

QUEM DEVE SER O NOVO T�CNICO DO CRUZEIRO? CLIQUE E D� O SEU VOTO

Tags: mercadobola raposa seriea futnacional cruzeiroec cruzeiro

Onde anda o Mano Menezes?

Como treinador.

Como joga o Cruzeiro de Mano Menezes?

Mano mudou. A defesa joga de forma mais baixa, e o time se recompõe e fecha espaços no campo de defesa. Esse tipo de postura com linhas de marcação mais baixas garante uma segurança defensiva maior ao Inter. Foram apenas 10 gols sofridos, contra 20 de Cacique no mesmo período.

Qual foi o último time que o Mano Menezes treinou?

Trabalhos desenvolvidos.

Quantos jogos tem Mano Menezes pelo Inter?

Mano Menezes já aparece entre os mais duradouros. Nos 190 dias de clube, são 39 partidas disputadas, com 19 vitórias, 16 empates e apenas 4 derrotas, aproveitamento de 62%.