Por que Luís Eduardo Magalhães é considerado uma cidade do agronegócio?

Por que Luís Eduardo Magalhães é considerado uma cidade do agronegócio?

Luís Eduardo Magalhães é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, Região Nordeste do país. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 87 519 habitantes. Essa cidade foi emancipada em 30 de março de 2000. No ano de 2020, completou 20 anos de existência. É considerada um dos pólos mais importantes do agronegócio no país e é sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Fique com a gente!

Localização

Fica localizada na região econômica do MATOPIBA, acrônimo para as regiões de: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Que é descrita como região de alto potencial em agricultura, mas ainda com grandes falhas em infraestrutura, em fase de início de desenvolvimento. Da qual o Estado da Bahia é destaque.

Na última década, diversas transformações socioeconômicas ocorreram nessa região ligadas à ampliação da infraestrutura viária, logística e energética, tendo entre outras consequências o surgimento de pólos de expansão da fronteira agrícola baseados na adoção de tecnologias agropecuárias de alta produtividade.

Economia

As terras de Luís Eduardo Magalhães são campeãs em produtividade. O relevo plano facilita o trabalho mecanizado e os agricultores se preocupam em estar sempre com as máquinas mais modernas do mercado.

Com 2 milhões de hectares plantados, um bom clima e tecnologia voltada para o desempenho, o resultado é uma alta produção de grãos. LEM, como é chamada a cidade pela sua população, é a 8ª economia do Estado da Bahia, sendo responsável por 80% da produção de grãos e 90% da produção de algodão na região, e com uma das maiores rendas per capita do país.

Muitas fazendas também são irrigadas, potencializando ainda mais a capacidade de produzir. Aqui se produz principalmente soja, algodão e milho e grande parte da produção agrícola é destinada para exportação.

O parque industrial é composto por empresas líderes em seus segmentos, inclusive quase vinte multinacionais. Sua agricultura é pujante, diversificada e de grande produtividade, possuindo grandes áreas irrigadas. Sua pecuária é de alta qualidade tanto na área genética como tecnológica.

A Bahia Farm Show, feira de equipamentos de alta tecnologia, é uma das maiores feiras de agronegócio do país e acontece em Luís Eduardo Magalhães, gerando mais de 1 bilhão de reais em negócios por ano, com empresas multinacionais expondo seus produtos durante o evento.

FGI

A FGI - Faculdade de Gestão e Inovação está sempre a frente do seu tempo e quer expandir o conhecimento para todo o Brasil. Por isso, em um pólo industrial tão crescente e importante como Luís Eduardo Magalhães, há a presença do MBA Gestão Estratégica do Agronegócio nessa cidade tão promissora. Venha fazer parte desse crescimento conosco.

Por que Luís Eduardo Magalhães é considerada uma cidade do agronegócio?

LEM, como é chamada a cidade pela sua população, é a 8ª economia do Estado da Bahia, sendo responsável por 80% da produção de grãos e 90% da produção de algodão na região, e com uma das maiores rendas per capita do país. Muitas fazendas também são irrigadas, potencializando ainda mais a capacidade de produzir.

Qual a principal atividade econômica de Luís Eduardo Magalhães?

É o maior exportador da Bahia, com participação de 16,74%, o que representa US$ 1.281.454. O município é um dos maiores produtores de soja (569.904 toneladas na safra 2019/2020), de algodão (78.024 toneladas na safra 2019/2020) e milho (133.650 toneladas na safra 2019/2020) do Estado.

Quais são as atividades econômicas de Luís Eduardo Magalhães?

Por lá as atividades mais tradicionais são mandioca, milho, arroz, feijão e pecuária, com características de subsistência. De acordo com a Aiba, 65% dos grãos produzidos no oeste abastecem o Norte e Nordeste do Brasil. O restante é exportado, principalmente para a China e os Países Baixos.

Qual a fonte de renda de Luís Eduardo Magalhães?

A cidade e o agro A cidade tem quase 100 mil habitantes e uma das maiores rendas per capita do Brasil. Tudo graças ao agronegócio. Uma das grandes vantagens da região é a logística, servida por duas rodovias.