Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

Vitruvian Man - Este é exatamente o nome de uma imagem gráfica de um homem nu no esboço famoso de Leonardo da Vinci. Tem estudado há séculos. No entanto, os cientistas estão confiantes de que ainda não há todos os segredos do desenho.

Leonardo da Vinci: Homem Vitruviano (Galeria Acadêmica, Veneza, Itália)

Sendo uma das figuras mais misteriosas e ambíguas da sua época, Leonardo da Vinci deixou para trás os muitos segredos. Seu significado ainda está perturbando cientistas das mentes do mundo inteiro. Um desses enigmas é um homem vitruviano, um esboço de lápis é gentil em séculos. E embora saiba muito sobre ele, mas especialistas no campo da arte estão confiantes de que grandes descobertas ainda estão à frente.

O homem vitruviano é o nome oficial do esboço de Leonardo. Ele foi feito por ele em 1492 e pretendia ilustrar um livro manuscrito. O desenho é um homem nu cujo corpo é escrito em um círculo e quadrado. Além disso, a imagem tem dualidade - o corpo de uma pessoa é retratado em duas poses impostas entre si.

Como você pode ver no estudo da imagem, a combinação de arranjos dos braços e pernas na realidade dá duas posições diferentes. Pabão com as mãos construidas e comunicada a partir da comida possível na praça. Por outro lado, a postura com fixada nos lados e nas mãos e as pernas estão inscritas em um círculo. Com pesquisas mais detalhadas, acontece que o centro do círculo é o filhote da figura, e o centro da praça é os genitais.

Diário da Vinci, para o qual o desenho foi destinado, referiu-se à "Canon of Proportions". O fato é que o artista acreditava em uma espécie de "fi", chamando-lhe o divino. Ele estava confiante na presença desse número em todos os criativos na vida selvagem. No entanto, Da Vinci tentou alcançar a "proporção divina" com a arquitetura. Mas isso continua sendo uma das idéias não polidas de Leonardo. Mas o homem vitruviano é completamente representado de acordo com "fi", isto é, na figura - o modelo de um ser ideal.

De acordo com os registros de acompanhamento de Leonardo, foi criado para determinar as proporções (masculinas) do corpo humano, conforme descrito nos Tratados do antigo arquiteto romano Vitruvius; Para o qual Leonardo escreveu as seguintes explicações:

  • comprimento da ponta do mais longo para a base mais baixa de quatro dedos é palm
  • pé é quatro palmas
  • o cotovelo é seis palmas
  • a altura de uma pessoa é quatro cotovelos das pontas dos dedos (e 24 palmeiras, respectivamente)
  • o passo é igual a quatro palmeiras
  • o escopo das mãos humanas é igual ao seu crescimento
  • a distância da linha de cabelo para o queixo é 1/10 da sua altura
  • a distância do Macushkin para o queixo é de 1/8 da sua altura
  • a distância do Macushku para os mamilos é de 1/4 da sua altura
  • largura máxima do ombro é de 1/4 da sua altura
  • a distância do cotovelo até a ponta da mão é 1/4 da sua altura
  • a distância do cotovelo para a axila é de 1/8 da sua altura
  • o comprimento da mão é de 2/5 da sua altura
  • a distância do queixo para o nariz é 1/3 do comprimento do rosto
  • distância da linha de cabelo para as sobrancelhas 1/3 do seu rosto
  • comprimento 1/3 comprimento de rosto
  • o umbigo é o centro do círculo

A re-descoberta das proporções matemáticas do corpo humano no século XV, fez da Vinci e outros cientistas, foi uma das grandes conquistas que precedem o renascimento italiano.

Posteriormente, na mesma técnica, Corbusier foi a escala de proporção - um módulo que influenciou a estética da arquitetura do século XX.

O desenho apareceu como resultado do estudo pelo mestre italiano de Vitruvia, um excelente arquiteto antigo Roma. Em seus tratados, o corpo do homem foi identificado com a arquitetura. No entanto, negando essa ideia, Da Vinci desenvolveu a ideia de combinar três elementos em uma pessoa - arte, ciência e divina começou, isto é, o mapeamento do universo.

Além da profunda promessa filosófica, o vitruviano tem um certo significado simbólico. A praça é interpretada como uma esfera material, o círculo é espiritual. A oposição dos mesmos números com o corpo do homem representado é uma espécie de interseção no centro do universo.

No momento, o esboço é mantido no Museu Venetian. Não há acesso gratuito à relíquia - a exposição é extremamente rara. Aqueles que desejam ter a oportunidade de dar uma olhada a cada seis meses, como se mover e encontrar com luz direta são destrutivas para um manuscrito, que tem quase 500 anos de idade. A maioria dos avaliadores feita nas excisões das estruturas da Vinci são preservadas até hoje. Você pode ver projetos antigos e a encarnação de hoje daqueles que desejam em Milão, no Museu da Ciência Leonardo da Vinci, localizado no metrô Sant Ambrodhio.

Fatos interessantes:

  • O desenho em si é frequentemente usado como um símbolo implícito da simetria interna do corpo humano e, ainda mais, o universo como um todo.
  • Em 2011, o Irish Aero Archprik John Quigley retratou no gelo do Oceano Norte do Oceano, uma cópia gigantesca do famoso desenho "homem vitruviano", a fim de atrair a atenção da humanidade para os problemas do equilíbrio ecológico.
  • Em 2012, foram publicados relatórios que a primeira imagem visual do "homem witruviano" não pintava Leonardo, e seu amigo Dzhacomo Andrea da Ferrara, detalhadamente as obras de Witrouvia, - embora seu desenho e incomense-se com o desenho de Leonardo em relação ao desenho para vantagens artísticas.


O homem vitruviano é um desenho, feito por Leonardo da Vinci por volta de 1490-1492, como uma ilustração para um livro dedicado às obras de Vitruvia. O desenho é acompanhado por inscrições explicativas em uma de suas revistas. Isso retrata a figura de um homem nu em dois sobrepostos em outras posições: com sódios divorciados à mão, descrevendo um círculo e quadrado. Figura e texto são às vezes chamadas de proporções canônicas.

1. Leonardo nunca foi expor seu "homem vitruviano"

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

O esboço foi descoberto em um dos livros de discos pessoais do Mestre do Renascimento. De fato, Leonardo desenhou um esboço para seus próprios estudos e nem sequer suspeitava que eles sejam admirados uma vez. No entanto, hoje "Vitruvian Man" é uma das obras mais famosas do artista, juntamente com a "Ceia secreta" e "Mona Lisa".

2. Combinação de arte e ciência

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

Sendo um verdadeiro representante do Renascimento, Leonardo não era apenas um pintor, escultor e escritor, mas também inventor, arquiteto, engenheiro, matemático e anatomia. Este desenho, feito em tinta, tornou-se o resultado do estudo de teorias Leonardo sobre as proporções humanas descritas pelo antigo arquiteto romano Vitruviem.

3. Leonardo não foi o primeiro tentou ilustrar as teorias de Vitruvia

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

Como os cientistas modernos acreditam, no século XV, e nas décadas seguintes, havia muitas pessoas que tentaram refletir essa ideia em forma visual.

4. Talvez o desenho tenha sido feito não apenas por Leonardo

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

Em 2012, o historiador italiano da arquitetura de Claudio Sgarbi publicou as conclusões de que o estudo de Leonardo sobre as proporções do corpo humano foi causado por um estudo semelhante feito por seu amigo e o arquiteto de Jacomo Andrea de Ferrara. Ainda não está claro se eles trabalharam juntos. Mesmo que esta teoria esteja incorreta, os historiadores concordam que Leonardo melhorou as deficiências de Giacomo.

5. Círculo e quadrado têm seu próprio significado oculto.

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

Em seus estudos matemáticos, Vitruvius e Leonardo descreveram não apenas as proporções de uma pessoa, mas também as proporções de toda a criação. No caderno de 1492, Leonardo foi encontrado: "Um homem antigo era um mundo em miniatura. Como uma pessoa consiste em terra, água, ar e fogo, seu corpo se assemelha a um microcosmo do universo".

6. "Vitruvian Man" - apenas um dos muitos esboços

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

A fim de melhorar sua arte e é melhor entender como o mundo é organizado em torno dele, Leonardo atraiu muitas pessoas para dobrar a ideia de proporções ideais.

7. Homem vitruviano - o ideal de um homem

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

Quem serviu como modelo e permanecerá mistério, mas os historiadores da arte acreditam que Leonardo fez alguma liberdade em seu desenho. Este trabalho não era como retrato como uma imagem conscienciosa das formas masculinas ideais em termos de matemática.

8. Pode ser um auto-retrato

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

Como as descrições do modelo não foram preservadas com as quais esse esboço foi desenhado, alguns historiadores de arte acreditam que Leonardo pintou o "homem vitruviano" consigo mesmo.

9. Homem Vitruviano tinha hérnia

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

O cirurgião da Faculdade Imperial de Londres Hutã Ashrafian 521 anos após a criação do famoso desenho descobriu que a pessoa representada no esboço era uma hérnia de menina que poderia levar à sua morte.

10. Para entender o significado completo do desenho, você precisa ler notas para ele.

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

Quando o esboço foi originalmente descoberto no livro de registro de Lernardo, houve notas do artista sobre as proporções da pessoa que disse: "O arquiteto Vitruvius afirma em seu trabalho na arquitetura que as medições do corpo humano são distribuídas de acordo com o Seguindo princípio: a largura de 4 dedos é 1 palmeira, pé é 4 palmeiras, o cotovelo é 6 palmeiras, uma altura humana completa - 4 cotovelos ou 24 palmeiras ... as mesmas medidas de Vitruvius usadas na construção de seus edifícios. "

11. O corpo é desenhado por linhas dimensionais.

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

Se você olha cuidadosamente o peito, as mãos e a face de uma pessoa na foto, então você pode ver linhas retas que marcam as proporções que Leonardo escreveu em suas anotações. Por exemplo, uma parte do rosto do nariz nasal para as sobrancelhas é um terço da pessoa, bem como parte do rosto do nariz nasal até o queixo e de sobrancelhas para a linha onde o cabelo começa a crescer.

12. Esboço tem outros, menos nomes esotéricos

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

O esboço também é chamado de "Canon of Proporions" ou "a proporção de um homem".

13. Vitruvian Man simultaneamente retrata 16 poses

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

À primeira vista, você pode ver apenas duas posturas: uma pessoa em pé que moveu as pernas e espalhou as mãos, e homem em pé com pernas divorciadas e braços levantados. Mas parte do gênio da imagem Leonardo é que em uma figura mostra ao mesmo tempo 16 POS.

14. A criação de Leonardo da Vinci foi usada para exibir os problemas da modernidade.

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

Artista irlandês John Quigley usou uma imagem de sinal para ilustrar o problema do aquecimento global. Para fazer isso, ele retratou uma cópia repetidamente ampliada do homem vitruviano no gelo no Oceano Ártico.

15. O esboço original raramente está aparecendo em público.

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

Cópias podem ser encontradas literalmente em todos os lugares, mas o original é muito frágil para que possa ser organizado em público. "Vitruvian Man" geralmente é armazenado sob o castelo na galeria da Academia em Veneza.

Vale a pena notar que os artistas modernos também são endereçados ao trabalho do Grande Da Vinci. Então, recentemente foi criado

A consciência de uma pessoa é incansavelmente buscando ideal. A altura não é lotada, porque o mistério não é perfeito. Leonardo da Vinci fez uma das partes do nosso mundo. O tópico do nosso artigo tornou-se intimamente associado ao nome desse gênio.

Seção de Ouro - os segredos da nossa consciência?

Embora consideremos nossas ações totalmente conscientes, pensando em algumas ações cotidianas, podemos duvidar disso.

Por exemplo, imagine o banco habitual no parque ao qual desejamos se sentar. Onde estamos nos sentamos? No centro do banco ou grito para a borda? Quase provavelmente a terceira opção ocorrerá. Vamos nos sentar para que a proporção das partes formadas do banco tenha sido cerca de 1,62. Então nos sentiremos mais confortáveis, haverá harmonia em pensamentos e sentimentos. É uma pessoa perfeita. Esta é uma seção cruzada de ouro alcançada.

Em tudo o que nos rodeia, muitas pessoas sábias raciocinadas. Os egípcios, índios, os chineses são civilizações tão diferentes e idéias sobre o ideal convergente precisamente para a seção transversal de ouro. E o filósofo Pitágoras fundou a escola dedicada à essência da seção de ouro. Até mesmo os conceitos foram comparados com perfeita harmonia.

Na Idade Média, um mecânico brilhante, um cientista e o artista Leonardo da Vinci voltou sua atenção para a essência do ideal. A seção Cruzada Dourada, exibida na imagem mundialmente famosa do "homem vitruviano".

Perdoando a maior harmonia

Artistas famosos levaram muito a partir da experiência de mestres antigos. Michelangelo e Leonardo da Vinci seção de ouro foram incorporadas em suas telas. De acordo com os criadores, observando as proporções necessárias, você pode alcançar a beleza na foto.

O mesmo que observamos nas amostras da arquitetura antiga. Em todos os lugares em diferentes partes do planeta, várias civilizações aderiram a algumas proporções.

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

A aparência do termo

O surgimento do termo "seção transversal dourada" é atribuído às obras de Pitágora (6 século aC. E.). Ele, por sua vez, adotou a doutrina de proporções ideais em povos mais antigos - babilônio, egípcios.

Pela primeira vez, a seção de ouro menciona em seu "começo" euclide. Em um dos livros, ele aplica um esquema geométrico para construir uma divisão de ouro. Depois disso, as proporções ideais das figuras estavam envolvidas em Hypiscl no século 2 aC. e. Na Europa, esse conhecimento chegou à Idade Média através da tradução árabe de Euclidene "começou".

Tradutor de texto navariano J. Camparan escreveu seus comentários para o texto de tradução "Começando". Aparentemente, exibe segredos significativos de nossas vidas que podem afetá-la. Informações sobre a seção de ouro na Europa estão disponíveis apenas para o escolhido.

O nome e a conquista de Mark Vitruvia hoje é conhecido por ser um pouco, apesar de todas as suas descobertas. O ridículo do destino é que, se a Vinci não mostrasse uma ilustração para o que ele escreveu em seus "dez livros", os romanos nas proporções do corpo humano, então a Vitruviia teria que esquecer de todo. Assim, o gênio de um perpetuou o gênio de outro.

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

A seção transversal dourada representada de Leonardo da Vinci é as proporções do corpo humano, que podem ser inscritas (quadradas e círculo, sobre a qual já havia um discurso). A imagem é uma seção de ouro criptografada, de acordo com pesquisadores de pesquisa. Sabemos que até mesmo seus registros da Vinci adorava codificar e com a chave para os raios das proporções ideais.

Seção transversal de ouro Leonardo da Vinci: O que está na cifra?

Na imagem do "homem vitruviano", é costume ver dois corpos - duas figuras, uma das quais se encaixam no círculo, e a outra na praça. A interpretação de tal composição tem o seguinte significado.

O círculo é o símbolo do divino, incluindo a origem divina de uma pessoa. A figura no círculo não contém uma queda, ou seja, não medida. Desde que como fenômeno é divino, esse valor não pode ser medido. O centro da circunferência é um umbigo do homem.

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

De acordo com as ideias modernas, veja apenas duas figuras no "homem vitruviano" - muito plano. Na verdade, na imagem você pode considerar muito mais. E isso não é todos os segredos respirados neste enigma.

A atenção também aborda as pernas da figura em pé no círculo (partida divina). Eles estão no avião, vão além do círculo. Este parece o símbolo do que uma pessoa é para a terra, apesar do componente divino.

De acordo com os materiais deixados por Leonardo da Vinci, uma seção transversal de ouro, brevemente falando, vê no corpo humano. E novamente, na imagem do "homem vitruviano", a aspiração das pessoas do tempo para a elevação é concluída. O Grande Gênio é o progresso e tentou transmitir a outras gerações um significado profundo, visto em nossa natureza.

Outra criação famosa em que Leonardo da Vinci foi exibida seção transversal dourada, "Mona Lisa". Seu misterioso sorriso incrivelmente fascina milhões de contemplantes.

As origens da aparência do desenho "Vitruvian Man"

Em tempos muito longos, mas inesquecíveis, no século 1, o romano de Vitruviy criou seus "Ten Books" - trabalhos dedicados ao Imperador Augustus. Mas, exceto pela gratidão pela ajuda, os livros contêm o conselho mais valioso no campo da arquitetura.

Livros Vitruvia não se tornaram famosos durante a vida do autor. Mas é digno de nota que era ele quem tem falado sobre estética de arquitetura, ergonomia de estruturas. Este último é extremamente importante, porque em nosso tempo, engenheiros e arquitetos projetam suas criações, confiando nos dados do corpo humano para fazer o uso de estruturas convenientes. Além disso, Vitruvius projetou um aqueduto - sistemas de abastecimento de água, melhoria significativamente a vida nas cidades romanas.

Mas um dos "Dez Livros" Vitruvia é dedicado ao corpo humano. Pela primeira vez, a questão foi levantada sobre as proporções e alguma divisão a tornando perto do ideal. Eu li este livro que uma pessoa se encaixa perfeitamente em uma forma quadrada. Este último é a exibição da essência de toda a terra. Além disso, você pode entrar em uma pessoa no círculo - o símbolo do divino. Assim, uma pessoa se aproxima de Deus e tais filosofossas estão perto do espírito dessa época.

Olhe novamente em como a seção de ouro de Leonardo da Vinci representou. As fotos que podem ser encontradas em muitos livros possibilitam se familiarizar com a cifra e tentar ver a fórmula da solução.

Jacomo Andrea e Da Vinci: Quem é o verdadeiro criador?

A famosa imagem do "homem vitruviano" da Vinci recebeu popularidade ambiciosa. Mas, como evidenciado por diferentes fontes históricas, talvez a ideia de encontrar uma seção transversal dourada do corpo humano não era de todo Leonardo. Aqui o amigo do artista desempenhou um papel importante aqui - Jacomo Andrea, cujo destino era extremamente trágico.

Giacomo também foi feito ilustração do livro de Vitruvia, refletindo a linha ideal da divisão do corpo humano. Se você compará-lo com a criação de da Vinci, a semelhança será observada imediatamente. Mas isso não é todos os fatos.

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

Na imagem encontrada, os pesquisadores viram edições: alguém ajustou, aparentemente, trazendo seu ideal subjetivo. Além disso, a imagem da autoria de Giacomo Andrea é mais velha que Leonardo da Vinci. Além disso, a criação deste último foi criada "confiável", sem emendas, com uma mão leve. Então, como se ele fosse feito pela memória.

No entanto, os eventos dos historiadores de historiadores desdobravam dessa maneira, que são paixões diferentes mais interessantes, que foi bebida na ciência e na arte daquele tempo. Sobre o gênio do artista e cientista Leonardo da Vinci, a seção de ouro na representação das quais consideramos, não tem que discutir, então não é surpreendente que seu "homem vitruviano" seja desenhado da primeira vez.

Seção de ouro em coisas comuns e incomuns

Na natureza inanimada da fórmula da seção de ouro não é visto. Mas todos os vivos, criados por natureza, segue firmemente a lei da beleza. Se você olhar em volta, veremos que os mais atraentes e delícias dos fenômenos dos EUA correspondem às proporções da seção de ouro: das pétalas de flores, as pias marinhas com muitos cachos, diminuindo ao centro apenas pelo valor desejado, para Um belo corpo humano, em que a seção transversal dourada era tão brilhantemente demonstrada Leonardo da Vinci.

Princípios da Divisão de Ouro herdam artistas modernos, fotógrafos, escultores e designers. Ainda não é entendido no final, mas sua inscrição faz qualquer coisa muito mais atraente. Este é o seu grandioso componente estético.

Por que Leonardo da Vinci representou as proporções do corpo humano no Homem Vitruviano?

Conclusão

O mistério da seção de ouro - a maior harmonia, dando beleza, simples e inacessível durante a noite. É incorporado a essência que vemos em nossa vida diária e em coisas naturais comuns que são usadas para não prestar atenção.

Grandes mentes, a mais ardente procura as secreções, como Einstein, resolveu o valor exato da divisão de ouro. No entanto, além de um número infinito de números após zero, ninguém se moveu ... Então, quais são as conclusões para nos fazer? Apenas aqueles que estão falando sobre a sabedoria dos séculos: nada perfeito. Mas a necessidade ideal de se esforçar para a criação de maior beleza, a divulgação dos segredos deste mundo e nossa consciência com você.

O homem vitruviano ainda está sujeito a um estudo cuidadoso. A imagem criada pelo Genius Leonardo da Vinci contém muitos enigmas e causa muitas perguntas.

Um dos fatores que afetam a percepção visual humana é certas proporções entre os componentes do todo. Mas o homem vitruviano não é apenas uma imagem das proporções ideais do corpo humano. O trabalho do lendário Leonardo da Vinci é preenchido com um profundo significado físico, simbólico e espiritual.

História da aparência

O desenho de lápis foi feito por um mestre italiano ao estudar as obras de um cidadão de Roma, arquiteto Mark Vitruvia. Ninguém sabe a data exata de escrever esses ensaios, mas geralmente datados no primeiro século à nossa era. Em um dos livros, a Vitruvia, a maneira mais detalhada descreve as proporções ideais do corpo humano. No entanto, nenhuma ilustrações não contém.

Antes de Leonardo da Vinci, muitos ilustradores tentaram traduzir o conteúdo dos registros nas imagens, incluindo o amigo do Grande Masters Jacomo Andrea da Ferrara. Evidência documental conhecida de que amigos discutiram as obras do arquiteto romano.

Famosos todos nos tempos modernos, o homem vitruviano é muito semelhante ao desenho de Dzhacomo. No entanto, a essência do trabalho de Leonardo da Vinci é completamente diferente. Esta não é apenas uma ilustração de texto. Isso é ao mesmo tempo o trabalho científico e obra de arte.

Conexão de espiritual e material

Uma das diferenças explícitas do desenho de Leonardo da Vinci dos outros é a posição de uma pessoa, seu lugar em círculo e quadrado. A imagem acomoda não uma, mas ao mesmo tempo várias formas. Além disso, ao alterar a postura, o centro da figura é deslocado: é o quadrado da praça (para uma figura com as pernas comutadas), ou o centro do círculo (para uma pessoa com pernas e braços esticados).

Os pés caídos da forma estão ao lado da praça, que é tangente à circunferência. Pesquisadores vêem a dualidade do homem vitruviano como um divino, mas ainda assim o terrestre, perto da realidade material, criaturas.

Outro dos detalhes da imagem mostra como o artista delimita os princípios espirituais e materiais no homem: as taxas de medição são incluídas apenas na figura inscrita no quadrado. O homem, inscrito no círculo, como criatura do divino e espiritual, não está relacionado a várias medidas de medição, e possivelmente, de acordo com Leonardo, não pode ter.

Enigmas do homem vitruviano

Há uma versão que a criação do desenho está relacionada ao trabalho do artista italiano sobre o olhar de Jesus Cristo. Foi naquele momento em que ela estava em um mestre brilhante. Ele estudou e restauro de uma relíquia histórica.

Os pesquisadores acreditam que as proporções perfeitas do corpo de Cristo inspiraram os mestres em sua forma de realização na foto. O homem vitruviano é a imagem das proporções divinas do corpo humano.

A posição da figura masculina, sua descoberta ao mesmo tempo no meio do círculo e no meio da praça diz que para o grande Leonardo, uma pessoa é o centro do universo, a imagem de Deus incorporada na realidade.

O homem vitruviano nos tempos modernos é percebido como um símbolo da simetria natural do corpo humano e todo o universo, material e espiritual, ideal e racional. A localização do ser humano ao mesmo tempo dentro do círculo e quadrado leva o espectador a entender a ligação inseparável entre a pessoa e o universo, entre o mundo interno (espiritual) e o mundo circundante (material).

Criar obras de arte é impossível sem o cumprimento de relações rígidas e proporções. Eles não aparecem em nenhum lugar, a própria natureza os cria. O homem vitruviano Leonardo da Vinci é uma das ilustrações brilhantes das leis da harmonia, que todo o universo está sujeito.

Vitruvian Man - Este é exatamente o nome de uma imagem gráfica de um homem nu no esboço famoso de Leonardo da Vinci. Tem estudado há séculos. No entanto, os cientistas estão confiantes de que ainda não há todos os segredos do desenho.

Leonardo da Vinci: Homem Vitruviano (Galeria Acadêmica, Veneza, Itália)

Sendo uma das figuras mais misteriosas e ambíguas da sua época, Leonardo da Vinci deixou para trás os muitos segredos. Seu significado ainda está perturbando cientistas das mentes do mundo inteiro. Um desses enigmas é um homem vitruviano, um esboço de lápis é gentil em séculos. E embora saiba muito sobre ele, mas especialistas no campo da arte estão confiantes de que grandes descobertas ainda estão à frente.

O homem vitruviano é o nome oficial do esboço de Leonardo. Ele foi feito por ele em 1492 e pretendia ilustrar um livro manuscrito. O desenho é um homem nu cujo corpo é escrito em um círculo e quadrado. Além disso, a imagem tem dualidade - o corpo de uma pessoa é retratado em duas poses impostas entre si.

Como você pode ver no estudo da imagem, a combinação de arranjos dos braços e pernas na realidade dá duas posições diferentes. Pabão com as mãos construidas e comunicada a partir da comida possível na praça. Por outro lado, a postura com fixada nos lados e nas mãos e as pernas estão inscritas em um círculo. Com pesquisas mais detalhadas, acontece que o centro do círculo é o filhote da figura, e o centro da praça é os genitais.

Diário da Vinci, para o qual o desenho foi destinado, referiu-se à "Canon of Proportions". O fato é que o artista acreditava em uma espécie de "fi", chamando-lhe o divino. Ele estava confiante na presença desse número em todos os criativos na vida selvagem. No entanto, Da Vinci tentou alcançar a "proporção divina" com a arquitetura. Mas isso continua sendo uma das idéias não polidas de Leonardo. Mas o homem vitruviano é completamente representado de acordo com "fi", isto é, na figura - o modelo de um ser ideal.

De acordo com os registros de acompanhamento de Leonardo, foi criado para determinar as proporções (masculinas) do corpo humano, conforme descrito nos Tratados do antigo arquiteto romano Vitruvius; Para o qual Leonardo escreveu as seguintes explicações:

  • comprimento da ponta do mais longo para a base mais baixa de quatro dedos é palm
  • pé é quatro palmas
  • o cotovelo é seis palmas
  • a altura de uma pessoa é quatro cotovelos das pontas dos dedos (e 24 palmeiras, respectivamente)
  • o passo é igual a quatro palmeiras
  • o escopo das mãos humanas é igual ao seu crescimento
  • a distância da linha de cabelo para o queixo é 1/10 da sua altura
  • a distância do Macushkin para o queixo é de 1/8 da sua altura
  • a distância do Macushku para os mamilos é de 1/4 da sua altura
  • largura máxima do ombro é de 1/4 da sua altura
  • a distância do cotovelo até a ponta da mão é 1/4 da sua altura
  • a distância do cotovelo para a axila é de 1/8 da sua altura
  • o comprimento da mão é de 2/5 da sua altura
  • a distância do queixo para o nariz é 1/3 do comprimento do rosto
  • distância da linha de cabelo para as sobrancelhas 1/3 do seu rosto
  • comprimento 1/3 comprimento de rosto
  • o umbigo é o centro do círculo

A re-descoberta das proporções matemáticas do corpo humano no século XV, fez da Vinci e outros cientistas, foi uma das grandes conquistas que precedem o renascimento italiano.

Posteriormente, na mesma técnica, Corbusier foi a escala de proporção - um módulo que influenciou a estética da arquitetura do século XX.

O desenho apareceu como resultado do estudo pelo mestre italiano de Vitruvia, um excelente arquiteto antigo Roma. Em seus tratados, o corpo do homem foi identificado com a arquitetura. No entanto, negando essa ideia, Da Vinci desenvolveu a ideia de combinar três elementos em uma pessoa - arte, ciência e divina começou, isto é, o mapeamento do universo.

Além da profunda promessa filosófica, o vitruviano tem um certo significado simbólico. A praça é interpretada como uma esfera material, o círculo é espiritual. A oposição dos mesmos números com o corpo do homem representado é uma espécie de interseção no centro do universo.

No momento, o esboço é mantido no Museu Venetian. Não há acesso gratuito à relíquia - a exposição é extremamente rara. Aqueles que desejam ter a oportunidade de dar uma olhada a cada seis meses, como se mover e encontrar com luz direta são destrutivas para um manuscrito, que tem quase 500 anos de idade. A maioria dos avaliadores feita nas excisões das estruturas da Vinci são preservadas até hoje. Você pode ver projetos antigos e a encarnação de hoje daqueles que desejam em Milão, no Museu da Ciência Leonardo da Vinci, localizado no metrô Sant Ambrodhio.

Fatos interessantes:

  • O desenho em si é frequentemente usado como um símbolo implícito da simetria interna do corpo humano e, ainda mais, o universo como um todo.
  • Em 2011, o Irish Aero Archprik John Quigley retratou no gelo do Oceano Norte do Oceano, uma cópia gigantesca do famoso desenho "homem vitruviano", a fim de atrair a atenção da humanidade para os problemas do equilíbrio ecológico.
  • Em 2012, foram publicados relatórios que a primeira imagem visual do "homem witruviano" não pintava Leonardo, e seu amigo Dzhacomo Andrea da Ferrara, detalhadamente as obras de Witrouvia, - embora seu desenho e incomense-se com o desenho de Leonardo em relação ao desenho para vantagens artísticas.

Planeta vivo.

Qual era a teoria de Leonardo da Vinci em relação a proporção do corpo humano?

O objetivo da criação do Homem Vitruviano Ao estudar as proporções do corpo humano, Leonardo também pretendia entender melhor o funcionamento da arquitetura (para ele, um edifício perfeito deveria ser proporcional e simétrico como o corpo humano).

O que o Homem Vitruviano tem a ver com a evolução humana?

O Homem Vitruviano de Leonardo é assim considerado um dos maiores símbolos do Renascimento, pois a essência do movimento está exatamente na evolução humana. De um homem preso às dinâmicas básicas da vida ao homem do conhecimento que pode se elevar e com ele elevar a humanidade.

Quais são as proporções do Homem Vitruviano?

o comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem. a distância entre o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem. a distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem. a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem.

Qual o objetivo de Leonardo da Vinci a desenhar o Homem Vitruviano?

O Homem Vitruviano ou Homem de Vitrúvio é um desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519) que foi produzido em 1490, durante o Renascimento. Ele representa o ideal clássico de beleza, equilíbrio, harmonia das formas e perfeição das proporções. Hoje é uma das obras mais conhecidas e reproduzidas no mundo.