Por que e importante para o administrador compreender o comportamento humano nas organizações?

Conhecendo bem as características das pessoas como pessoas, fica mais fácil compreender o comportamento humano dentro da organização.

Por que e importante para o administrador compreender o comportamento humano nas organizações?

Os colaboradores também são vistos como recursos dentro da organização, que carregam habilidades, poder de produção, responsabilidade, competências, motivação de trabalho, entre outras atribuições, mas devemos levar em consideração que pessoas são pessoas e possuem características de personalidade, objetivos e histórias pessoais, e conhecendo bem as características das pessoas como pessoas, fica mais fácil compreender o comportamento humano dentro da organização.

O homem é proativo: o comportamento é orientado para a satisfação das suas necessidades pessoais e para alcançar seus objetivos, por isso reage e responde ao seu ambiente tanto na organização como fora dela. As pessoas podem resistir ou colaborar com as políticas e os métodos da organização, e vai depender das estratégias de liderança adotadas. Portanto o comportamento dentro da organização é deliberado tanto pelas práticas organizacionais como pelo comportamento proativo dos colaboradores.

O homem é sociável: É de grande importância a participação de pessoas em organizações, pois as conduz ao envolvimento com outras pessoas ou grupos. Nos grupos as pessoas procuram manter sua identidade, segurança psicológica e utilizam seu convívio com outras pessoas para obter informação sobre si mesma e sobre o ambiente em que vivem. E esses dados estabelecem uma “realidade social” para as pessoas que se baseiam nela para testar e comparar suas próprias capacidades, ideias, convicções a fim de se autoconhecer e as relações sociais tendem a determinar a natureza do autoconceito das pessoas.

O homem tem diferentes necessidades: As pessoas motivam-se por uma variedade de necessidades. Um fator tende a motivar o comportamento de uma pessoa hoje, mas no dia seguinte esse fator pode não ter força suficiente para determinar seu comportamento, por outro ponto de vista o comportamento das pessoas é juntamente influenciado por um grande número de necessidades que apresentam competências e quantidades diferentes.

O homem percebe e avalia: A prática de experiência da pessoa com o seu ambiente organizacional é um processo ágil, dinâmico porque distingue os dados dos diferentes aspectos do ambiente, verifica-os em termos de suas próprias experiências passadas e em função do que está praticando em termos de suas próprias necessidades e valores.

O homem pensa e escolhe: O comportamento humano é premeditado, proativo e cognitivamente ativo. Pode ser analisado em termos de planos comportamentais que escolhe, progride e concretiza para lidar com os estímulos com que se defronta e para alcançar seus objetivos pessoais.

O homem tem limitada capacidade de resposta: O homem tem capacidade limitada para desempenhar de acordo com o que pretende. As pessoas não tem capacidade de se comportar de todas as formas, pois suas características pessoais são limitadas e restritas. As diferenças são individuais tornando o comportamento das pessoas variado. A capacidade de resposta é função das aptidões e da aprendizagem. Tanto a capacidade mental como a capacidade física está sujeita a limitações.

Referência

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano nas organizações. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Por que é importante para o administrador compreender o comportamento humano nas organizações?

Por que os gestores precisam conhecer mais sobre o comportamento humano nas organizações? O estudo do comportamento humano nas organizações ajuda a aumentar nossa capacidade de entender a forma de agir de cada uma das pessoas.

Qual é a importância do estudo do comportamento organizacional?

Qual a Importância do Estudo do Comportamento Organizacional? O estudo de comportamento organizacional permite que os gestores de capital humano tenham pleno conhecimento do perfil das pessoas que têm em suas equipes. Essa visão detalhada dos colaboradores permite identificar e resolver potenciais pontos de conflitos.

Qual a importância de se conhecer o comportamento humano?

Por fim, aprender sobre o comportamento humano também nos ajuda a nos conhecermos melhor. Assim, desenvolvemos atitudes mais positivas, ganhamos mais foco e entusiasmo e conseguimos nos manter focados em nossos objetivos. Pontos essenciais para qualquer pessoa que deseja conquistar o sucesso.

Porque é importante entender sobre o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho?

Conhecer e entender o ambiente de trabalho ajuda a manter um espaço harmônico, com pessoas motivadas e trabalhos interligados. Quando se dá a devida atenção ao comportamento organizacional, facilitamos a manutenção e a melhoria dos processos de gestão dentro da empresa.