Por que a obra Impressão, nascer do sol e tão importante para o movimento impressionista?

O impressionismo foi uma tendência artística francesa com ênfase na pintura que ocorreu no momento da chamada "Belle Époque" (1871-1914).

Essa vertente teve um papel muito importante para a renovação da arte do século XX, sendo a grande propulsora das chamadas vanguardas europeias.

O termo "Impressionismo" é fruto da crítica a uma obra de Claude Monet, "Impressão, nascer do sol", de 1872.

Por que a obra Impressão, nascer do sol e tão importante para o movimento impressionista?
Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet

Pintura impressionista

Os pintores da arte impressionista costumavam produzir suas telas ao ar livre. A intenção era capturar as tonalidades que os objetos refletiam segundo a iluminação solar em determinados momentos do dia.

Esse movimento foi um divisor de águas para a pintura. Seus artistas não se prendiam aos ensinamentos do realismo acadêmico.

No entanto, foram influenciados pelas correntes positivistas da segunda metade do século XIX, as quais primavam pela precisão e o realismo.

Esse novo estilo artístico concorria com produções acadêmicas. Para isso, havia locais fora dos circuitos tradicionais da arte, como era o caso dos Salons, onde os pintores impressionistas realizavam exposições exibindo suas telas.

Vale citar que as orientações estéticas impressionistas estão presentes nas produções gráficas, na propaganda e noutras formas de comunicação de massa. Até os dias atuais elas seguem influenciando novas estéticas.

Obras impressionistas

Selecionamos algumas obras que são ícones do movimento impressionista. Confira:

1. Almoço na Relva

Por que a obra Impressão, nascer do sol e tão importante para o movimento impressionista?

Esse é um quadro de Édouard Manet, finalizado em 1863. O título original é Le Déjeuner sur l'herbe. A cena causou estranheza e polêmica na época por exibir uma jovem nua entre dois homens.

2. Almoço dos barqueiros

Por que a obra Impressão, nascer do sol e tão importante para o movimento impressionista?

Essa é uma obra de Pierre-Auguste Renoir feita em 1881, e retrata um grupo de amigos. Seu título original é Le Déjeuner des canotiers.

3. Série de pintura Nenúfares

Por que a obra Impressão, nascer do sol e tão importante para o movimento impressionista?

Essa obra faz parte da série de telas que o pintor Claude Monet realizou entre 1914 e 1926 representando o jardim de sua casa. As pinturas foram feitas em seus últimos anos de vida.

Características do Impressionismo

  • registro das tonalidades das cores que a luz do sol produz em determinados momentos;
  • figuras sem contornos nítidos;
  • sombras luminosas e coloridas;
  • misturas das tintas diretamente na tela, com pequenas pinceladas.
Por que a obra Impressão, nascer do sol e tão importante para o movimento impressionista?
Mulher com sombrinha no jardim (1875), de Renoir, é uma obra impressionista

Os pintores impressionistas buscaram reproduzir as sombras de modo luminoso e colorido. O ponto de partida era a composição de efeitos visuais para a fixação do instante, tal qual a impressão visual que nos causam.

Portanto, a tonalidade preta é evitada em obras impressionistas plenas. De modo semelhante, a presença dos contrastes e de transparências luminosas auxiliam no desvanecimento da forma, percebida agora sem contornos.

Os impressionistas aboliram as temáticas históricas e mitológicas, bem como as religiosas, buscando momentos cotidianos fugazes.

Ademais, procuravam uma expressão artística que estivesse focada nas impressões da realidade em detrimento da razão e da emoção.

Como perceberam a fonte das cores nos raios solares, buscaram captar a mudança no ângulo dos mesmos e na implicação disso na alteração de cores. Procuravam também realizar as misturas cromáticas na própria tela, fixando as tintas em pequenas manchas de cor.

Isso porque a luz para os impressionistas construía a forma, captava a mesma paisagem nos diversos momentos do dia e nas várias estações do ano.

Principais artistas do Impressionismo

No grupo original dos pintores impressionistas estavam:

  • Édouard Manet (1832-1883)
  • Alfred Sisley (1839-1899)
  • Camille Pissarro (1830-1903)
  • Edgar Degas (1834-1917)
  • Auguste Renoir (1841-1919)
  • Claude Monet (1840-1926)

Vale lembrar que o artista Manet é considerado também um pintor do chamado Realismo.

Mulheres Impressionistas

Apesar de pouco se falar sobre as mulheres na história da arte, algumas estavam também expressando-se artisticamente. No impressionismo, houve a presença feminina não apenas como modelos, mas também como pintoras. Podemos citar alguns nomes, como:

  • Berthe Morisot (1841-1895)
  • Mary Cassatt (1844-1926)
  • Eva Gonzalès (1849- 1883)
  • Lilla Cabot Perry (1848-1933)

Impressionismo no Brasil

Após se consagrar no exterior, o Impressionismo chega ao Brasil. Nesse momento, o nacionalismo está a constituir uma “Escola Brasileira de Artes", daí não ter surtido muito impacto a princípio.

Por que a obra Impressão, nascer do sol e tão importante para o movimento impressionista?
Roupa estendida (1944), de Eliseu Visconti

No Brasil, podemos citar como representante mais importante do impressionismo o italiano Eliseu Visconti (1866-1944), radicado no país. Atualmente, há também o pintor Washington Maguetas (1942).

Também notamos tendências impressionistas nos trabalhos de Almeida Júnior (1850-1899), Anita Malfatti (1889-1964), Georgina de Albuquerque (1885-1962) e João Timóteo da Costa (1879-1932).

Música Impressionista

A música impressionista é caracterizada por atmosferas melódicas sensuais e etéreas, que buscam retratar imagens, especialmente paisagens naturais.

Por que a obra Impressão, nascer do sol e tão importante para o movimento impressionista?
A música de Claude Debussy é considerada impressionista

Surgiu como oposição à música romântica e explorava o recurso da dissonância e escalas hexafônicas, além de composições mais curtas.

Podemos citar como compositores impressionistas os franceses Claude Debussy (1862-1918), Maurice Ravel (1875-1937), entre outros.

Literatura Impressionista

A literatura impressionista focou na descrição de impressões e aspectos psicológicos das personagens. Assim, se acrescenta detalhes para constituir as impressões sensoriais de um incidente ou cena.

Por que a obra Impressão, nascer do sol e tão importante para o movimento impressionista?
O francês Marcel Proust foi um escritor impressionista

A literatura impressionista tem como características a valorização das emoções e sensações, a importância da memória, com a busca por um tempo que não existe mais e o enfoque em sentimentos individuais.

Destacam-se como escritores impressionistas o francês Marcel Proust (1871-1922) e os brasileiros Graça Aranha (1868-1931) e Raul Pompeia (1863-1985).

Impressionismo e Fotografia

O advento da fotografia permitiu aos pintores se libertarem da função figurativa da imagem.

Assim, passaram a experimentar novas técnicas, levando em conta os efeitos ópticos descobertos sobre a composição de cores e a formação de imagens na retina do observador.

Por que a obra Impressão, nascer do sol e tão importante para o movimento impressionista?
À esquerda, fotografia de Degas, (1896). À direita, Dançarina com leque (1879), também de Degas

Isso permitiu a exploração de novos parâmetros estéticos, dando ênfase na luz e no movimento. Além disso, os pintores também influenciaram-se pela linguagem fotográfica no que diz respeito ao enquadramento e à espontaneidade.

E ainda havia alguns pintores que estavam experimentando também as técnicas fotográficas, como era o caso de Edgar Degas.

A primeira exposição foi organizada em 1874 no ateliê do fotógrafo Maurice Nadar para expor as obras experimentais de jovens pintores.

Impressionismo e Pós-Impressionismo

O pós-impressionismo é uma tendência artística que surgiu em finais do século XIX, mais precisamente a partir de 1886 - quando ocorreu a última exposição impressionista - até o surgimento do cubismo.

Por que a obra Impressão, nascer do sol e tão importante para o movimento impressionista?
Tarde de domingo na Ilha da Grande Jatte (1884-1886), de Seurat. A tela exibe a técnica do pontilhismo

Nessa exposição, participaram dois pintores - Georges Seurat (1859-1891) e Paul Signac (1863-1935) - com obras que apresentavam um novo tipo de pincelada. Essa maneira inovadora de pintar ficou conhecida como Pontilhismo, na qual a tinta é depositada na tela em pequenos pontos, fragmentando totalmente a imagem.

Ainda que tenha se inspirado no impressionismo, a arte pós-impressionista revela preocupações com a subjetividade humana. Ou seja, as obras desse período expressam as emoções e sentimentos.

Essa arte é diferente da a arte impressionista, a qual é marcada pelo aspecto “superficial” de reprodução da realidade, deixando de lado olhares mais densos sobre a existência humana.

Além disso, os pós-impressionistas buscavam outras maneiras de trabalhar a cor, a luz e os conceitos de tridimensionalidade.

Na arte pós-impressionista merecem destaque os artistas: Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Seurat, Signac e Toulouse-Lautrec.

Para saber mais sobre assuntos relacionados ao impressionismo, leia:

  • Arte Moderna
  • Expressionismo
  • Pós-impressionismo
  • Vanguardas europeias

Quiz de História da Arte

Por que a obra Impressão, nascer do sol e tão importante para o movimento impressionista?

Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.

Porque a obra Impressão, nascer do sol foi importante para o impressionismo?

Esta pintura rompeu com todos os padrões tidos até à altura e com as barreiras realistas que ainda sobressaiam. Como tal, a pintura marcou uma profunda revolução social, embora demorada. A ideia principal dos pintores impressionistas é fazer com que a imagem pareça, quase que completamente, iluminada pelo sol.

Qual a relação do quadro Impressão, nascer do sol com o nome do movimento impressionista?

O nome desse movimento artístico surgiu a partir da obra “Impressão: Nascer do Sol”, de um dos mais importantes pintores franceses da época, Claude Monet. Naquele período, essa obra foi muito criticada pelo pintor e escritor Louis Leroy, que a descreveu como uma impressão mal feita ou mal acabada de uma paisagem.

O que representa a obra Impressão, nascer do sol?

É um óleo sobre tela, datado de 1872 (mas provavelmente realizado em 1873), que representa o nascer da manhã no porto de Havre, com uma névoa cerrada sobre o estaleiro e os barcos e as chaminés ao fundo da composição.

Qual a importância do movimento impressionista para a história da arte?

As transformações proporcionadas por meio do Impressionismo foram de grande importância para a história da arte mundial, pois foram responsáveis por estimular a modernidade, com o surgimento de grandes artistas, além de determinarem o curso da maior parte que se seguiu desde então.