Pode tomar amoxicilina Clavulanato de potássio para infecção urinária?

Cerca de 30% das mulheres vão apresentar na vida infecção urinária leve ou grave. A mulher tem 50 vezes mais chance de ter este problema do que o homem. Entre os principais sintomas estão: ardência ao urinar, urgência miccional, ou seja, a mulher vai várias vezes ao banheiro, além de apresentar urina avermelhada.

A infecção urinária é causada por bactérias que vivem entre a vagina e o ânus, que são comuns nessa região. A complicação acontece quando essas bactérias migram para a bexiga, podendo até chegar nos rins. Se elas seguirem para os rins, tornam-se uma ameaça mais grave. Nesse estágio é comum a infecção vir acompanhada por febre alta, calafrios e dor lombar. Para evitar complicações sérias, basta começar o tratamento o mais cedo possível.

Tratamento para infecção urinária simples

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios. Além disso, as sociedades de urologia têm alertado para a crescente resistência bacteriana verificada para essa classe de antibióticos.

Diagnóstico

Quando o paciente tem infecção urinária, o primeiro passo antes de tratar é reconhecer qual é a bactéria responsável pelo problema. O teste de antibiograma realizado nas culturas de urina pode indicar com precisão a sensibilidade bacteriana, o que ajuda o médico a decidir sobre a melhor escolha do tratamento.

O Hemos Laboratório possui o Vitek® 2 Compact, equipamento automatizado que tem por finalidade fornecer a precisão nos resultados mais rápidos para decisões terapêuticas mais ágeis. Saiba mais sobre este equipamento e suas vantagens nesta matéria do que está em nosso blog.

É importante que quem sofre com essa complicação busque assistência médica e evite a automedicação. Quem toma remédio por conta própria pode, ao invés de se livrar logo das dores ao urinar, fortalecer uma bactéria que não deveria permanecer no organismo.

Saiba mais sobre os exames realizados pelo Laboratório Hemos e as tecnologias que estão disponíveis aos clientes. São sete unidades em Blumenau e uma em Gaspar. Entre em contato.

Pode tomar amoxicilina Clavulanato de potássio para infecção urinária?
Não se deve interromper o tratamento com amoxicilina no meio do caminho. Foto: GI/Getty Images

Publicidade

A amoxicilina – conhecida popularmente como “amoxilina” – é um medicamento antibiótico usado no tratamento de diversas infecções bacterianas, como pneumonia, amigdalite e problemas no trato genitourinário, a exemplo de infecção urinária.

“Em linhas gerais, ela age rapidamente como bactericida, inibindo a síntese da parede celular dos microrganismos. Com isso, provoca alterações que são incompatíveis com a sobrevida da bactéria“, detalha a farmacêutica Raissa Carolina Cândido, pesquisadora associada ao Centro de Estudos do Medicamento da Universidade Federal de Minas Gerais (Cemed/UFMG).

A amoxicilina é vendida apenas com uma receita especial, que fica retida na farmácia. Essa foi uma medida implementada para inibir o uso indiscriminado.

Quanto tempo dura o tratamento

O tempo de utilização varia de acordo com a infecção em questão, bem como a dose. Mas, em geral, a terapia vai de sete a 14 dias.

“A melhora dos sintomas costuma ser observada já nos primeiros dias, mas o tratamento deve sempre ser realizado até o final”, orienta Raissa.

+Leia também: Para que serve o fluconazol

Quais são as formas de administração

A amoxicilina está disponível em cápsulas e também suspensão oral (uma espécie de xarope) . A escolha por uma das opções depende da infecção, da situação clínica do paciente e da comodidade.

“Crianças e pacientes com dificuldade de deglutição, por exemplo, se beneficiam da suspensão oral”, exemplifica a farmacêutica.

Crianças, grávidas e idosos podem usar?

Esse é um remédio seguro para os pequenos e os mais velhos, sendo necessário apenas fazer ajustes na dosagem.

Já para gestantes e lactantes, a ingestão deve ser avaliada de acordo com cada paciente, sendo indicado apenas quando os benefícios potenciais justificam os possíveis riscos associados.

Continua após a publicidade

Pode tomar amoxicilina Clavulanato de potássio para infecção urinária?
Amidalite é um dos problemas que podem ser resolvidos com a amoxicilina. Ilustração: Erika Onodera/SAÚDE é Vital

Possíveis efeitos colaterais

“Os eventos adversos mais comuns são diarreia, náusea e manchas vermelhas na pele. Contudo, também podem ocorrer vômito, urticária, prurido, entre outros”, lista a pesquisadora.

Leia também: Fluoxetina: o que é, para que serve e como funciona esse antidepressivo

O que acontece se houver superdosagem

Quando ingerida em excesso, a amoxicilina causa problemas gastrointestinais, como náusea, diarreia e vômitos.

“Nesses casos, é importante estar atento ao surgimento de sintomas adicionais decorrentes da perda excessiva de água e sais minerais, que precisam ser tratados adequadamente”, recomenda a expert.

Quais os cuidados ao usar amoxicilina

Um dos grandes perigos é o consumo sem recomendação médica. “O uso desnecessário ou inapropriado expõe o paciente a um maior risco de eventos adversos e contribui para o agravamento da infecção. Sem falar que contribui para o surgimento de bactérias cada vez mais resistentes à ação dos antimicrobianos”, alerta Raissa.

Por isso, utilize apenas sob prescrição de um especialista. Além disso, não deixe de informar ao profissional de saúde todos os medicamentos que você toma para que sejam avaliadas possíveis interações.

“A administração simultânea da amoxicilina e de contraceptivos orais combinados, alopurinol e varfarina pode provocar alterações na absorção e no efeito desses remédios”, informa a farmacêutica.

Um outro problema comum é a interrupção da terapia na metade, quando os sintomas melhoram.

“Isso faz com que a infecção não seja tratada completamente, aumentando a possibilidade de complicações, além de contribuir para a resistência aos antimicrobianos. É muito importante que o tratamento seja realizado até o final”, reforça a especialista.

Continua após a publicidade

  • Antibiótico
  • Bactérias
  • Infecção Urinária
  • Medicamentos
  • Médico
  • Saúde

Veja Saúde pelo menor preço do ano!

Assinando um dos títulos Abril você também tem acesso aos conteúdos digitais de todos os outros*
Informação, medicina e ciência para cuidar bem do seu corpo e mente.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

Como tomar amoxicilina com Clavulanato para infecção urinária?

A dose usual de amoxicilina + clavulanato de potássio é de 1,2 g (1 g + 200 mg) de 8 em 8 horas. Para infecções mais graves, o médico poderá diminuir o intervalo para 6 horas, de modo a aumentar o número de doses diárias. A dose de amoxicilina + clavulanato de potássio é de 30 mg/kg* de 8 em 8 horas.

Qual amoxicilina serve para infecção urinária?

Usualmente, para infecção urinária, a amoxicilina com clavulanato ou a cefalexina são as primeiras escolhas.

Quanto tempo demora para amoxicilina com Clavulanato fazer efeito para infecção urinária?

O tempo de utilização varia de acordo com a infecção em questão, bem como a dose. Mas, em geral, a terapia vai de sete a 14 dias. “A melhora dos sintomas costuma ser observada já nos primeiros dias, mas o tratamento deve sempre ser realizado até o final”, orienta Raissa.

Pode tomar Clavulin para infecção de urina?

Clavulin, é excelente antibiótico para tratar infecção urinária. A bula, muitas vezes trás muitas informaçõoes de reações ou efeitos que são muito infrequentes. Além do que a icterícia pode ter várias causas.