Pode induzir o parto com 40 semanas?

Qual a mulher, principalmente as grávidas que nunca escutaram sobre indução de parto? Principalmente como forma de terror ou de maus tratos na hora que deveria ser o momento mais mágico da sua vida!! Por isso viemos tranquilizar às gravidinhas e informar que não é sempre dessa forma, a indução é uma forma de dar inicio ao trabalho de parto por diversos motivos, inclusive que podem salvar a vida do seu bebê.

A indução de parto é uma alternativa dos médicos em forçar e acelerar o trabalho de parto, fazendo que inicie mais rápido. É um método considerado seguro, mas só deve ser utilizado quando realmente necessário. Como é o caso de uma gestação ter ultrapassado as 40 semanas e o medico encontrar algum risco para mãe e bebê. Este método é utilizado para forçar que a mãe consiga dar a luz ao bebê por meio do parto normal, visando à qualidade do parto, da saúde do bebê e também da melhor recuperação da mulher.

A indução de parto também é uma alternativa antes de partir para uma cesárea. Se for possível o bebê nascer do método normal dão preferência para esta opção. Claro que não são todos os médicos que visam este ponto, já outros vendo a facilidade e a rapidez do parto, preferem partir imediatamente para a cesárea e já concluir a situação. Fatores como as condições do colo do útero deverão ser analisadas antes da indução, caso seja constatado que já esta “maduro”, só de romper a bolsa amniótica o trabalho de parto em alguns casos tem início.

Caso esse método de indução não funcione, a segunda opção é a aplicação de ocitocina diretamente na veia. Normalmente o efeito deste hormônio sintético é de aumentar as contrações e a dilatação ser mais rápida, porém não é em todos os casos que ela funciona e mesmo após a introdução do medicamento, o trabalho de parto não dar sequência. Durante todo o processo de indução, serão acompanhados os avanços do trabalho de parto e junto serão monitorado os batimentos cardíacos do bebê, e se notado “algo de errado”, o medico pode optar pela cesariana como é o caso dos batimentos cardíacos do bebê reduzir.

Como é o Parto Induzido? E se a Indução Não Funcionar?

O parto correrá exatamente como se não tivesse induzido, mas o trabalho de parto acontecerá de forma mais intensa. O processo que seria natural como o rompimento da bolsa, a dilatação, assim como as contrações, começarão a ocorrer com maior intensidade e de forma mais acelerada afim que o parto aconteça o mais rápido possível.

Se concentre na respiração, na melhor posição e mais confortável para aguentar as contrações e procure empurrar o bebê somente quando for solicitado. Se for possível, a anestesia epidural poderá ser aplicada visando diminuir os desconfortos das dores. A indução do parto nada mudará no nascimento do seu bebê a não ser a intensidade que irá ocorrer a partir do momento que foi iniciado.
Caso a indução de parto não funcione e o seu corpo não reaja da forma esperada pelos médicos, serão verificadas as condições de saúde da mãe e também do bebê. E se necessário darão sequencia para uma cesariana, para que o nascimento do bebê seja concluído de forma mais tranquila e segura para ambos.

Um fator de extrema importância é a de informar ao obstetra se já passou por uma cesariana anteriormente. A indução de parto não é muito aconselhada em caso de cesárea anterior ou cirurgia no útero, pois a introdução da ocitocina pode super estimular o útero provocando um rompimento ou até mesmo reduzir as necessidades de oxigênio do bebê, causando sofrimento fetal.

Veja também: Bolsa Rota – O Que é e Como Identificar

Foto: Marcos

Por Patricia Amorim Hoje mãe de 2 crianças e 1 adolescente, relato minhas experiências e historias de como engravidei e como é a minha rotina, os problemas que tive e outros que outras meninas possam vir a ter em uma gravidez ou mesmo se estão tentando engravidar, você pode encontrar aqui! Posts sobre assuntos diversos, todos relacionados com o universo que tanto amo, a maternidade. Quero dividir todas as dificuldades e também alegrias, lágrimas e sorrisos que ganhei e distribui durante essa jornada tão gratificante que é ser MÃE! para Famivita

  • Homepage
  • Serviços
  • Fluidoterapia Na Gravidez E Parto
  • Posso Pedir Para Induzir O Parto Com 40 Semanas Ou Devo Esperar Mais?

1 respostas

Posso pedir para induzir o parto com 40 semanas ou devo esperar mais?

Melhor seria esperar entrar em trabalho de parto espontaneamente... Lógico que deve ser acompanhada agora de perto até completar 41 semanas...

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Pode induzir o parto com 40 semanas?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Fluidoterapia na gravidez e parto

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

O que é parto induzido 40 semanas?

Como o nome diz, o parto induzido é um procedimento médico que envolve antecipar um parto, fazendo com que um bebê nasça antes do tempo previsto por meio do chamado parto normal.

Como induzir o parto naturalmente 40 semanas?

10 formas de induzir o parto naturalmente.
Tenha relações sexuais. O sexo é benéfico por três razões. ... .
Coma 6 tâmaras por dia no fim da gestação. ... .
Aposte nas comidas “quentes”, como gengibre, canela, pimenta, … ... .
Caminhadas longas. ... .
Exercícios. ... .
Acupuntura. ... .
Acupressão. ... .
Estimulação dos mamilos..

Estou com 40 semanas é não entrei em trabalho de parto?

Portanto, se você chegou até as 40 semanas e nada de bebê nascer, é importante contar com o acompanhamento médico para definir até quando é possível esperar e o que fazer. Caso a aflição e a ansiedade tome conta do momento, a melhor saída é dialogar com o médico e seguir suas orientações.

Quando não pode induzir o parto?

Pode-se considerar até que, quando há evidências de estresse fetal, má posição do bebê, prolapso do cordão umbilical ou histórico de cesariana, a indução do parto, em geral, não é recomendada.