Onde moisés recebeu os dez mandamentos

Um grupo de arqueólogos do The Doubting Thomas Research Foundation, acredita ter encontrado o monte Sinai, lugar onde Moisés, que liderou os israelitas na Bíblia, recebeu os Dez Mandamentos de Deus.

A montanha em questão se encontra no noroeste da Arábia Saudita, na cordilheira Jabal al-Lawz,  e se chama Jabal Maqla.

Os pesquisadores encontraram no sítio arqueológico várias evidências plausíveis que apontam para o monte Sinai bíblico.

Evidências

O presidente da Fundação, Ryan Mauro, disse ao The Sun que o Êxodo é um mito porque pouca ou nenhuma evidência foi encontrada. “Mova-se para a península Arábica e você encontrará evidências incrivelmente convincentes que correspondem ao relato bíblico”, disse ele.

Logo, acredita-se que a montanha Jabal Maqla seja a montanha real por vários motivos, incluindo os picos enegrecidos que podem ter sido queimados pelo sol ou pelo fogo.

Além disso, foi encontrado um local próximo que parecia um altar, que os especialistas acreditam que pode ter sido construído por Moisés. A montanha também fica perto da praia de Nuweiba, onde Deus abriu o mar para os israelitas passarem.

Monte Sinai

O Monte Sinai ficou conhecido por ser o local onde Moisés falou com Deus. O monte é um pico de granito com altitude de 2.285 metros. Segundo a Bíblia, foi lá que Moisés recebeu as Tábuas da Lei (Os Dez Mandamentos). Para chegar ao topo do Monte é preciso subir uma escadaria de 4 mil degraus. A 750 degraus abaixo do pico, encontra-se uma plataforma onde Aarão e os sábios esperavam enquanto Moisés subia para receber as Tábuas da Lei. Moisés foi instrumento de Deus para libertar os Israelitas da escravidão do Egito. Segundo a história bíblica, Moisés subiu ao monte “...e lá permaneceu quarenta dias e quarenta noites” (Êxodo 24:18). Naquele monte, Deus entregou as Tábuas da Lei para Moisés, enquanto Aarão e as autoridades aguardavam na plataforma. Disse ele às autoridades de Israel: "Esperem-nos aqui, até que retornemos. Arão e Hur ficarão com vocês; quem tiver alguma questão para resolver, poderá procurá-los". (Êxodo 24:14) As leis que constavam nas Tábuas diziam como os israelitas deveriam adorar a Deus, além de informar coisas que eles podiam ou não fazer. “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Mateus 22:37) Quer saber um pouco mais sobre o Monte Sinai, acompanhe a matéria sobre o local no programa Gerando Salvação, apresentado pela pastora Raquel Santigo. Nessa quinta-feira, a partir das 20h. Você não pode perder!

Um grupo de arqueólogos do The Doubting Thomas Research Foundation, acredita ter encontrado o tão citado monte Sinai, por onde Moisés liderou os israelitas e onde recebeu os Dez Mandamentos.

A montanha Jabal Maqla pode ser encontrada na cordilheira Jabal al-Lawz, no noroeste da Arábia Saudita. No sítio arqueológico foram encontradas várias evidências que os pesquisadores consideram plausíveis. 

Em declarações ao The Sun, o presidente da Fundação, Ryan Mauro, disse que “um dos motivos pelos quais muitos afirmam que o Êxodo é um mito, é porque pouca ou nenhuma evidência ainda foi encontrada. 

Assista (em inglês):

Sobre as evidências

“Mova-se para a península Arábica e você encontrará evidências incrivelmente convincentes que correspondem ao relato bíblico”, ele disse. 

O pastor, hebraísta e professor de Arqueologia, Luiz Sayão, disse que “não dá para dizer que realmente encontraram, mas há essa possibilidade. Essa sugestão existe já faz um tempo”, ele comentou ao Guiame. “Quando vou ao Egito paro perto de Nuweiba e acho que faz sentido”, compartilhou.

Onde moisés recebeu os dez mandamentos

Caminho sob a água, do Egito para Arábia Saudita (Imagem: Captura de tela/Youtube The Ryan Mauro Show)

Acredita-se que Jabal Maqla seja a montanha real devido a vários pontos, incluindo os picos enegrecidos que se acredita terem sido queimados pelo sol ou pelo fogo.  

Foi descoberto um local próximo que parecia ser um altar e, de acordo com os especialistas, pode ser o altar construído por Moisés. Além disso, a montanha também fica perto da praia de Nuweiba, onde Deus abriu o mar para Moisés e os israelitas. 

Qual foi o local que Moisés recebeu os dez mandamentos?

Êxodo 19—O Senhor faz convênios com o povo e aparece no Monte Sinai. Êxodo 20:1–22—São revelados os dez mandamentos. Êxodo 24:12, 18—Moisés fica no Monte Sinai por quarenta dias.

Quanto tempo Moisés passou no Monte Sinai até receber as Tábuas da Lei?

O Senhor usou Seu dedo para escrever Sua lei e Seus mandamentos nas tábuas de pedra. Por 40 dias, o Senhor ensinou muitas coisas a Moisés.

Onde estão guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos?

Em 2003, o Serviço Geológico declarou oficialmente que a tábua era genuína. O artefato foi então oferecido à venda ao Museu de Israel, que abriga boa parte dos tesouros do país.

Quanto tempo Moisés ficou no monte para receber os Dez Mandamentos?

A história de Moisés recebendo os Dez Mandamentos no Monte Sinai está entre as mais famosas da Bíblia. Moisés fica sozinho com Deus por quarenta dias, no topo de uma montanha. No final, ele desce com duas tábuas de pedra e seu rosto está radiante.