Onde foi encontrado o corpo de eliza samudio

Circula pelas redes sociais mensagens com imagens carros de resgate ou fotos de Eliza Samudio acompanhadas de legenda que diz: "Após 11 anos, mulher revela localização do corpo de Eliza Samudio e a frase 'Por isso nunca encontraram'. As legendas são acompanhadas de links que direcionam para publicações. É #FAKE.

Eliza Samudio desapareceu em 2010 e o corpo dela nunca foi encontrado. Questionada sobre mensagens que afirmam que o corpo de Eliza foi encontrado, a Polícia Civil de Minas Gerais diz não ter essa informação.

As mensagens que alegam que o corpo foi encontrado são falsas e propagadas por publicações que buscam ganhar dinheiro através de caça-cliques, de acordo com a mãe de Eliza Samudio, Sônia Moura, a advogada da família, Mônica de Moura Castro, e a ativista Maria do Carmo Santos, presidente do grupo Vìtimas Unidas e madrinha do filho de Eliza, Bruninho.

"Essas "notícias" têm sido bem rotineiras. Engraçado que eles não vão à fonte, não procuram a família ou a advogada, para saber se realmente procede ou não. Mas fazem esse tipo de publicação para ganhar likes. Porque aí você abre e não tem nada a ver. Um absurdo. Muita gente tá ganhando dinheiro porque monetiza o vídeo. Aí faz um tipo de chamada dizendo que o corpo da Eliza foi encontrado e as pessoas vão lá ver. Dias atrás eu estava vendo uma pessoa que estava com 1,5 milhão de visualizações e o vídeo dela estava monetizado", diz Sônia.

A advogada Mônica de Moura Castro afirma que a família tomou conhecimento de uma "reportagem" no ano passado afirmando que o corpo de Eliza supostamente tinha sido encontrado ou que ela tinha mandado uma mensagem mediúnica para uma pessoa sensitiva, mediúnica, e a partir daí sites menores, clickbait, passaram a reproduzir o conteúdo.

"Nós conversamos com ela [suposta sensitiva] de maneira informal. Expliquei a dor da família em ler aquele tipo de informação, que não é uma informação real. O corpo não foi encontrado. E o que isso gera no agravamento do luto, especialmente da dona Sônia. Ela tem uma piora. Até hoje ela não conseguiu enterrar a filha. Ver essas mensagens e saber qual o intuito disso é o que agrava ainda mais a situação. Expliquei também com propriedade a opinião da dona Sônia a respeito disso. A dona Sônia respeita todas as religiões, é uma mulher de extrema fé, uma pessoa evangélica, mas como mãe ela tem convicção de que não é a filha dela que manda esse tipo de mensagem. Ela acredita que tendo em vista a relação de amor e de afeto que ela tinha com a filha e que a filha tinha com o Bruninho, as únicas pessoas que ela entraria em contato, se ela tivesse que entrar em contato, seriam as pessoas da própria família."

A advogada informou também no sentido de que se eventualmente a pessoa tivesse alguma informação sobre o caso procurasse diretamente a delegacia de polícia.

De acordo com a advogada, a sensitiva se comprometeu a não mais explorar o assunto na internet. A advogada também falou com os responsáveis pelos sites que fizeram as primeiras publicações, que retiraram os links do ar, mas a mensagem falsa passou a ser republicada por sites menores e nas redes sociais.

"Em todos esses anos, a família da dona Sônia e a Eliza foram revitimizada, por conta desse acontecimento, do fato criminoso, e a dona Sônia até então não tinha procurado a justiça, mas agora que o Bruninho está crescendo e tem uma entendimento maior das coisas. Até por conta da própria evolução dele, a família está empenhada a procurar a Justiça e tomar todas as medidas cabíveis".

"Acho cruel estes boatos tanto com Sônia como com meu afilhado Bruninho", diz Maria do Carmo Santos. "É uma situação desconfortante para mim ficarem falando que acharam o corpo" diz Sônia. "Eu acredito que um dia vou saber. Mas isso vai depender muito das pessoas que cometeram o crime", diz ela.

As fotos de carro de resgate usadas em uma das mensagens falsas foram extraídas de uma publicação sobre a localização do corpo de um adolescente em Igaraçu do Tietê (SP) em buscas após suspeitas de afogamento.

O caso

Eliza Samudio desapareceu em 2010 e seu corpo nunca foi achado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade. Apenas em 12 de julho de 2012, após sentença publicada pela Justiça do Rio, Bruno se tornou legalmente pai da criança.

Bruno foi condenado a mais de 20 anos de prisão por participação na morte da modelo. Ele cumpre pena em regime semiaberto domiciliar desde 2019. Atualmente, ele tem uma loja de açaí em São Pedro D'Aldeia, na Região dos Lagos. A defesa dele entrou com um pedido de liberdade condicional na Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio.

Essa mensagem falsa já foi checada pela Lupa.

É #FAKE que corpo de Eliza Samudio foi encontrado — Foto: Reprodução

Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa

Onde foi encontrado o corpo de eliza samudio

Como identificar se uma mensagem é falsa

  • VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
  • Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

OUTRAS CHECAGENS DO FATO OU FAKE

Onde encontrar o corpo de Eliza Samudio?

Eliza foi morta em 2010 e seu corpo nunca foi encontrado. Ela teria sido levada para o sítio do goleiro Bruno, em Esmeraldas, na Grande BH.

É verdade que Eliza Samudio apareceu viva?

O promotor Gustavo Fantini, que acompanha o inquérito sobre o desaparecimento de Eliza Samudio, afirmou, nesta segunda-feira (19), que Dayanne Souza, mulher de Bruno, afirmou em depoimento, na semana passada, ter visto Eliza viva no sítio do goleiro, em Esmeraldas (MG), em 10 de junho.

O que diz carta psicografada de Eliza Samudio?

Na suposta carta, narrada pela sensitiva, Samúdio dá detalhes do crime bárbaro e diz a localização de onde os autores cometeram o assassinato. “Foi cruel, foi horroroso. Eu tentava pedir socorro, mas ninguém me ouviu. Meu pescoço doía tanto, apertaram, até faltar oxigênio no meu corpo.