Óleo de rosa mosqueta serve para quê

O óleo de rosa mosqueta atenua estrias, manchas na pele e previne o envelhecimento; saiba como

O óleo de rosa mosqueta é uma solução extraída de uma planta ornamental que oferece diversos benefícios terapêuticos para a pele.

A rosa mosqueta ou rosa rubiginosa, como é chamada cientificamente, é de origem oriental e nasce em clima frio e chuvoso. A extração do óleo é feita com auxílio de uma prensa e sua composição é rica em ácidos graxos insaturados como: ácido oléico, linoleico e linolênico. Possui também vitamina A e C.

Saiba mais: Água de arroz: benefícios para pele e cabelo

"Pode ser apresentado em graus variáveis de pureza e misturado a outros ativos", ressalta a dermatologista Sylvia Ypiranga, Assessora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Outros nomes: Rosa canina L e Óleo de Rosa Canina.

Saiba mais: Óleo de melaleuca: para que serve, benefícios e como usar

Por ser um óleo rico em ácidos e vitaminas essenciais para a pele, sua ação anti-inflamatória, antioxidante e hidratante são elementos que beneficiam a barreira lipídica do corpo e rosto, principalmente quando se trata de peles ressecadas, promovendo uma ação regeneradora e cicatrizante.

Confira os principais benefícios desse poderoso óleo:

  • Prevenção ou atenuação de estrias
  • Auxílio na recuperação de queimaduras e na cicatrização
  • Eliminação ou atenuação de manchas na pele
  • Prevenção do envelhecimento precoce
  • Hidratação da pele.

Prevenção ou atenuação de estrias: as estrias são causadas quando as fibras elásticas e colágenas da pele são destruídas, isso geralmente acontece quando a pele é esticada em casos como a gravidez ou ganho de peso, por exemplo. Dessa forma, o óleo de rosa mosqueta pode ser usado como complemento no tratamento de estrias, auxiliando tecnologias como laser e microagulhamento. 

De acordo com a dermatologista Simone Neri, o óleo de rosa mosqueta não elimina por completo estrias brancas - que são aquelas mais antigas -, mas ele é capaz de atenuar bastante o seu aspecto.

Já em estrias mais recentes - aquelas em fase avermelhada que ainda estão em processo inflamatório -, o óleo pode eliminá-las e prevenir o aparecimento de novas. Pode ser usado, inclusive, em barrigas de grávidas para evitar o surgimento de estrias nesta região.

Saiba mais: Estrias na gravidez: como evitar e tratá-las após o parto

Auxílio na recuperação de queimaduras e na cicatrização: estimula a renovação celular, diminuindo a inflamação, a fim de recuperar a pele queimada.

Eliminação ou atenuação de manchas na pele: devido a sua ação antioxidante, o óleo de rosa mosqueta pode ser associados a tratamentos específicos em casos de melasma, conforme explica a dermatologista Sylvia Ypiranga.

Além disso, como citado anteriormente, este óleo é capaz de melhorar a regeneração celular graças a sua composição, atenuando manchas na pele. "Sua ação anti-inflamatória também pode clarear manchas que tenham essa origem", pondera Simone.

Vale lembrar que o uso de protetor solar é indispensável e insubstituível quando falamos de prevenção de doenças e manchas na pele.

Prevenção do envelhecimento precoce: a vitamina C e a ação antioxidante presente no óleo de rosa mosqueta auxiliam na recuperação da barreira cutânea da pele, evitando assim o aparecimento de rugas e linhas de expressão antes do tempo.

Há cremes antienvelhecimento específicos para o contorno dos olhos, do rosto e também para as mãos que contém na fórmula o óleo de rosa mosqueta, estes podem ser associados ao FPS diário para prevenir o envelhecimento precoce.

Hidratação da pele: por último e não menos importante, o óleo de rosa mosqueta deixa a pele macia com seu alto teor de hidratação que penetra nas camadas da cútis proporcionando uma pele viçosa.

Aplique algumas gotas sobre o local da pele que deseja tratar e espalhe em movimentos circulares até notar que óleo foi completamente absorvido.

Óleo de rosa mosqueta no rosto e corpo: A dermatologista Sylvia recomenda a utilização do produto após o banho, que é quando a pele está limpa e necessita de hidratação, recebendo melhor o óleo.

Óleo de rosa mosqueta no cabelo: As especialistas também indicam o uso do óleo de rosa mosqueta para cabelos secos, podendo ser acrescentadas algumas gotas em cremes de hidratação para potencializar os efeitos.

Não há contraindicação para o uso do óleo de rosa mosqueta puro, mas pode ser que eventualmente cause dermatite de contato, principalmente quando misturado a outros ativos e essências (fragrâncias).

Além disso, se você tem pele muito oleosa, talvez não goste do toque "grudento" que o produto deixa no rosto e no corpo.

Dessa forma, o ideal é se consultar com um dermatologista para entender se o óleo será benéfico e se pode ser associado a outros tratamentos que você precisa para ter a pele que tanto deseja.

Pode ser encontrado em farmácias e lojas de óleos essenciais. É importante ressaltar que é possível achar o óleo de rosa mosqueta puro ou misturado com outros produtos.

Saiba mais: Benefícios do óleo de rícino para a pele e cabelo

  • Médica dermatologista, Sylvia Ypiranga, Assessora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), CRM 89062
  • Médica dermatologista, Simone Neri, CRM 80919.

Como usar o óleo de rosa mosqueta para clarear manchas no rosto?

Muitas pessoas misturam algumas gotinhas da substância em um produto hidratante (corporal ou facial) para otimizar o poder do cosmético. Outra dica é aplicar o óleo diretamente em cima de uma mancha ou cicatriz que você queira amenizar. Caso use pela manhã, não deixe de aplicar o protetor solar após o óleo!

Pode usar o óleo de rosa mosqueta puro no rosto?

Uma opção de como usar rosa mosqueta no rosto é para remover maquiagem, principalmente ao redor dos olhos. Nesse caso, o óleo pode ser usado puro, com algumas gotas em cotonete ou algodão, evitando contato com as mucosas.

Qual o benefício do óleo de rosa mosqueta?

O Óleo de Rosa Mosqueta é rico em ácidos graxos essenciais que são importantes para a manutenção da integridade e regeneração cutânea. Por isso, seu uso é muito indicado para atenuar cicatrizes, estrias, queimaduras, cortes fechados e assaduras.

Pode usar óleo de rosa mosqueta no rosto durante o dia?

O óleo de rosa mosqueta pode ser usado de dia. Se o fizeres, recomendo-te que o apliques logo pela manhã, puro ou misturado com um hidratante, sempre após a limpeza de pele. Após isso, é indispensável passar sempre protetor solar, de forma a prevenir o aparecimento de manchas.