O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

Índice

  • 1. Atualize os drivers do Windows 10 se o dispositivo USB não for reconhecido
  • 2. Mude a porta se o dispositivo USB não for reconhecido
  • 3. Atualize os drivers USB se o dispositivo USB não for reconhecido
  • 4. Atualize os drivers da porta se o dispositivo USB não for reconhecido
  • 5. Verifique o hardware do Windows 10 se o dispositivo USB não for reconhecido
  • 6. Atualize o Windows 10 se o dispositivo USB não for reconhecido
  • 7. Reinstale os drivers do Windows 10 se o dispositivo USB não for reconhecido
  • 8. Restaure o Windows 10 se o dispositivo USB não for reconhecido
  • 9. Configure o USB se o dispositivo USB não for reconhecido
  • 10. Correção de desabilitação de inicialização rápida de USB
  • 11. Corrigir USB ao verificar o gerenciamento de energia do controlador USB
  • 12. Corrigir dispositivo USB não reconhecido com CMD
  • 13. Corrigir USB usando o solucionador de problemas

Trabalhar com o nosso computador é algo que fazemos continuamente, seja para trabalho profissional ou para alguma tarefa pessoal ou de lazer. São múltiplas as funções que estes dispositivos nos proporcionam e ainda mais quando são complementados com acessórios ou periféricos. Um dos elementos que mudou de hábito foi a memória USB, que conseguiu substituir os antigos disquetes ou os revolucionários CDs e DVDs. Com um pen drive pudemos salvar mais informações e era muito mais fácil de usar e transportar. Mas às vezes, ao conectar nossos dispositivos, podemos encontrar o erro "O último dispositivo USB que foi conectado a este computador não funcionou corretamente e não podemos usá-lo". Como o dispositivo USB não é reconhecido, não podemos acessá-lo e, portanto, ver as informações que contém, um erro que pode nos deixar de cabeça para baixo.

O destaque de uma memória USB é sua flexibilidade de uso, pois tem várias opções. O mais comum é usá-lo para o que foi originalmente planejado, como uma memória de armazenamento para armazenar nossos arquivos. Mas não é tudo, já que poder hospedar informações significa poder convertê-las, por exemplo, em uma memória de boot para o nosso computador com qualquer Sistema Operacional.

Esta função é realmente útil porque aproveitamos sua capacidade de armazenamento e sua portabilidade. Mas indo além, um USB pode salvar nossas vidas de forma informatizada, pois também pode ser nossa cópia de backup, ou seja, um backup para restaurar nosso Sistema quando ele estiver danificado ou falhar. Mantenha tudo seguro em um tamanho físico tão pequeno e evite que o último dispositivo USB que conectei a este computador não funcione corretamente windows 10.

Mas às vezes, esse pequeno USB nos dá problemas que não sabemos como resolver primeiro. Um deles que os usuários relatam é não ser capaz de abrir USB formatado no Mac, mas no Windows, pois há incompatibilidade do sistema de arquivos. Este aspecto não é do conhecimento de todos e é parte do conhecimento que se deve ter sobre o USB para um uso mais correto.

Muitos de nós ou nossos conhecidos já encontramos um problema que às vezes pode nos afetar de forma notável e é a famosa mensagem do Windows: "O dispositivo USB não é reconhecido" O último dispositivo USB conectado a este computador não funcionou corretamente , e o Windows não o reconheceu.

Possíveis problemas com USBEste problema pode ocorrer devido a algumas circunstâncias, como:

  • Desligamentos inesperados do sistema.
  • Danos ao dispositivo USB.
  • Drivers não atualizados.
  • Problemas simples na comunicação portuária.

A desvantagem de tudo isso é que essa mensagem geralmente aparece quando mais precisamos acessar as informações contidas no drive USB, o que não é bom. A Solvetic traz neste estudo algumas soluções a considerar quando tivermos essa mensagem chata diante de nós. Vamos revisar as opções que podemos acessar.

Nem sempre há uma solução única para resolver o problema e é que no mundo da tecnologia diversos fatores tendem a se reunir para que algum tipo de falha ocorra. Isso se traduz em dificuldade de encontrar o motivo de um problema tecnológico, algo que nos enlouquece. Por isso é melhor ter um manual completo como este no qual nos basearmos para começar a buscar soluções.

Soluções anteriores para reparar USBAntes de ver todas as medidas que podemos tomar, vamos indicar algumas opções preliminares simples para descartar:

  • Desconecte o PC da alimentação e reconecte-o à fonte de alimentação.
  • Remova o USB conectado do PC e reinicie o sistema.
  • Verifique se os cabos principais estão bem conectados.
  • Conecte outro dispositivo USB para ver se ele retorna o mesmo erro.
  • Tente o mesmo USB em outro computador, se possível.

Uma das tecnologias mais utilizadas graças à sua simplicidade e compatibilidade com milhares de dispositivos é o USB (Universal Serial Bus) que é amplamente reconhecido pelos diversos sistemas operativos que utilizamos.

Nos sistemas operacionais Windows podemos verificar que ao conectar um novo dispositivo USB inicia automaticamente o processo de carregamento de seus drivers para que seja reconhecido e, portanto, tenhamos o acesso necessário ao dispositivo tanto em nível de leitura como de escrita.

Um dos erros mais frequentes que encontramos ao trabalhar com dispositivos USB é a mensagem "O dispositivo USB não é reconhecido" e embora possamos ver como as novas tecnologias são desenvolvidas ao nível do sistema operacional, este erro ainda é frequente e afetará o acesso ao dispositivo USB afetado.

Lembre-se de que todos os dispositivos USB são plug & play (conectar e desconectar), portanto, apenas conectando-os, ele será reconhecido.

Aqui estão alguns motivos pelos quais esse erro é gerado e como podemos fornecer uma solução eficaz.

1. Atualize os drivers do Windows 10 se o dispositivo USB não for reconhecido

Uma das principais causas que geram o referido erro é um erro nos drivers do dispositivo USB e apesar de desde o Windows Vista, e ainda mais no Windows 10, ao instalar o sistema operativo carregam-se centenas de drivers que permitem a operacionalidade do Dispositivo USB às vezes esses drivers falham e a comunicação entre o sistema e a porta USB é incorreta. Alguns motivos pelos quais os drivers podem falhar são:

  • Erros na atualização.
  • Presença de vírus ou malware.
  • Procedimento incorreto para desconectar o dispositivo USB.
  • Erros de fábrica no dispositivo.

Para resolver isso, podemos recorrer ao Windows Update que é responsável por pesquisar e atualizar não só o sistema operacional, mas também os dispositivos de hardware nele incluídos. Caso o Windows Update não ofereça uma solução viável, podemos ir ao site do fabricante, caso seja uma marca reconhecida como Kingston, Logitech, Samsung, etc., para fazer o download dos respectivos drivers a partir daí.

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

Para atualizar nossos drivers e ter certeza de que os drivers de nosso equipamento estão perfeitamente atualizados, você tem o seguinte tutorial. Isso se aplica a todos os tipos de controladores, portanto, se você quiser atualizar outros, este tutorial também o ajudará.

2. Mude a porta se o dispositivo USB não for reconhecido

Esta opção é muito simples, como todos sabemos, os computadores possuem pelo menos 4 portas USB (não importa se 2.0 ou 3.0) e a primeira opção que podemos fazer é desconectar a porta USB e conectá-la a outra porta, isso muitas vezes resolve o problema e nos dá a entender que pode haver uma falha na porta, mas não em nosso dispositivo.

Pode parecer muito simples, mas outra opção que tira essa dor de cabeça é simplesmente reiniciar nosso sistema operacional, pois muitas vezes os processos ou serviços podem causar erros e um simples reinício fará com que tudo volte ao seu curso normal, daí a grande fama que todos nós do mundo da TI temos e que não temos que descartar a solução de problemas, em alguns casos, com uma simples reinicialização do sistema.

Lembre-se de fechar todos os aplicativos ou programas em que estamos trabalhando e uma dica é desconectar a memória USB do computador, o motivo é simples, alguns computadores têm seu boot configurado a partir do USB ou alguns programas são executados a partir daí e reinicie o sistema sem remover o USB pode nos trazer mais problemas.

3. Atualize os drivers USB se o dispositivo USB não for reconhecido

Outra causa comum para a exibição deste erro é a utilização de drivers inadequados ou antigos do controlador, lembre-se que hoje temos USB 3.0 e podemos estar utilizando drivers 2.0 que afetarão a comunicação ótima com o dispositivo.

Passo 1
Para atualizar os drivers, iremos ao Gerenciador de Dispositivos usando qualquer uma das seguintes opções:

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece
PROLONGAR

Passo 2
Lá exibiremos as opções da linha Universal Serial Bus Controllers e lá poderemos observar o dispositivo com falha por apresentar a mensagem “Dispositivo USB desconhecido”. Vamos clicar com o botão direito nele e selecionar a opção Atualizar driver:

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece
PROLONGAR

etapa 3
A seguinte janela será exibida:

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

Passo 4
Temos duas opções:

  • Pesquise o driver na web automaticamente.
  • Encontre o driver localmente se o tivermos baixado do site do fabricante.

Etapa 5
No caso de selecionar a opção de busca local, a seguinte janela será exibida. Como podemos ver, temos a possibilidade de escolher um driver de uma lista compatível com o sistema operacional, se selecionarmos esta opção podemos escolher o fabricante e o tipo de dispositivo.

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

4. Atualize os drivers da porta se o dispositivo USB não for reconhecido

Todos nós reconhecemos as portas USB localizadas na placa do nosso equipamento:

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

Essas portas são conectadas eletronicamente à placa e, portanto, em muitas ocasiões, o próprio controlador apresenta algum tipo de erro.

Para resolver isso podemos verificar que tipo de placa instalamos e acessar o site do fabricante para buscar as atualizações necessárias para esses drivers.

5. Verifique o hardware do Windows 10 se o dispositivo USB não for reconhecido

Além das causas mencionadas, podemos realizar as seguintes validações para solucionar o erro em questão.

  • Conecte o dispositivo USB em outra porta disponível para descartar que o erro esteja sendo gerado no dispositivo.
  • Reinicie o computador para que todos os processos e serviços, incluindo drivers, sejam carregados novamente.

Desconecte e reconecte o dispositivo USB na mesma porta, pois pode haver um erro na forma de conexão. Através do Device Manager temos a oportunidade de realizar uma análise em busca de alterações de hardware dentro da qual podemos ver, se aplicável, as alterações nos dispositivos USB.

Passo 1
Para isso acessamos o Gerenciador de Dispositivos e lá clicaremos com o botão direito sobre o nome do computador e selecionaremos a opção "Buscar alterações de hardware":

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece
PROLONGAR

Passo 2
Outra opção disponível é editar o registro de gerenciamento de energia do dispositivo USB e para isso, no gerenciador de dispositivos, clicaremos com o botão direito do mouse no USB com falha e selecionar a opção Propriedades e na janela exibida iremos para a guia Detalhes e Em no campo Property selecionamos a opção Path to the device instance:

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

etapa 3
Devemos levar em consideração a linha de caminho da instância do dispositivo USB. Agora vamos para o editor de registro usando a seguinte combinação de teclas e executando o comando regedit.

+ R

Regedit

Passo 4
Iremos para o seguinte caminho:

HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Enum \ USB \ {Instance Path} \ Device Parameters

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

Etapa 5
No painel central será necessário editar o valor DWORD. Clique em OK e será necessário reiniciar o sistema para aplicar as alterações.

EnhancedPowerManagementEnabled com o valor zero (0):

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

ObservaçãoCaso o valor DWORD não esteja disponível, será necessário criá-lo clicando com o botão direito e selecionando a opção Novo / valor DWORD (32 bits).

Etapa 6
Temos a opção de mostrar dispositivos ocultos no gerenciador de dispositivos, pois alguns deles podem causar conflitos com os atuais e, portanto, gerar o erro. Para isso, devemos abrir um console de prompt de comando como administradores e executar os seguintes comandos:

set DEVMGR_SHOW_DETAILS = 1 set DEVMGR_SHOW_NONPRESENT_DEVICES = 1 start devmgmt.msc

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece
PROLONGAR

Etapa 7
O último comando abrirá o Gerenciador de Dispositivos onde podemos ir ao menu Exibir e lá selecionar a opção Mostrar dispositivos ocultos e aí tomar as ações necessárias.

Por fim, outra das opções disponíveis é verificar a memória RAM do equipamento já que em algumas ocasiões, muito poucas, o erro aparece devido à perda de dados da memória, por isso é aconselhável desligar o equipamento, retirar os módulos de memória RAM e conecte-os novamente.

Com essas alternativas, sem dúvida, teremos uma solução para esse erro nos dispositivos USB.

6. Atualize o Windows 10 se o dispositivo USB não for reconhecido

Esta atualização da Microsoft afeta computadores com Windows 8, 8.1, 10 e Windows Server 2012, e a falha que apresenta é que o sistema às vezes desativa a porta USB depois de removida com segurança e, portanto, é aconselhável baixar esta atualização KB2830154 para verificar se nosso problema tem solução.

KB2830154

Como você pode ver, a Microsoft o listou como um erro comum em sistemas Windows que tem uma solução.

7. Reinstale os drivers do Windows 10 se o dispositivo USB não for reconhecido

Outra alternativa que temos é ir ao gerenciador de dispositivos novamente e, desta vez, selecionar a opção Desinstalar na opção do dispositivo de armazenamento USB.

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

Veremos a seguinte mensagem:

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

Aceitamos e procedemos à reinstalação dos drivers novamente para validar se o problema foi resolvido.

8. Restaure o Windows 10 se o dispositivo USB não for reconhecido

Uma das últimas opções que podemos fazer (embora possa causar mais problemas) é restaurar nosso Windows 10 para um ponto anterior onde sabíamos que as portas estavam funcionando corretamente. Deve estar habilitado, mas na Solvetic recomendamos esta opção como última alternativa, pois ao restaurar o sistema podemos deletar os programas instalados, mas não os arquivos criados ou editados.

Aqui deixamos um tutorial para habilitar isso no Windows 10 e poder usá-lo.

Como vimos, temos várias opções que nos permitem reativar nossas portas USB e não ter a dor de cabeça de não poder acessar as informações contidas em nosso dispositivo externo.

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

9. Configure o USB se o dispositivo USB não for reconhecido

Às vezes acontece que a suspensão seletiva é ativada, o que faz com que o dispositivo USB pare de funcionar. Desativar esta suspensão USB seletiva pode forçar o sistema a reconhecer o novo dispositivo.

Passo 1
Para isso, vamos ao seguinte caminho:

  • Painel de controle
  • Hardware e som
  • Opções de energia
  • Editar plano de energia

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

Passo 2
Selecione "Alterar configurações de energia avançadas".

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece
PROLONGAR

etapa 3
Em "Configuração de suspensão seletiva de USB", alteramos a configuração para desativado. Em seguida, clique em OK e em Aplicar.

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

10. Correção de desabilitação de inicialização rápida de USB

Um dos recursos integrados aos sistemas Windows 10 é o Quick Launch. Este utilitário nos permite otimizar o sistema e agir com mais rapidez. Pode ser denominado como uma fusão entre o modo de hibernação e o desligamento total. A inicialização rápida é um desligamento sutil que mantém algumas das informações de um arquivo no modo de hibernação quando o computador é desligado.

Quando você liga o PC, o sistema alimenta esses arquivos para iniciar novamente mais rapidamente. Em conclusão, o sistema iniciará de um modo de hibernação e não de um desligamento total.

O início rápido está vinculado ao modo de hibernação, portanto, teremos que ter este último habilitado para que funcione. É possível que devido ao uso deste modo, o USB não esteja sendo reconhecido corretamente e por isso gere erros. Continuaremos a desativá-lo para verificar se esse é o erro.

11. Corrigir USB ao verificar o gerenciamento de energia do controlador USB

As configurações de energia do hub de raiz USB podem não estar configuradas corretamente e precisam ser ajustadas da seguinte forma.

Passo 1
A primeira coisa será abrir o Gerenciador de Dispositivos a partir daqui:

Passo 2
Agora expanda a categoria de "Controladores de barramento serial universal".

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece
PROLONGAR

etapa 3
Você verá que a opção de "USB Root Hub" aparece. Clique com o botão direito e clique em "Propriedades".

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece
PROLONGAR

Passo 4
Vá para a guia Gerenciamento de energia e desmarque a opção "Permitir que o dispositivo desligue este dispositivo para economizar energia".

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

12. Corrigir dispositivo USB não reconhecido com CMD

Passo 1
Abrimos a janela de execução com a seguinte combinação e executaremos o seguinte comando:

+ R

Diskpart

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

Passo 2
O console de comando será aberto com o diskpart

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece
PROLONGAR

etapa 3
Agora usaremos o seguinte comando para ver a lista de unidades conectadas onde seu USB deve aparecer.

lista de disco

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

Passo 4
Neste caso, nosso disco é 1, então executaremos este comando. Você pode identificar seu USB pelo tamanho que você verá na lista.

selecione o disco 1

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

Etapa 5
Agora vamos esvaziar o disco completamente usando este comando:

limpar

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece

Etapa 6
Agora para formatar o USB faremos os seguintes comandos:

listar disco (para ver as unidades ativas) Selecione o disco X (escolha o volume para formatar) crie a partição primária selecione a partição 1 (selecione a partição criada)

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece
PROLONGAR

Etapa 7
Por fim, formatamos o USB com um destes comandos de acordo com o formato que queremos:

formato fs = formato ntfs fs = formato fat32 fs = exfat

13. Corrigir USB usando o solucionador de problemas

O próprio Windows 10 inclui uma ferramenta completa e útil com a qual podemos resolver problemas em nosso sistema. Este utilitário permite-lhe reparar erros dentro do computador facilmente já que permite escolher o tipo de erro que pode ter no seu computador, seja impressora, actualizações de som … Entre eles podemos tentar encontrar automaticamente uma solução para USB problemas e é por isso que é interessante saber como funciona para enfrentar problemas de reconhecimento de USB.

O manual a seguir fornece as etapas necessárias para poder usar o Solucionador de problemas e reparar erros que podem aparecer quando tentamos conectar um dispositivo USB em nosso sistema Windows 10.

Com essas alternativas, sem dúvida, teremos uma solução para esse erro de reconhecimento em dispositivos USB do Windows 10,8 7.

O ultimo dispositivo usb conectado teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece
Consertar drive USB corrompido sem formatar o Windows 10, 8, 7Tutorial para saber como consertar um pendrive USB corrompido de diferentes maneiras sem precisar formatar no Windows 10.

Como resolver o último dispositivo USB conectado teve um mau funcionamento?

Pressione as teclas Windows + X em seguida escolha Gerenciador de dispositivos no menu. Procure o dispositivo com uma marca amarela e vermelha ao lado. Deve ser seu telefone ou outro dispositivo conectado. Clique com o botão direito do mouse no dispositivo e escolha opção Atualizar Driver.

O que fazer quando o Windows não reconhece um dispositivo USB?

Pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) na unidade de disco rígido USB externa com o problema e selecione Desinstalar. Depois que o disco rígido for desinstalado, desconecte o cabo USB. Aguarde 1 minuto e volte a conectar o cabo USB. O driver deve ser carregado automaticamente.

Como resolver dispositivo USB desconhecido falha na solicitação de descritor de dispositivo?

Reinicie o computador. Depois que o computador for iniciado, o Windows verificará as alterações de hardware automaticamente e reinstalará todos os controladores USB desinstalados. Verifique o dispositivo USB para verificar se ele está funcionando.

Como verificar a qual controlador O dispositivo USB está conectado?

No Gerenciador de Dispositivos, clique em Exibir e clique em Dispositivos por conexão. Na tela de Dispositivos por conexão, você pode ver facilmente o dispositivo de armazenamento em massa USB sob a categoria de Intel® USB 3.0 eXtensible Host Controller.