O sublimado corrosivo, a cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal pertencem

Algumas substâncias químicas são conhecidas por nomes populares. Assim tem-se, por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2), cal viva (CaO), potassa cáustica (KOH) e espírito de sal (HCl). O sublimado corrosivo, a cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal pertencem, respectivamente, às funções

  • a) ácido, base, óxido, ácido.
  • b) sal, sal, base, ácido.
  • c) ácido, base, base, sal.
  • d) sal, óxido, base, ácido.
  • e) ácido, base, sal, óxido.

Nome Professor: Nº de aulas: Carga horária: Assuntos: Prazo de acesso: Preço: R$ ()

Faltam dias para a Prova.

  • O curso é composto por:
  • Videoaulas baseadas no edital;
  • Análise do conteúdo programático da disciplina;
  • Resumão na última aula.

ASSINAR

336 palavras 2 páginas

Funções Quimicas. Sais, Bases, Ácidos.
Funções Quimicas. Sais, Bases, Ácidos.

42 Prof. Marco Antonio Alves da Silva

7. Funções químicas

7.1. O que são funções químicas?

Funções químicas são os grupos pelos quais se distribuem as substâncias de acordo com as suas propriedades funcionais.

7.2. Funções inorgânicas

7.2.1.

7.2.2.

7.2.3.

7.2.4.

Indicador ácido-base é uma substância que apresenta uma determinada coloração em meio ácido e outra em meio básico.

Ácidos
Ácido é todo composto que, dissolvido em água, origina H+ como único cátion (o ânion varia de ácido para ácido).
Bases
Base é todo composto que, dissolvido em água, origina HO- como único ânion (o cátion varia de base para base).
Sais
Sal é um composto iônico que contém um cátion proveniente de uma base e um ânion proveniente de um ácido.
Óxidos

Óxido é todo composto químico formado pelo oxigênio e um outro elemento que não seja o flúor.

Ametal + oxigênio = óxido molecular

Metal + oxigênio = óxido iônico

Química Geral 43

7.3. Funções orgânicas

O átomo ou grupo de átomos que caracteriza a fórmula estrutural de uma certa função química é chamado de grupo funcional.

7.4. Exercícios
01 – Algumas substâncias químicas são conhecidas por nomes populares. Assim temos, por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2), cal viva (CaO), potassa cáustica
(KOH) e espírito de sal (HCl). O sublimado corrosivo, a cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal, pertencem, respectivamente, às funções:
a) ácido, base, óxido, ácido.
d) sal, óxido, base, ácido.
b) sal, sal, base, ácido.
e) ácido, base, sal, óxido.
c) ácido, base, base, sal.
02 – Verifica-se a alteração na cor do chá-mate ao se adicionarem gotas de limão.
a) Como se explica?
b) Como retornar a cor original?
Conselho: Não beba o chá ao fim da experiência.
03 – Uma pessoa recebeu uma amostra de um líquido incolor. Esse líquido era uma solução aquosa de uma das


Relacionados

  • Trabalho quimica

    1383 palavras | 6 páginas

    Científico: Bateria de Latinha de Alumínio Trabalho realizado pelo grupo de alunos da FTEC - Ensino Superior referente ao projeto requisitado em aula para fins de obtenção de nota do Grau A. Orientador: Airton de Oliveira Garcia Porto Alegre 2015 Resumo O trabalho em pauta retrata as diferentes etapas de um experimento realizado com técnicas de produção de energia a partir de uma reação química. O experimento serve para demonstrar….

  • Trabalho de química

    1070 palavras | 5 páginas

    Introdução Nesse trabalho vou falar sobre o Processo de separação de misturas e de Materiais de laboratório e segurança. Na química o processo de separação de misturas é utilizado para separar substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes. Esse processo é muito utilizado no dia a dia para tratamento de esgotos, em exame de sangue entre outros. Já em materiais de laboratório e segurança, foi falado sobre os cuidados que se deve ter em um laboratório e os materiais que se usam….

  • Trabalho de química

    476 palavras | 2 páginas

    1 é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia.2 3 O desenvolvimento desta ciência teve como base as observações de experimentos, sendo portanto, considerada uma ciência experimental. O cientista irlandês Robert Boyle é tido por muitos como o iniciador da química moderna, já que, em meados do século XVII, ele executou experimentos planejados, estebelecendo através deles generalizações….

  • trabalho de quimica

    376 palavras | 2 páginas

    Os investimentos na indústria química brasileira têm potencial para criar mais de 2 milhões de empregos, segundo um estudo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). “Setores emergentes como o do petróleo, de fontes renováveis de energia e nanotecnologia abrem perspectivas de ampliação do campo de trabalho”, diz Carla Maria Nunes Azevedo, coordenadora do bacharelado da PUCRS. O bacharel atua na indústria, em instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, e em órgãos públicos….

  • TRABALHO DE QUIMICA

    492 palavras | 2 páginas

    Trabalho de Química Armas Químicas Professora: Maria Aluna: Júlia M. Lourenço nº 21 3ºB Armas Químicas As armas químicas tem um alto poder de destruição, porém, não se assemelham aos poderes das armas biológicas, pois estas atuam de forma grandiosa, causando impacto em grandes quantidades de pessoas por transmissão de vírus e bactérias, sem odores e nem sabores, no entanto as armas químicas também têm o seu poder. Quando se fala de armas químicas, não se refere….

  • Trabalho de quimica

    1890 palavras | 8 páginas

    Relatório do 2º Trabalho de Química Orgânica Separação e purificação de compostos orgânicos (2 sessões) 1ª sessão: Separação da p-toluidina, ácido benzóico e naftaleno 2ª sessão: Purificação do ácido Trabalho realizado por: Ana Patrícia Filipe nº62829 Gonçalo Rodrigues nº62827 MEBM p-toluidina ácido benzóico naftaleno 2 Índice: 1.Resumo .................................................................................................................................. 3 2.Introdução….

  • Trabalho de quimica

    2130 palavras | 9 páginas

    Trabalho apresentado à Universidade Uberaba como parte das exigências à conclusão do componente curricular Fenômenos Físicos e Químicos do I semestre/2013 do Curso de Engenharia Elétrica/Civil. Prof(ª) Marcos Cesar de Oliveira UBERABA - MG SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 2 O QUE É QUÍMICA 3 3. PORQUE ESTUDAR QUÍMICA 3 4.COMO ESTUDAR QUÍMICA 4 5.QUEM USA A QUÍMICA 4 6. CRONOGRAMA DE ESTUDO DE QUÍMICA NA ENGENHARIA….

  • trabalho de quimica

    695 palavras | 3 páginas

    Trabalho 2 Química Velocidade de reação x Equilíbrio químico 1. Introdução A velocidade de uma reação, é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores. aA + bB → cC + dD Reagentes Produtos Um exemplo na nossa vida prática, é a combustão….

  • TRABALHO DE QUÍMICA

    1669 palavras | 7 páginas

    Riscos ( Portaria do Ministério do Trabalho, MT no. 3214, de 08/06/78) Dentre os riscos nos laboratórios de ensino e pesquisa, podemos citar a aqueles relacionados com a exposição aos agentes biológicos, ás substâncias químicas, agentes físicos, ergonômico e de acidentes. O correto armazenamento dos solventes, reagentes, vidrarias, utilizando locais bem definidos e adequadamente identificados com simbologia preconiza, minimiza os riscos de acidentes de trabalho (Carvalho, 1999, p.69). 2. OBJETIVOS….

  • Trabalho de Quimica

    792 palavras | 4 páginas

    Trabalho de Química Santo André 2014 Nathan Luiz Barbosa do Nascimento Trabalho de Química Trabalho bimestral da matéria de química. Objetivo de conhecer melhor alguns elementos da tabela periódica desde sua descoberta até suas finalidades atuais. Finalidade à entrega para professora Débora Lourenço Santo André 2014 1 Nathan Luiz Barbosa do Nascimento Trabalho de Química Trabalho será apresentado….

Outros Trabalhos Populares

Qual e a forma do sublimado corrosivo?

Assim temos, por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2), cal viva (CaO), potassa cáustica (KOH) e espírito de sal (HCl). O sublimado corrosivo, a cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal pertencem, respectivamente, às funções: a) ácido, base, óxido, ácido.

Qual a função do sublimado corrosivo?

Antisséptico potente e veneno irritante.

Que são ácidos bases sais e óxidos?

As classes de ácidos, bases, sais e óxidos, são organizadas como funções químicas para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos, já que o número de substâncias é muito grande. Entretanto, elas podem se misturar por vezes, como é o caso de sais e óxidos, que podem apresentar caráter ácido ou básico.

Como as substâncias químicas são conhecidas por nomes populares assim temos por exemplo sublimado corrosivo?

Algumas substâncias de uso cotidiano são conhecidas por nomes populares desprovidos de qualquer regra de nomenclatura. Assim, temos, por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2 ), cal viva (CaO), potassa cáustica (KOH) e espírito de sal (HCl). Ácido, base, sal, óxido.