O rompimento do mundo feudal provocou o surgimento dos Estados Modernos

A formação do Estado Moderno é também uma consequência da ascensão da Burguesia, que provoca o declínio do poder feudal. É História no Enem e nos vestibulares. Veja no resumo:

A fase que antecede à formação do Estado Moderno corresponde ao período em que o modelo de poder na Europa era o Feudalismo. A Europa ocidental estava dividida em diversas unidades políticas, os chamados feudos. Neles o poder estava concentrado na mão dos senhores feudais (nobreza). O poder político era, portanto, centralizado nos senhores feudais, e desta forma descentralizado em relação à unidade maior.

A situação começou a mudar a partir do século XI, quando as relações feudais foram se alterando, abrindo caminho para a expansão comercial, cultural e política da  população que morava nos burgos – nome das cidades de então. Vem daí o nome Burguesia.

Ascenção da Burguesia x fim do Feudalismo

Com o crescimento dos burgos e do comércio um novo grupo social, a burguesia, aos poucos foi ocupando espaço nas relações de poder e rivalizando com a nobreza feudal.  É dentro deste contexto que ocorreu a crise do Feudalismo e surgiu uma nova estrutura política, com a formação do Estado Moderno.

Confira na aula gratuita e bem-humorada do professor Felipe as principais características do Feudalismo. Logo em seguida você entra no tópico dos Estados Modernos:

Muito bom este resumo com o professor Felipe. Bora continuar para entender os Estados Modernos.

A Formação dos Estados Modernos

Os Estados Modernos surgiram da união de interesses entre a burguesia, o rei e alguns membros da nobreza:

  • Para poder ter poder de fato sobre o seu reino, o rei precisava de apoio político e dos recursos econômicos da burguesia;
  • Os nobres precisavam do rei para retomar alguns privilégios perdidos com o fracasso das Cruzadas e garantir a manutenção de suas terras;
  • A burguesia tinha interesse em unificar o território, pois conseguiria vários benefícios: moeda única, padronização de pesos e medidas, leis unificadas, melhorias em estradas, segurança pública, tributo único devido ao rei.
  • Dica 1 – Você já estudou e aprendeu sobre os “Feudos”? É um conteúdo importante para o Enem e os vestibulares. Faça aqui uma revisão gratuita: https://blogdoenem.com.br/feudo-idade-media-historia/
    Dica 2 – Quer saber um pouco mais sobre o comércio e as cidades na chamada Baixa Idade Média (séculos XI a XV)? Então, veja aqui este post especial que o blog do Enem preparou para você: https://blogdoenem.com.br/baixa-idade-media/
Dica 3 – Quer saber o que os nobres desejavam ao participar das expedições militares religiosas promovidas pela Igreja católica: as Cruzadas? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra: https://blogdoenem.com.br/historia-cruzadas/

Resumo sobre o Estado Moderno:

Veja com o professor Allan, do canal do Curso Enem Gratuito, uma aula-resumo bem completa sobre o nascimento do novo modelo, com a Formação do Estado Moderno:

Os Estados Modernos, como você viu no resumo em vídeo, surgiram em momentos históricos diferentes e em situações distintas. Vamos ver como isso ocorreu?

Portugal – A centralização política iniciou no século XI com a chamada Reconquista (luta contra os árabes ou mouros). No século XII, Portugal já possuía um poder relativamente centralizado e forte.

O rompimento do mundo feudal provocou o surgimento dos Estados Modernos

Em 1385 (século XIV), com a Revolução da Dinastia de Avis (batalha contra os castelhanos pelo trono real), o rei João I (imagem no selo comemorativo), da Ordem de Avis, foi auxiliado pela burguesia e conseguiu se separar do reino de Castela (Espanha), e fortaleceu Portugal. A centralização política de Portugal no século XIV permitiu o seu pioneirismo nas Grandes Navegações.

Espanha – O processo de centralização política da Espanha foi bem mais longo que de Portugal. A quantidade de reinos independentes (Castela, Aragão, Leão, Navarra, condados catalães…) e a maior resistência dos mulçumanos dificultaram a centralização.

O rompimento do mundo feudal provocou o surgimento dos Estados Modernos

Apenas em 1469 com o casamento de Isabel de Castela com Fernando de Aragão (na imagem), os mouros foram derrotados (1492) e Granada reconquistada.  Anos depois Navarra também. Completava-se assim, a formação do reino da Espanha.

O novo reino pôde, enfim, investir nas navegações marítimas.

O rompimento do mundo feudal provocou o surgimento dos Estados Modernos
Fonte: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História Sociedade & Cidadania 6º. ano. 2ª. ed. São Paulo: FTD, 2012. p. 131. Os reinos de Portugal e Espanha formaram-se a partir dos territórios reconquistados que foram perdidos para os árabes.

França – Filipe Augusto, Luís IX e Filipe, o Belo, deram início à centralização política da França nos séculos XIII e XIV. Com a Guerra dos Cem Anos o nacionalismo francês foi reforçado na figura de Joana d’Arc, a primeira heroína da França como nação.

O rompimento do mundo feudal provocou o surgimento dos Estados Modernos

As guerras religiosas do século XVI prejudicaram a economia e a política francesa. Em 1598, com o Edito de Nantes (imagem), que dera liberdade de culto aos protestantes, é que o rei Henrique IV (na imagem, com a família) tornou-se forte perante a nobreza.

O rompimento do mundo feudal provocou o surgimento dos Estados Modernos
Fonte: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História Sociedade & Cidadania 6º. ano. 2ª. ed. São Paulo: FTD, 2012. p. 128.

No mapa da acima você vê o território francês antes do reinado de Filipe Augusto. O do centro, a França depois dele. Perceba como sob o seu reinado o território francês tornou-se três vezes maior.

Inglaterra – A centralização política teve início no século XII com Henrique II e terminou em 1485 (século XV) com a Guerra das Duas Rosas, quando Henrique VII subiu ao trono (imagem).

O rompimento do mundo feudal provocou o surgimento dos Estados Modernos
No caso inglês, com algumas exceções, a monarquia teve uma tendência mais moderada, pois, desde o princípio a burguesia adquiriu maior importância e ascendeu socialmente.

A Magna Carta (1215), imposta ao rei João Sem Terra, serviu para controlar os excessos reais ao dividir o poder do monarca com o parlamento.  

– Agora chegou a sua vez! Responda a esta questão de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.

Exercício sobre a Formação do Estado Moderno

(UEMS) – A formação do Estado Moderno foi resultado de um complexo de causas, entre as quais avulta o aparecimento de uma aristocracia comercial que havia tomado parte ativa nos movimentos de emancipação das cidades e que, em seu próprio interesse, reagia contra o feudalismo apoiando a realeza. As instituições que deram ao Estado Moderno suas características foram:

A) (     ) A injustiça real, que sobrepujou o direito de julgar dos antigos senhores; a moeda real, que substituiu a pluralidade de moedas cunhadas pelos nobres feudais.
B) (     )  A justiça real, que deu o direito de não julgar dos antigos senhores; a moeda real que não foi mais cunhada e que substituiu a pluralidade de moedas cunhadas pelos nobres feudais.
C) (     ) A justiça real, que sobrepujou o direito de julgar dos antigos senhores; a moeda real, que substituiu a pluralidade de moedas cunhadas pelos nobres feudais.
D) (     ) A justiça real, que sobrepujou o direito de julgar dos antigos senhores; a moeda real, que não substituiu a pluralidade de moedas cunhadas pelos nobres feudais.

Resposta: A alternativa correta é a letra “c”.

Com a formação dos Estados Modernos o rei ajudado pela burguesia, alguns membros da nobreza e o clero, passa a centralizar o poder em suas mãos. A justiça real prevalecer em todo o território nacional, assim como, a cunhagem de uma única moeda que substitui a cunhagem diversificada de moedas dos senhores feudais.

Como o rompimento do mundo feudal provocou o surgimento dos Estados modernos?

O rompimento do mundo feudal provocou o surgimento dos “Estados Modernos” na Europa ocidental nos séculos XV e XVIII. Assinale a alternativa que o descreve corretamente: a) Ascensão da burguesia industrial no poder, acompanhada de liberalização econômica e descentralização administrativa.

Como o declínio do mundo feudal as relações comerciais?

Com o declínio do mundo feudal, as relações comerciais aumentaram e a necessidade de expandir os mercados consumidores também. Começaram, então, a expansão comercial e a busca de metais preciosos no mundo. Esta prática econômica recebeu o nome de mercantilismo.

Como características gerais dos estados modernos que se organizavam na Europa ocidental no período que vai do século 15 ao século 18 Pode

Como características gerais dos Estados Modernos, que se organizavam na Europa Ocidental no período que vai do século XV ao XVIII, pode-se mencionar entre outros, a. consolidação da burguesia industrial no poder e a descentralização administrativa.