O que surgiu nas organizações da época, com o surgimento da Administração Científica

916 palavras 4 páginas

CEFET/RJ – DEPES/DEPEA

Professora: Marina Rodrigues Brochado

Aluno: João Pedro Aguilera Cardoso Data: 12/04/2012 Turma: Mecânica

Lista de Exercícios 01 2012-1

Administração Científica

1. Por que a Administração Científica foi criada? Em que ano? Porque diversos problemas nas operações fabris precisavam ser resolvidos, como a falta de incentivos para a melhora do desempenho do trabalhador, a falta de integração entre os departamentos da empresa e outros. Foi criada por volta de 1910

2. O que surgiu nas organizações da época, com o surgimento da Administração Científica? Nesta Teoria, como é o conceito das organizações? Surgiu-se um enorme avanço empresarial, com alguns princípios que agilizaram a produção, diminuindo custos e tempo de fabricação. Foram eles a padronização da linha de montagem e do equipamento utilizado, economicidade-redução dos estoques e outros. Por organização, entende-se que é o agrupamento de pessoas, que se reuniram de forma estruturada e deliberada e em associação, traçando metas para alcançarem objetivos planejados e comuns a todos os seus membros

3. Faça uma síntese dos estudos de Frederick W. Taylor e de Henri Fayol, e suas principais contribuições para a Teoria Clássica. Utilizar o Caso Ilustrativo do “O Apóstolo da Produção em Massa” Livro do Stoner e Freeman (1992), capítulo 1. As idéias de Taylor e Fayol, para a Teoria Clássica, representavam um avanço na forma de encarar a participação do trabalhador no processo produtivo, isto é, sua produtividade se tornava seu bem mais incentivado, por meio de divisão dos lucros ou aumento de salário. Algumas das suas conclusões continuam viáveis e com aplicabilidade no processo de produção atual.

Teoria das Relações Humanas

4. Como surgiu a Teoria das Relações Humanas? Por volta de 1924, a Administração Científica estava sendo acusada de massificar e tornar mecanicista o trabalho do homem


Relacionados

  • Respostas Sobre Administração Cientifica

    1044 palavras | 5 páginas

    Introdução Ao se tratar da Teoria da Administração idealizada por Jules Henri Fayol, caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e a busca da máxima eficiência. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes, baseado em sua experiência na alta administração. Desenvolvimento Ao se tratar da Teoria da Administração é uma organização abstrata de fenômenos, independente….

  • Homem e sociedade

    1246 palavras | 5 páginas

    Sobre os fundamentos da excelência em gestão, em organizações do Brasil, podemos dizer que: Resposta Resposta Selecionada: d. As alternativas a, b e c estão corretas. Resposta Correta: d. As alternativas a, b e c estão corretas. Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa D. Comentário: Desde 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) administra no Brasil o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). A missão da FNQ é “disseminar os fundamentos da excelência em gestão para….

  • Teorias organizacionais

    2166 palavras | 9 páginas

    ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO Com base no material discutido em sala de aula e nos livros indicados no Plano de Ensino responda as questões abaixo. O trabalho deverá ser desenvolvido e entregue para o representante da sala durante a aula de 20/03/2012 em grupos de no máximo 06 pessoas. Boa sorte! ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO 1-Qual a contribuição dos antigos filósofos gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles para a Administração? Resposta: Platão preocupou-se com….

  • Unip Interativa Princípios Básicos de Administraçao

    1904 palavras | 8 páginas

    Unip Interativa Princípios Básicos de Administraçao2014 Conteúdo Unidade I Revisar envio do teste: Questionário Unidade I (2014/1) H Revisar envio do teste: Questionário Unidade I (2014/1) Usuário Curso Princípios Básicos de Administraçao Teste Questionário Unidade I (2014/1) Iniciado 22/04/14 15:21 Enviado 23/04/14 20:42 Status Completada Resultado da tentativa 4 em 5 pontos Tempo decorrido 29 horas, 20 minutos Instruções ATENÇÃO: Esse é um Avaliativo e, portanto segue….

  • unip segundo semestre

    1159 palavras | 5 páginas

    são elas: Resposta Selecionada: Corretab. Escola da Administração Científica ocorrida nos Estados Unidos com Taylor e Teoria Clássica da Administração ocorrida na França com Fayol. Respostas: a. Escola Científica com Fayol e Administração com Ford. Corretab. Escola da Administração Científica ocorrida nos Estados Unidos com Taylor e Teoria Clássica da Administração ocorrida na França com Fayol. c. Escola da Administração Científica nos Estados Unidos….

  • ead unip

    1149 palavras | 5 páginas

    Resposta Selecionada: b. Escola da Administração Científica ocorrida nos Estados Unidos com Taylor e Teoria Clássica da Administração ocorrida na França com Fayol. Respostas: a. Escola Científica com Fayol e Administração com Ford. b. Escola da Administração Científica ocorrida nos Estados Unidos com Taylor e Teoria Clássica da Administração ocorrida na França com Fayol. c. Escola da Administração Científica nos Estados Unidos com Fayol e Teoria Clássica da Administração na França….

  • Evoluçao do pensamento administrativo

    1024 palavras | 5 páginas

    0 em 0,25 pontos A abordagem neoclássica da administração surgiu em 1954, nos Estados Unidos, enfocando variáveis, tarefas, estrutura organizacional e pessoas. Peter Drucker é o principal representante. Essa teoria defende: Resposta Selecionada: c. Planejar, organizar, dirigir e controlar não eram os mais importantes. Respostas: a. Que estavam fechados para outras teorias. b. Ênfase nos objetivos e nos resultados. c. Planejar, organizar, dirigir e controlar não eram….

  • exercicio teleaula II Evolução pensamento adm

    1031 palavras | 5 páginas

    contexto. Desse período surgiram duas teorias, são elas: Resposta a. Escola Científica com Fayol e Administração com Ford. b. Escola da Administração Científica ocorrida nos Estados Unidos com Taylor e Teoria Clássica da Administração ocorrida na França com Fayol. c. Escola da Administração Científica nos Estados Unidos com Fayol e Teoria Clássica da Administração na França com Taylor. d. Administração Científica com Ford nos Estados Unidos e Teoria Clássica na França….

  • Comunicaçao e linguagem

    1715 palavras | 7 páginas

    Questão 1 | Nota Excelente | Sobre competências, indique V para as verdadeiras e F para as falsas.( ) Competência não pode estar associada somente aquilo que o profissional possui, mas, também, ao que ele entrega para a organização por meio da mobilização e transferência de conhecimentos, recursos e habilidades. ( ) Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e contatos que um profissional possui para uma função específica. ( ) As competências agregam valor econômico à organização….

  • Fundamentos da administração

    890 palavras | 4 páginas

    QUESTÕES PARA REVISÃO ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO 1) Que elementos caracterizam as atividades administrativas dos egípcios? Resposta: Os elementos são: Autoridade, responsabilidade, descrição de tarefas, controle de operações de grande escala, planejamento e a importância na especialização na organização total. 2) Quais as colaborações militares mais importantes para as teorias administrativas desenvolvidas? Resposta: Para o sucesso administrativo é essencial um plano….

Outros Trabalhos Populares

Como surgiu a administração científica?

A origem do termo administração científica pode ser atribuída a Charles Babbage, que discutiu os princípios da teoria em seu livro "The Economy of Manufacturers", publicado em 1832.

Quais as influências que contribuíram para o surgimento da administração científica?

Contribuíram para o desenvolvimento da administração científica: Frank e Lilian Gilbreth que se aprofundaram nos estudos dos tempos e movimentos e no estudo da fadiga propondo princípios relativos à economia de movimentos; Henry Grant que trabalhou o sistema de pagamento por incentivo; Harrington Emerson que definiu os ...

Qual era o objetivo da administração científica?

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA é a corrente administrativa iniciada por Taylor e que enfatiza a administração das tarefas, isto é, focaliza a racionalização do trabalho operário, a padronização e o estabelecimento de princípios básicos de organização racional do trabalho.

Quais as principais características da teoria da administração científica?

A administração científica segue um padrão que vigora até os dias atuais e se baseia em cinco princípios fundamentais para a manutenção do modelo. São eles: planejamento, seleção e preparo, controle, execução e singularização das funções.