O que significa quando a palpebra do olho treme

7 principais causas de tremor na pálpebra

Embora o tremor seja causado pelo cansaço dos músculos do olho, existem várias causas que podem contribuir para essa situação, e que incluem:

  1. Excesso de estresse

O estresse provoca várias alterações no organismo, especialmente no funcionamento dos músculos, devido à ação dos hormônios que são liberados.

Desta forma, os músculos menores, como os das pálpebras, podem ser os menores, movimentando-se involuntariamente.

O que fazer para parar: caso se esteja passando por um período de maior estresse, deve-se tentar fazer atividades relaxantes como sair com amigos, ver um filme ou fazer aulas de yoga, por exemplo, para ajudar a equilibrar a produção de hormônios e interromper os tremores.

  1. Poucas horas de sono

Quando se dorme menos de 7 ou 8 horas por noite, os músculos dos olhos podem ficar bastante cansados, pois precisam ficar funcionando durante várias horas seguidas sem descanso. Quando isso acontece, as pálpebras ficam mais fracas, começando a tremer sem razão aparente.

O que fazer para parar: é recomendado dormir, pelo menos, 7 horas em cada noite, criando um ambiente calmo e relaxante para permitir um sono mais reparador. Se está com dificuldade para pegar no sono, veja algumas estratégias naturais para dormir mais rápido e melhor.

  1. Falta de vitaminas ou desidratação

A falta de algumas vitaminas essenciais, como a vitamina B12, ou minerais, como o potássio ou o magnésio, podem provocar espasmos involuntários dos músculos, incluindo as pálpebras. Além disso, a pouca ingestão de água também pode levar a desidratação, que enfraquece os músculos e pode causar os tremores.

Também vale lembrar que pessoas com mais de 65 anos ou que seguem uma dieta vegetariana têm maiores chances de ter falta de alguma vitamina essencial, podendo apresentar mais frequentemente tremores.

O que fazer para parar: aumentar a ingestão de alimentos com vitamina B, como peixe, carne, ovos ou laticínios, assim como tentar beber, pelo menos, 1,5 litros de água por dia. Confira outros sintomas que podem ajudar a confirmar a falta de vitamina B.

Quando ir ao médico

Na maioria dos casos, os olhos tremendo não são sinal de problemas graves e desaparecem em poucos dias. No entanto, é aconselhado consultar um oftalmologista ou um clínico geral quando:

  • Surgem outros sintomas como vermelhidão do olho ou inchaço da pálpebra;
  • A pálpebra fica mais caída que o normal;
  • As pálpebras fecham completamente durante os tremores;
  • O tremor dura mais de 1 semana;
  • O tremor afeta outras partes do rosto.

Nestes casos, o tremor pode estar sendo causado por uma infecção do olho ou problemas nos nervos que enervam o rosto, que devem ser identificados precocemente para facilitar o tratamento.

O que significa quando a palpebra do olho treme

O que significa quando a palpebra do olho treme

Posts Relacionados

O que significa quando a palpebra do olho treme

O que significa quando a palpebra do olho treme

Olho tremendo ou tremor nos olhos é na realidade um tremor nas pálpebras e não do olho em si. Chama-se mioclonia e trata-se de um tremor involuntário das pálpebras que pode ocorrer sem um motivo aparente, mas que pode indicar também alguma doença nos olhos ou nos nervos da face.

O que quer dizer quando o olho esquerdo treme?

O tremor nos olhos, na linguagem da medicina, é chamado de blefaroespasmo essencial benigno e ocorre devido ao cansaço dos músculos da pálpebra.

O tremos é caracterizado por uma oscilação involuntária da região da pálpebra e dos olhos, decorrente de contrações de músculos.  Esses tremores podem ser sincrônicos ou alternados.

Se essa condição estiver a incomodar o paciente, é preciso que ele faça um minucioso exame oftalmológico, a fim de diagnosticar eventuais doenças associadas a esse tremor.

Em qualquer idade é possível  realizar o exame. Certamente o diagnóstico deve ser efetuado pelo médico oftalmologista.

O blefaroespasmo, na maioria das vezes é benigno, podendo ser leve, intenso, grave ou agudo.

O que fazer quando o olho fica tremendo?

Para que a pessoa possa se livrar  desse incômodo, dessa sensação de tremor, médicos especialistas recomendam que a redução da ingestão de cafeína.

Estudos demonstraram que a ingestão de cafeína propicia a libertação de neurotransmissores excitatórios, tais como a serotonina e a noradrenalina, que aumentam a atividade dos músculos e dos nervos.

Se for possível, evitar ambientes com muito vento, luz forte, sol e poluição são recomendados, pois essas situações só pioram o quadro. Além disso, evitar situações de estresses, diminuir ou interromper o consumo de bebidas alcoólicas.

Por que a pálpebra do olho fica tremendo?

A sensação é simplesmente incontrolável e incômoda. Mas, geralmente, desaparece após algumas horas ou até alguns dias.

Há alguns indícios que contribuem para essa situação, como, por exemplo:

  • estresse: como já sabemos, o estresse causa rigidez nos músculos, deixando-os tensos e contraídos. Em muitos casos, esses efeitos incidem também sobre as pálpebras, ocasionando assim os tremores.
  • cafeína: o consumo exagerado de bebidas cafeinadas acelera o organismo e, consequentemente, o deixa desidratado, permitindo a ocorrência de tremores.
  • vitamina B12, magnésio e potássio: a falta dessas vitaminas no organismo podem permitir a ocorrência de tremores. Essas vitaminas são importantes para o fortalecimento e hidratação dos músculos. Se elas estiverem baixas ou ausentes no organismo, os movimentos involuntários irão acontecer.
  • poucas horas de sono: insônia ou horas reduzidas de sono podem ocasionar tremores nos olhos. O ideal é fazer atividades físicas e relaxantes que auxiliam no equilíbrio do sono, evitando assim os espasmos.

Na literatura médica, há casos mais raros de tremores de olhos, especialmente, quando os espasmos acontecem independentemente da vontade do indivíduo e por longos períodos, o que altera o trabalho, a vida, o dia a dia da pessoa.

Para especialistas, a maioria dos casos de tremor de olhos não requer prescrição médica.

Se ocorrer, todavia, situações mais raras, o médico oftalmologista pode indicar tratamento com botox que pode resolver temporariamente o problema, uma vez que impede a conexão dos músculos e dos nervos. Nessa situação, o tratamento é feito com injeções de botox, para paralisar o músculo.

O que não pode ocorrer é o tremor se espalhar do olho para outras partes do corpo. Cuidado: isso pode ser uma forma de o corpo alertar de que algo não está a funcionar bem.

Nesse caso, é preciso consultar imediatamente o médico oftalmologista.


O que fazer quando a pálpebra do olho fica tremendo?

Como evitar o tremor nas pálpebras?.
Fazer pausas periódicas nas tarefas que exigem esforço ocular;.
Respeitar o período de descanso;.
Beber bastante água;.
Moderar o consumo de substâncias estimulantes;.
Evitar situações estressantes;.
Ter momentos de lazer para descansar/relaxar;.
Evitar o contato com agentes alergênicos;.

É perigoso quando o olho fica tremendo?

Geralmente, olhos tremendo não representam risco à nossa saúde ocular. No entanto, em alguns casos poderá ser necessário consultar o médico especialista. Isso porque, conforme os espasmos acontecem em intervalos pequenos e constantes, pode ser que você apresente complicações.

O que significa tremores nas pálpebras?

Esse “tremor nos olhos”, como as pessoas costumam chamar,ocorre diretamente nas pálpebras,. É normal nos consultórios a queixa de que o olho está “tremendo” ou “pulando”. O nome desse tremor é mioquimia, e o que ocorre são contrações involuntárias de pequenas fibras do músculo da pálpebra na região pré-tarsal.

O que pode ser quando o olho fica tremendo?

Isso acontece principalmente pela carência de algumas vitaminas essenciais para o corpo, como vitamina B12, e também de alguns minerais, como potássio e magnésio. A desidratação também é um fator que pode fazer com que aconteçam espasmos involuntários em músculos pequenos como as pálpebras.