O que são forças intramoleculares e intermoleculares qual e mais forte?

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Ouça este artigo:

Duas forças de naturezas distintas predominam na química; são aquelas denominadas intramoleculares, que ocorrem no interior de uma molécula, e as denominadas intermoleculares, que se tratam de interações entre duas ou mais moléculas, iguais ou diferentes. No caso das primeiras, podemos citar as ligações químicas iônicas ou eletrovalentes, covalentes ou moleculares e metálicas. No caso das segundas, destacam-se as forças dipolo-dipolo, dipolo-induzido e ligações de hidrogênio.

As forças intramoleculares de natureza iônica são aquelas onde predominam interações elétricas, pela presença de cátion e ânion, com doação de elétrons por parte do cátion e recebimento de elétron por parte do ânion. Nas forças de natureza covalente ocorre um compartilhamento desses elétrons, sendo que não há a presença de íons. Já na ligação metálica, esses elétrons possuem mobilidade para deslocar-se a partir de certa distância média do núcleo atômico, sendo esse o fator responsável pela sua condução térmica e elétrica.

As forças intermoleculares conhecidas como dipolo-dipolo são aquelas que estão presentes em compostos de natureza polar, ou seja, com distribuição assimétrica de carga elétrica pela molécula. Por exemplo, a molécula de ácido clorídrico (HCl) existe uma região fortemente carregada positivamente (o hidrogênio) e outra fortemente carregada negativamente (o cloro), responsáveis pela polaridade da molécula. Outros exemplos são os demais ácidos de halogênios, e o monóxido de carbono (CO).

As forças intermoleculares conhecidas por dipolo-induzido são causadas pela aglomeração, pelo acúmulo de elétrons em uma determinada região da molécula. Nesse caso, tem-se a indução de um polo de natureza elétrica, o qual pode ser momentâneo. Ocorre nas moléculas apolares, isto é, com simetria estrutural. O gás flúor, por exemplo, é um composto apolar, mas em um dado instante ocorre um acúmulo de elétrons em uma dada região, a qual atua movendo as moléculas vizinhas a também entrarem em equilíbrio. Outros exemplos de moléculas com forças dessa natureza são os gases metano (CH4) e carbônico (CO2).

Entre as forças de natureza intermolecular, a de maior influência nas propriedades físicas das moléculas são as ligações de hidrogênio. Ocorrem quando se tem moléculas contendo átomos de hidrogênio ligados a átomos de nitrogênio, flúor ou oxigênio. Esses elementos, por serem muito eletronegativos, atuam de modo que essa interação fique mais forte, o que acaba deixando os polos muito acentuados. É o que ocorre, por exemplo, na molécula de água.

De modo geral, as forças intermoleculares dipolo-induzido são mais fracas do que as forças dipolo-dipolo, e essas mais fracas do que as forças ligações de hidrogênio.

Referências:
ATKINS, Peter; JONES, Loreta; Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, Porto Alegre: Bookman, 2001.
EPSTEIN, Lawrence M.; ROSENBERG, Jerome l.; Química Geral,(Coleção Schaum), Porto Alegre: Bookman, 2003.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/forcas-intramoleculares-e-forcas-intermoleculares/

Qual das forças são mais fortes intramoleculares ou intermoleculares?

As forças intramoleculares são quaisquer forças que mantém unidos os átomos formando moléculas ou compostos. Nelas estão contidas todos os tipos de ligações químicas. As forças intramoleculares são mais fortes do que as forças intermoleculares.

Qual das forças intermoleculares e a mais forte?

Íon x molécula polar: É a força mais forte e sua magnitude pode ser compatível a de uma ligação covalente. Molécula polar x molécula polar: Ocorre entre moléculas polares da mesma substância ou de substâncias diferentes, ambas polares. Esta força é muito conhecida como dipolo x dipolo ou dipolo-permanente.

Qual a força intermolecular mais forte e a mais fraca?

As três principais forças intermoleculares são: ligação de hidrogênio, dipolo permanente e dipolo induzido. Esta última é a mais fraca das três e é a única que ocorre entre moléculas apolares.

Qual a diferença entre as forças intramoleculares e forças intermoleculares?

Duas forças de naturezas distintas predominam na química; são aquelas denominadas intramoleculares, que ocorrem no interior de uma molécula, e as denominadas intermoleculares, que se tratam de interações entre duas ou mais moléculas, iguais ou diferentes.