O que pode ser menstruar desregulada mesmo tomando anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional interrompe a produção hormonal natural da mulher e passa a controlá-la artificialmente, por meio de suas doses hormonais diárias. É por isso que o método contraceptivo tende a regular a menstruação até mesmo em um ciclo menstrual irregular. No entanto, notar a menstruação irregular tomando anticoncepcional não significa, necessariamente, que algo está errado. Tanto o atraso menstrual, quanto a menstruação adiantada podem ser normais. Você só deve se preocupar quando a menstruação irregular desce no meio da cartela, ou seja, longe dos dias de pausa do anticoncepcional.

A seguir, o Só Delas explica melhor o que esperar da menstruação tomando anticoncepcional. 

A menstruação adiantada ou atrasada tomando anticoncepcional geralmente não representa problema 

Mulheres que fazem uso da pílula anticoncepcional tendem a menstruar sempre no intervalo entre as cartelas. Entretanto, a menstruação de adeptas da pílula pode acabar descendo um pouco antes ou um pouco depois do esperado. 

Isso porque as doses hormonais do anticoncepcional geram pouca proliferação do endométrio, que é a camada interna que reveste o útero e, todos os meses, quando não há gravidez, se descama e é expelida pela vagina em forma de sangue. Com o endométrio mais fino, o fluxo menstrual também diminui e, às vezes, pode demorar a descer ou descer fora de hora. 

Nestes casos, mantenha a administração habitual da pílula anticoncepcional (ou seja, inicie a próxima cartela no prazo indicado) e aguarde a menstruação normalizar. Se a menstruação desregulada permanecer por vários meses, vale buscar uma avaliação de um ginecologista. 

Menstruação fora do intervalo de pausa do anticoncepcional pode significar desequilíbrios hormonais

A menstruação irregular tomando anticoncepcional deve ser uma preocupação quando ocorre longe do intervalo entre uma cartela e outra (período em que a mulher deveria ficar menstruada). Esse episódio pode indicar algum desequilíbrio hormonal causado por uma má adaptação à composição da pílula escolhida. 

Nestes casos, o(a) ginecologista deve ser informado(a) para tomar as devidas medidas. Pode ser necessário trocar o tipo de pílula anticoncepcional ou testar outros métodos contraceptivos, como o DIU (Dispositivo IntraUterino).

É menstruação fora de hora ou escape menstrual? 

Muitas vezes, o que é interpretado pelo mulher como a menstruação irregular, na verdade, representa um escape menstrual. Um episódio de “menstruação” escura e pouca tomando anticoncepcional, por exemplo, pode ser apenas um escape (que é um sangramento leve e com duração máxima de 3 dias). 

O sangramento de escape é bastante comum em adeptas da pílula anticoncepcional. Isso está relacionado ao afinamento do endométrio, que, por estar fino demais, acaba não conseguindo cobrir todos os vasos sanguíneos da região e pode gerar o sangramento de escape. 


Se o escape de menstruação ocorrer com frequência e se tornar um incômodo, converse com seu(a) ginecologista.

O que pode ser menstruação desregulada mesmo tomando anticoncepcional?

O uso de anticoncepcionais hormonais, como pílula anticoncepcional ou DIU, por exemplo, podem tornar a menstruação irregular, principalmente nos primeiros meses após o início do uso, isso porque o corpo precisa de um tempo para se adaptar às variações hormonais causadas por esses anticoncepcionais.

Estou tomando anticoncepcional é mesmo assim estou sangrando?

Mulheres que tomam anticoncepcionais há muito tempo também podem ter sangramento de escape menstrual quando o organismo se “acostuma” com a pílula, e quando isso passa a acontecer com frequência, é hora de conversar com o médico ginecologista para aumentar a dose ou mesmo trocar o medicamento.

É normal menstruar duas vezes no mesmo mês tomando anticoncepcional?

O anticoncepcional injetável, assim como a pílula ou o DIU, influenciam diretamente no ciclo menstrual da mulher. Como efeito colateral, é normal que aconteça menstruação dupla durante o período em que seu corpo está se adaptando ao método contraceptivo.

Quando a menstruação está desregulada o que pode ser?

São causas comuns de irregularidades no ciclo menstrual doenças como Síndrome do Ovário Policístico, disfunções na tireoide, obesidade, desnutrição (anorexia/bulimia), síndrome adrenal, endometriose, doenças do útero como pólipos e miomas ou até mesmo câncer do endométrio e menopausa precoce.