O que o autor Saviani defende?

Qual é o objetivo da educação para Saviani?

A ideia é socializar o saber sistematizado historicamente e construído pelo homem. Nesse sentido, o papel da escola é propiciar as condições necessárias para a transmissão e a assimilação desse saber. Segundo Saviani (2008, p. 11), “sabe-se que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos.

Quais as ideias de Saviani?

Dermerval Saviani acredita que a escola deve lutar contra a seletividade, a discriminação dos alunos, mas que o aluno também deve fazer sua parte, pois se somente se considerar uma peça sem qualquer importância no sistema conseguirá promover a mudança necessária para o bem de toda a sociedade e do próprio sistema.

Como Saviani classifica as teorias educacionais?

Ao apresentar as teorias que refletem sobre as relações entre educação e sociedade, Saviani classificou essas teorias em não-críticas, teorias crítico- reprodutivistas e teorias críticas. A classificação pautou-se no modo como essas teorias pressupõem a educação e consequentemente a escola.

O que a Pedagogia Histórico

A pedagogia histórico-crítica defende a escola como espaço da educação formal em sua especificidade, que é a prática do ensino dos produtos do saber científico em suas formas mais desenvolvidas, dos conhecimentos historicamente sistematizados por meio dos quais ocorrerá a humanização dos indivíduos com o ...