O que fazer quando o celular cai na agua

Seu celular caiu na agua? Você está no lugar certo, pois neste artigo quero te auxiliar para tentar salvar seu celular que molhou e provavelmente não esteja funcionando.

  • Esqueceu de tirá-lo do seu bolso e acidentalmente foi para dentro da máquina de lavar?
  • Deixou cair no banheiro?
  • Deixou cair bebida ou sopa em seu celular?
  • Você foi empurrado para a piscina com o telefone no bolso?
  • Ou apenas pegou um chuva e acabou encontrando o seu telefone encharcado?

Melhor agir rápido, pois se o celular caiu na águatempo pode ser um fator importante para salvar seu telefone móvel.

Importante: Seu celular caiu na água do mar? Infelizmente este artigo não vai te auxiliar. Tire a bateria e leve a uma assistência técnica imediatamente, caso contrario invista em outro aparelho celular.

  • Seu celular pode também estar lento, se for o caso leia este outro artigo

Seu celular caiu na água? 15 passos testes para tentar recuperá-lo

Realmente é um tédio quando isso acontece. Para tentar te auxiliar, seguem 15 passos importantes para tentar resolver seu problema e ter seu celular funcionando novamente.

Passo #1: Tire seu celular da água o mais rápido possível

Portas de entrada de fone de ouvido, saída minúscula do microfone, entrada de carregamento com conectividade de cabo usb e as tampas de plástico dos celulares, embora apertados, podem livremente permitir que a água entre no seu telefone em apenas alguns segundos.

Pegue seu celular rapidamente, e o desligue imediatamente, mesmo que ele esteja funcionando, caso contrário pode ocasionar um curto-circuito.

Passo #2: Seu celular pode não estar muito danificado se você tirá-lo da água imediatamente

Um período mais longo de imersão, como estar no ciclo da máquina de lavar roupa, é um motivo a mais para se preocupar. Ainda vale a pena tentar os seguintes passos para salvar o celular, antes de desistir.

Se o telefone estiver conectado a um carregador de parede e também estiver submerso a água, não tente removê-lo da água. Procure um profissional imediatamente para pedir os passos adequados para fazer isso com segurança (como em desligar um interruptor de alimentação principal, ou ação semelhante).

A eletricidade e a água não se misturam e pode resultar em choque elétrico.

No entanto, se seu telefone não foi conectado a um carregador de parede, mas caiu na água, remova-o, o mais rápido possível e prossiga com os próximos passos.

Agindo rapidamente pode fazer toda a diferença e ser capaz de salvar o seu celular de danos causados ​​pela água. Não entre em pânico, manter a calma é fundamental para concluir esse processo com mais eficiência e precisão.

O que fazer quando o celular cai na agua

Passo #3: Depois de retirar o celular da água …

… coloque rapidamente algumas toalhas de papel ou panos de microfibra para apoiá-lo enquanto retira a tampa da bateria e a bateria. Este é um dos passos mais importantes para salvá-lo.

Muitos circuitos dentro do celular sobreviverão a imersão na água, desde que não sejam unidos a uma fonte de alimentação (bateria) quando molhado.

Para descobrir se o telefone está realmente danificado, verifique o canto perto de onde a bateria esta – deve haver um quadrado branco ou círculo, com ou sem linhas vermelhas. Se este for cor-de-rosa ou vermelho, seu telefone tem danos causados ​​pela água.

Leia rapidamente o manual do seu telefone se não tiver certeza de como remover a bateria.

Passo #4: Remova o cartão SIM se o seu celular tiver

Alguns ou todos os seus contatos valiosos (juntamente com outros dados) podem ser armazenados em seu cartão SIM. Para muitas pessoas, isso poderia ser mais valioso do que o próprio telefone.

Os cartões SIM sobrevivem bem a danos causados ​​pela água, mas removê-lo imediatamente faz melhor sentido. Deixe o SIM de lado para secar e só configure-o no seu celular apòs a certeza de que seu celular esteja limpo e seco (Se o seu telefone não tiver um cartão SIM, pule este passo).

Passo #5 Remova todos os outros periféricos …

… como fones de ouvido, cartões de memória, bem como quaisquer capas do celular ou tampas de proteção. Remova todos os plugues que cobrem os orifícios no celular para expô-los à secagem no ar.

Passo #6: Seque o celular com um pano macio ou uma toalha

Se houver uma gota de água deixada para dentro, pode arruinar seu celular, corroendo e fazendo os circuitos entrarem em curto. Obviamente, você precisa remover o máximo de água, o mais rápido possível, para que isso facilite o processo de recuperacão do seu celular.

Limpe suavemente o máximo de água possível sem deixar cair o celular. Evite agitar ou mover o telefone excessivamente, para evitar a passagem de água através dele.

Limpe com uma toalha ou toalha de papel, tentando não entupir o papel nas aberturas e orificios do celular. Continue limpando suavemente para remover o máximo de água restante possível.

Se você tirou a bateria para fora a tempo, pode limpar o interior do seu telefone com álcool isopropilico, irá deslocar a água, que por si só poderia resolver o problema.

Passo #7: Use um aspirador de pó

Se você quiser tentar sugar o líquido para fora da parte interna do telefone, tente usar um aspirador de pó que sugue água. Remova toda a umidade residual retirando-a com um aspirador de pó, mantido sobre as áreas afetadas por até 20 minutos, em cada área acessível (procure alguem para fazer o revezamento).

Este é o método mais rápido e pode completamente secar o seu telefone e fazê-lo funcionar em trinta minutos. No entanto, a menos que a exposição de água foi em um periodo curto, não é recomendável tentar ligar o seu telefone em seguida.

Tenha cuidado para não segurar o aspirador muito perto do telefone, pois um vácuo pode criar eletricidade estática, o que é ainda pior para o celular do que a água.

Passo #8: Não use um secador de cabelo para secar um telefone

Contrariamente ao conselho comum, não é recomendado que você use um secador de cabelo (mesmo no modo “frio”). Usar um secador de cabelo pode forçar a umidade mais para dentro em direção a placa mãe, alcançando os componentes elétricos internamente do celular.

Se a umidade for conduzida mais profundamente para dentro, a corrosão e a oxidação podem resultar em um problema, quando os minerais do líquido forem depositados no circuito, que poderia eventualmente causar a falha do componente dentro do telefone.

Ao evitar o sopro de ar para o telefone, inversamente, usando um aquecedor, ventilador ou outro dispositivo de fluxo de ar para soprar ar através das aberturas do telefone vai ajudar a secagem.

O princípio Bernoulli afirma que, como o ar quente e seco se move rapidamente sobre o telefone, a pressão de ar diminui suavemente ao puxar ou chupar a umidade para fora do telefone. A melhor parte desta opção é que você pode deixar um celular na frente de um ar quente e em movimento por horas sem esforço.

Passo #9: Use uma substância com alto índice de precisão para extrair umidade

Uma opção barata é colocar o telefone em uma tigela ou saco de arroz cru durante a noite, ou apenas cobrir o telefone em toalhas de papel. O arroz pode absorver algumas umidades remanescentes.

Se disponível, é preferível usar um dessecante em seu lugar. Os dessecantes podem absorver umidade melhor do que o arroz. Você também pode tentar colocar o telefone celular dentro de um saco plástico que pode ser selado ou um recipiente de plástico (hermético).

Adicione um pacote dessecante, como gel de sílica – muitas vezes encontrado em sapatos novos, bolsas, etc. A desvantagem deste método é que os pacotes embalados com sapatos normalmente já atingiu sua capacidade de absorção.

Dessecantes para secagem de flores geralmente podem ser comprados na maioria das lojas de artesanato. Deixe o celular com o dessecante ou arroz o maior tempo possível (pelo menos durante a noite) para absorver a umidade.

Gire o telefone para uma posição diferente a cada uma hora até que você vá dormir. Isso permitirá que qualquer água restante dentro do celular, procure um oríficio para sair.

Passo #10: Coloque seu celular…

… em um local ensolarado para ajudar o telefone a se livrar de qualquer água em lugares muito pequenos.

Passo #11: Deixe o celular em cima de toalhas absorventes, guardanapos ou outro papel

Depois de remover o telefone do arroz ou do dessecante (ou se você não conseguir usar nenhum dos dois métodos), coloque o telefone sobre um material absorvente. Lembre-se que o objetivo é evacuar toda a água e umidade do dispositivo.

Verifique o material absorvente a cada 1 hora durante 4 a 6 horas. Se a humidade for evidente, repita o passo de aspiração e os passos do dessecante.

Passo #12: Teste seu telefone celular

Depois de ter esperado pelo menos 24 horas, ou mais se necessário, verifique para ver se cada área do seu telefone celular está limpo e parece seco.

Verifique todas as portas, compartimentos e orifícios para qualquer rastro de umidade ou sujeira. Limpe qualquer poeira e sujeira do dispositivo e insira a bateria no telefone. Tente ligar o dispositivo, escutando ruídos estranhos e observando para ver se o telefone parece funcionar corretamente.

Passo #13: Conecte-o em seu carregador sem a bateria…

… caso o seu celular estiver completamente seco, ainda que não esteja funcionando. Se isso funcionar, você provavelmente precisará de uma nova bateria.

Passo #14: Leve o seu telefone celular para uma assistência autorizada

Às vezes eles podem consertá-lo. Não tente esconder o fato de que ele está molhado – há indicadores internos que provam a umidade – e as pessoas de reparo são mais propícios a ser capazes de ajudá-lo se você explicar exatamente o que aconteceu com o telefone.

Passo #15: A menos que você seja treinado e qualificado para fazer isso…

… nunca tente abrir um telefone celular.

Deixe isso para os profissionais, uma vez que isso poderia potencialmente causar choque ou exposição a produtos elétricos ou componentes nocivos.

Se o seu celular estiver ligando, mas não funcionar corretamente depois de estar completamente seco, é provável que tenha queimado algum componente ou que a corrosão já tenha ocorrido.

Seu celular caiu na água e depois destas dicas voltou a funcionar?

Conte pra gente e compartilhe com amigos, pois muitos podem precisar destes 15 passos ao invés de comprar um novo celular.

Até a próxima! 😉

O que fazer quando o celular cai na agua

O que fazer quando o celular cai na agua

O que fazer se o seu celular cair na água?

Dicas do que fazer quando o celular cai na água.
Retirar o aparelho o mais rápido possível. Todo segundo a menos que o celular passar na água é uma chance a mais para recuperá-lo depois. ... .
Desligar o celular. ... .
Cuidado para não espalhar a água ao secar. ... .
Inicie os “primeiros socorros” ... .
Colocar no arroz. ... .
Colocar no sol..

Quanto tempo o celular tem que ficar dentro do arroz?

E essa dica pode ser mesmo eficiente: segundo especialistas, o arroz absorve a água que fica acumulada no celular e ajuda a remover a umidade. O ideal é pegar um pote cheio de arroz e deixar o telefone encoberto por completo por, pelo menos, um dia.

Como secar o celular por dentro?

Coloque o celular em um recipiente seco, que pode ser um pote de vidro ou de plástico e cubra o aparelho com arroz cru. Feche o pote e o coloque em um lugar seco, onde bata um pouco de sol. Depois de 24 horas, retire o celular do pote e tente ligá-lo.

Pode secar o celular com secador de cabelo?

- Não use o secador de cabelo ou forno, pois o calor deforma elementos sensíveis dentro do aparelho. - Não coloque o celular no micro-ondas. Grande parte dos componentes do aparelho é metálica, e a presença de metal nesse tipo de forno pode gerar faíscas e até mesmo causar um incêndio.