O que entende por era da informação sociedade da informação e do conhecimento?

Sociedade da Informação é um termo que surgiu no século XX, no momento em que a tecnologia teve grandes avanços. A importância que conquistou fez com que a tecnologia se tornasse essencial na determinação do sistema social e econômico.

Após o “boom” das telecomunicações e informática na década de 1970, a sociedade apresentou novas condições para o processamento de informação.

Este momento foi marcante, motivo que levou vários estudiosos, como o precursor do termo Daniel Bell (1919-2011), a debaterem acerca da sociedade pós-industrial.

Bell advertiu que nesta nova etapa, os serviços e a estrutura central da nova economia seriam baseados na informação e no conhecimento.

Sociedade da Informação vs Sociedade do Conhecimento

Na década de 1990, os debates se aprofundam e surge o termo “sociedade do conhecimento” como uma alternativa ao termo “sociedade da informação”.

De toda forma, os tomadores de decisões em todo o mundo notaram que a informação estava desempenhando um papel cada vez mais central na vida social, cultural e política. Por esse motivo, o termo foi incorporado pelas forças da globalização neoliberal.

O termo “Sociedade da Informação” é um dos vários conceitos que tentam explicar o mundo contemporâneo. Outros termos como “Sociedade do Conhecimento” (Unesco) ou “Nova Economia” são, em alguns aspectos, mais precisos para discorrer sobre a sociedade pós-industrial.

O fundamental nesta discussão não é a “informação”, mas a “sociedade” que toma proveito dessa informação. Assim, falar em “sociedade” no singular, leva a crer numa tendência a uma sociedade unilateral.

Ademais, a palavra “informar” também é unidirecional, tendo em vista que se dirigem a um receptor passivo com vista a mudar-lhe o comportamento.

Vantagens e Desvantagens

Surgida no contexto da pós-modernidade, a Sociedade da Informação é essencialmente informática e comunicacional, constituída principalmente pelos avanços da microeletrônica, optoeletrônica e multimídia.

Adquirir, armazenar, processar e disseminar informações são as metas básicas do novo sistema.

A televisão, a telefonia e a Internet são as grandes responsáveis pelo advento dessa nova sociedade, cuja a grande consequência é a desmaterialização dos espaços produtivos.

A grande vantagem é que os processos decisórios e empresariais são facilitados pois podem ser realizados a distância por meio de videoconferência.

Além desse aspecto econômico do trabalho a distância, ferramentas digitais como bibliotecas digitais, correio eletrônico, banco on-line e redes sociais são marcantes na contemporaneidade.

A desvantagem é que as pessoas podem se tornar cada vez mais distantes tendo em conta essa facilidade comunicativa, que é na verdade, uma barreira.

Além disso, as crianças e jovens vivem cada vez mais dependentes dos jogos e dos atrativos tecnológicos. Isso sem falar da exposição da vida pessoal propiciada pelas redes sociais, o que resulta num sério problema de segurança.

Leia também:

  • História da internet
  • História da televisão
  • Inclusão digital
  • História e evolução dos computadores

O que entende por era da informação sociedade da informação e do conhecimento?

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.

O que entende por era da informação sociedade da informação e do conhecimento?

Como é definida a Era da Informação?

A Era da Informação ou era digital são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que reverberaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet.

Quais os avanços caracterizam a Era da Informação?

A Era da Informação é caracterizada especialmente pela popularização da Internet e de novas tecnologias. Indústrias como genética, robótica e informática ganham mais relevância nesse contexto.

Quando se iniciou a Era da Informação?

Conhecida também como era da informação, a era digital é momento onde a tecnologia e informação passaram a ser essenciais a todo momento e para todas as pessoas. A era digital, é a sequência da era industrial, e iniciou-se logo após a primeira revolução industrial no final do século 20.

Quais são as principais características organizacionais da Era da Informação?

Esta era é caracterizada pela intensificação da industrialização em extensão mundial e por um ambiente empresarial estável, previsível e conservador, no qual as pessoas, assim como máquinas, equipamentos e capital, são consideradas recursos organizacionais.

Qual é a era em que vivemos?

Vivemos hoje o período Quaternário, que é subdividido em duas épocas: Pleistoceno e Holoceno. A época atual é o Holoceno, iniciado há aproximadamente 11.700 anos.

Quais são as principais características da era informacional na globalização?

Suas principais características englobam a expansão e o desenvolvimento das tecnologias de informação (TI); aceleração e aumento dos fluxos de capitais, mercadorias, informações, pessoas; e ainda, a difusão do conhecimento.

Qual é a era atual?

Cenozóica – esta é a Era atual, dividida em dois Períodos: Terciário e Quaternário.

Em que ano começa a era digital?

Era digital, também chamada de era da informação ou era tecnológica, é o período de tempo que começa logo após a era industrial. Dessa forma, pega impulso com os avanços tecnológicos da Primeira Revolução Industrial e começa no final do século 20. Uma era que otimiza fluxos de informações.

Qual a particularidade da atual era da informação?

  • A particularidade mais notória da atual era da informação é, sem dúvidas, a ampliação da capacidade de armazenamento e memorização de informações, dados e formas de conhecimentos.

Qual a finalidade da Sociedade da informação?

  • Surgida no contexto da pós-modernidade, a Sociedade da Informação é essencialmente informática e comunicacional, constituída principalmente pelos avanços da microeletrônica, optoeletrônica e multimídia. Adquirir, armazenar, processar e disseminar informações são as metas básicas do novo sistema.

Quais foram as condições para o processamento de informação?

  • Após o “boom” das telecomunicações e informática na década de 1970, a sociedade apresentou novas condições para o processamento de informação. Este momento foi marcante, motivo que levou vários estudiosos, como o precursor do termo Daniel Bell (1919-2011), a debaterem acerca da sociedade pós-industrial.

Qual a importância da palavra “informação” na discussão?

  • O fundamental nesta discussão não é a “informação”, mas a “sociedade” que toma proveito dessa informação. Assim, falar em “sociedade” no singular, leva a crer numa tendência a uma sociedade unilateral. Ademais, a palavra “informar” também é unidirecional, tendo em vista que se dirigem a um receptor passivo com vista a mudar-lhe o comportamento.

O que e a sociedade da informação e do conhecimento?

A expressão Sociedade da Informação e do Conhecimento é utilizada para caracterizar o novo padrão de acumulação capitalista que assume maior relevância e significado a partir dos anos 90.

O que se entende por Era da Informação?

A Era da Informação ou era digital são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que reverberaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet.

Quais as principais características da sociedade da informação e do conhecimento?

A nova estrutura, decorrente da “sociedade da informação” apresenta outras características, sendo as principais: o uso das tecnologias de informação e comunicação como as grandes mediadoras das relações sociais e a possibilidade de adquirir e produzir conhecimento.

Qual a importância da Era da Informação?

Ela possibilita e influencia a dinamização de diversos fluxos internacionais, além de oferecer uma maior capacidade de armazenamento de dados — algo decisivo no período em que a informação é considerada uma importante moeda de troca.