O que é um negócio tradicional?

O plano de negócio e o Business Model Canvas são duas das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo para o desenvolvimento e modelagem de negócios. Assim, ao utilizá-las, é possível ter uma visão muito mais clara sobre o empreendimento.

Entretanto, ainda há muita confusão entre as duas ferramentas. Muitas pessoas não sabem qual é a melhor, onde e como utilizá-las. Outras acreditam que se trata da mesma ferramenta — um equívoco, pois as diferenças são diversas.

Dessa forma, criamos este post especialmente para mostrar as diferenças entre o Business Model Canvas e o plano de negócio e ajudar na decisão de qual deve ser usada em sua empresa. Portanto, continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto!

A ferramenta Business Model Canvas

Essa é uma das ferramentas mais recentes e utilizadas no ambiente empresarial. Foi criada em 2010 pelo consultor suíço Alexander Osterwalder, quando defendia sua tese de doutorado. Mas, por sua praticidade e eficácia, logo ganhou todo o mundo.

Atualmente, companhias como 3M, Microsoft, General Electric e Intel, por exemplo, algumas das mais inovadoras de todo o mundo, já a utilizam.

Para ficar mais claro, o Business Model Canvas — ou, em português, quadro de modelo de negócios — é um grande quadro dividido em 9 principais blocos. Seu objetivo é condensar as ideias-chave para construção de uma companhia em apenas uma página.

Assim, entre as principais características dessa ferramenta é possível destacar a possibilidade de ser desenvolvida em equipe, utilizando post-its e em sessões de brainstorming. Isso favorece a inovação, facilita a visualização e torna todo o processo muito mais ágil.

O que é um negócio tradicional?

Os 9 principais blocos do Business Model Canvas

Essa ferramenta serve como um mapa. O objetivo é entender o funcionamento de uma empresa já existente ou prever o funcionamento de uma empresa futura. Por isso, ela é dividida em 9 blocos principais que devem ser preenchidos com atenção. Conheça-os:

  • proposta de valor: é tudo o que a empresa entrega de valor para o seu público-alvo;
  • segmento de clientes: representa as principais características dos seus clientes, como idade, sexo, classe social e assim por diante;
  • relacionamento: é a forma como a empresa se relaciona com seu público-alvo;
  • canais: representa a ponte para que seus clientes cheguem até os produtos oferecidos, por exemplo, call center, website, redes sociais, etc.;
  • atividade-chave: é tudo o que a empresa faz de mais importante para que o negócio funcione;
  • recursos-chave: é tudo o que precisa — como máquinas, sistemas, pessoas — para entregar aquilo a que se propõe;
  • parceiros-chave: trata-se dos fornecedores mais importantes para a empresa;
  • fontes de receitas: é como você monetiza a proposta de valor;
  • estrutura de custos: representa todos os custos que envolvem o empreendimento.

Todas essas informações são simplesmente escritas em uma folha de papel. Há um quadro que deve ser preenchido de forma organizada e ao utilizá-lo, é possível estruturar e visualizar as ideias com mais clareza.

O que é um negócio tradicional?

A ferramenta plano de negócio

O plano de negócio, por outro lado, é uma ferramenta mais detalhada. Sua aplicação é amplamente difundida nas universidades do mundo. Com ele, é possível ter uma visão mais aprofundada da empresa e do mercado onde atua.

Existem três principais motivos para criá-lo:

  1. avaliar a viabilidade de um novo projeto;
  2. conhecer profundamente o próprio negócio;
  3. apresentar esse projeto para um provável investidor — sócio, banco, familiar etc.

Por ser mais extenso, esse plano demanda mais tempo e esforço do profissional que deseja construí-lo. Além disso, é preciso saber monitorar o ambiente externo, analisar o ambiente interno, criar projeções financeiras (de curto, médio e longo prazo) etc.

Os principais blocos do plano de negócio

A realidade é que não há uma estrutura predeterminada para a construção do plano de negócio, como no business model canvas. Seus tópicos podem variar bastante, de acordo com a atividade da empresa, seu nível de maturidade e segmento de atuação.

Confira agora alguns dos tópicos mais comuns:

  • sumário executivo: é o primeiro tópico, uma espécie de introdução e seu objetivo é oferecer uma visão inicial holística sobre o projeto;
  • análise do ambiente externo: seu objetivo é falar sobre as ameaças e oportunidades que existem fora da empresa, mas que podem ser aproveitadas para potencializar os resultados da companhia;
  • descrição do negócios: o objetivo é falar sobre como a empresa busca solucionar as necessidades existentes no mercado, seus principais produtos e serviços;
  • plano financeiro: é o tópico sobre a precificação do produto/serviço, capital necessário para abrir o negócio e de onde vem esse capital — financiamento, dinheiro próprio, sócios, por exemplo;
  • plano de marketing: representa a estratégia de como se utilizará os diversos recursos para aproveitar as oportunidades existentes;
  • plano operacional: refere-se às ferramentas que serão necessárias para pôr o plano de negócio em prática, tais como recursos humanos, materiais, etc.;
  • projeção financeira: é a previsão de viabilidade do investimento, geralmente no curto, médio e longo prazo — considerando três cenários: otimista, realista e pessimista.

As principais diferenças entre as ferramentas

Como é possível ver, existem muitas diferenças entre as duas ferramentas. Porém, para facilitar sua visualização, criamos uma tabela para você. Veja:

Plano de negócios Business Model Canvas
Mais tradicional Mais inovador
Textual Visual
Mais aprofundado e abrangente Mais superficial
Construído individualmente Construído em equipe ou individualmente
Mais demorado Mais ágil
Oferece respostas Oferece perguntas-chaves

Qual ferramenta escolher?

Como se pode ver, ambas as ferramentas possuem seus benefícios. Enquanto uma é mais inovadora, ágil e até descontraída, outra é mais formal, demanda bastante tempo e pode ser apresentada para obter investimentos.

Por isso, a escolha ideal para a sua empresa pode variar bastante de acordo com o que você mesmo deseja. Se o objetivo é desenvolver novas soluções mais inovadoras para o seu negócio, então, o mais indicado é utilizar o Business Model Canvas.

Por outro lado, se deseja ter uma visão mais abrangente do empreendimento, captar investidores ou analisar a viabilidade de uma ideia, o indicado é o tradicional plano de negócio. Utilize a ferramenta que melhor atende à sua necessidade.

O que são negócios tradicionais?

Para ficar mais claro, um negócio tradicional é aquele que trabalha para resolver uma necessidade amplamente conhecida e está inserido em um mercado consolidado, ou seja, previsível. Um mercado cujo histórico e os dados estão disponíveis e podem facilmente serem consultados para que o negócio seja planejado.

O que é um empreendedor tradicional?

1. Empreendedor Tradicional. O empreendedor tradicional, como o próprio nome sugere, é o mais comum nas empresas. Geralmente é aquele cara que já trabalhou de forma independente pelo menos uma vez na vida e decidiu então abrir o próprio negócio.

Como funciona uma empresa tradicional?

A empresa tradicional e suas características A empresa tradicional tem propriedade e operações que são focadas no lucro imediato. Buscando se sustentar pelas suas próprias pernas, sem depender tanto de investimentos externos. Quando desejam aumentar receita, precisam elevar os custos na mesma medida.

São características comuns as empresas tradicionais?

Dentro desse contexto, as características das empresas tradicionais são:.
Assumem menos riscos, porque conhecem o mercado e já estão consolidados perante o público;.
Focam na estruturação e na consolidação, mesmo que leve mais tempo para lucrar no mercado devido à competição..