O que é recomendável para reduzir o consumo de combustível e a poluição do meio ambiente?

Você sabia que os automóveis são um dos principais poluidores do meio ambiente? Só no Brasil, os carros são responsáveis por cerca de 90% da emissão de gases poluentes nas grandes cidades.

Se você gosta de dirigir, mas também se preocupa com o meio ambiente, é preciso tomar certas medidas para diminuir a poluição de carros. Afinal, quanto mais combustível for queimado para movimentar seu veículo, maior será a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Atualmente, existem diversas formas de contribuir para a redução desses gases poluentes. Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar!

1. Dirija menos

Se os automóveis são os grandes responsáveis pela poluição das cidades, a melhor forma de contornar essa situação é usando eles menos.

O que é recomendável para reduzir o consumo de combustível e a poluição do meio ambiente?

Pegar um ônibus para ir ao trabalho, usar o metrô ou fazer uma caminhada são alternativas que ajudam o meio ambiente, além de evitar o desgaste do seu carro e poupar combustível.

Caso você não queira abrir mão do seu conforto, então ofereça e aceite carona dos colegas e amigos que também usam seus carros para ir trabalhar. Afinal, é um desperdício usar um veículo com 5 lugares só para uma pessoa!

2. Saiba escolher seu carro

Hoje em dia, existem diversas tecnologias que ajudam a diminuir a poluição de carros modernos. Não é à toa que os modelos híbridos — que associam um motor elétrico a um de baixa cilindrada — estão em alta.

Se você pensa em comprar um automóvel, pesquise antes para adquirir um que seja amigável ao meio ambiente.

3. Coloque a manutenção em dia

Com o passar do tempo, as peças dos carros vão se desgastando e, com isso, o consumo de combustível aumenta. Consequentemente, a emissão de gases poluentes também sobe.

Para evitar que isso aconteça, é essencial estar em dia com a manutenção do veículo. Isso inclui a troca de óleo, filtros e velas e a manutenção dos pneus, que devem estar sempre calibrados e em bom estado.

4. Economize combustível

Como já falamos, a poluição gerada pelos carros vem da queima do combustível. Logo, ao usar métodos para economizar no consumo do veículo, você também vai contribuir para um ar mais limpo.

Além das práticas mencionadas no tópico anterior, andar com o ar-condicionado desligado, não exagerar na aceleração, diminuir o peso e eliminar qualquer outro elemento que sobrecarregue o motor são métodos básicos de economizar combustível.

O que é recomendável para reduzir o consumo de combustível e a poluição do meio ambiente?

ara ajudar, existem aplicativos para manutenção do carro que também contribuem para controlar o consumo do veículo.

5. Abasteça em postos confiáveis

Você já deve ter ouvido falar em muitos casos de combustível adulterado oferecido por postos. Essa é uma prática criminosa que, infelizmente, ainda é recorrente no país.

Evite abastecer em estabelecimentos suspeitos, pois, além de danificar o motor do carro, os combustíveis adulterados também são muito mais poluentes. Opte, portanto, por frequentar apenas os postos que são de sua confiança.

6. Aposte no etanol

Vale lembrar aqui que a escolha do combustível também é muito importante. Entre o álcool e a gasolina, é preferível o primeiro, pois sua queima emite uma quantidade menor de poluentes por quilômetro rodado.

Além disso, como o etanol é obtido a partir da cana-de-açúcar, ele é mais ecológico, pois os canaviais também ajudam a reduzir a quantidade de gás carbônico na atmosfera a partir da fotossíntese.

Para ajudar a diminuir a poluição de carros, diversas montadoras investem em tecnologias avançadas que, no futuro, vão ajudar bastante. A pesquisa de formas alternativas de combustível também está ganhando cada vez mais espaço no meio automobilístico. Mas, enquanto você não pode contar com nenhuma dessas opções, aproveite para fazer sua parte e evitar a degradação do meio ambiente!

Fonte: barba,batom e rodas

A emissão de gases poluentes dos carros a gasóleo ou gasolina está entre as principais causas de poluição atmosférica no mundo. Esta deterioração da qualidade do ar é tão prejudicial para o meio ambiente quanto para nós.  

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a má qualidade do ar causa a morte prematura a cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo. Urge, portanto, entendermos como podemos reduzir a poluição automóvel e como podemos tornar a mobilidade urbana mais sustentável. Confira 6 dicas para reduzir a poluição automóvel no dia-a-dia. 
 

Como reduzir a poluição automóvel no dia-a-dia 

1# Pratique uma condução mais económica e ecológica 

O estilo de condução influencia o consumo de um automóvel. Privilegiar uma condução defensiva e mais ecológica é a forma mais simples de reduzir consumos e, por consequência, a poluição automóvel. 
 

2# Garanta que a manutenção está em dia  

A pressão dos pneus e a manutenção do motor e de outros componentes essenciais do carro influenciam diretamente o seu consumo e emissão de gases poluentes. Sendo assim, de forma a reduzir a poluição automóvel, siga o plano de revisões de acordo com a marca ou o seu mecânico e verifique a pressão dos pneus 1 vez por mês. 
 

3# Prefira combustíveis aditivados 

Os combustíveis aditivados têm dois benefícios diretos: proporcionam mais quilómetros e ajudam a limpar os resíduos acumulados no motor e nos filtros. 

Assim, ao fazer mais quilómetros com a mesma quantidade de combustível e ao garantir que o motor está em bom estado, acaba por diminuir a poluição automóvel. 

Descubra todas as vantagens dos combustíveis aditivados Galp Evologic 2.0 aqui. 
 

4# Opte pelos carros 100% elétricos 

Seja a gasóleo ou gasolina, seja a GPL, um automóvel a combustão é mais poluente do que uma opção elétrica. 

Se a mobilidade individual continuar a ser a sua forma predileta de deslocação, considere trocar o carro convencional por um carro 100% elétrico. Em alternativa, poderá ainda considerar um híbrido plug-in (PHEV). Embora este último ainda contribuía para a poluição automóvel, emite menos CO2 do que um carro convencional.
 

5# Explore soluções de mobilidade partilhada 

Ainda não existem muitas soluções de car sharing em Portugal, mas a mobilidade partilhada é uma das grandes alternativas que visam diminuir a poluição automóvel. 

Ao utilizar um serviço de car sharing, fica livre da necessidade de aquisição de uma viatura, conduz apenas um automóvel pelo tempo que necessita e pode dividir os custos da viagem com os restantes passageiros. 
 

6# Utilize transportes públicos, sempre que possível 

Os transportes públicos continuam a ser a melhor alternativa para reduzir a poluição automóvel. À medida que estes transportes vão-se tornando também mais ecológicos, maior será o seu impacto. 

Sendo assim, se a sua cidade tem uma boa rede de transportes públicos, privilegie o recurso à mesma. Poupa o ambiente e poupa a sua carteira. 
 

O que é recomendável para reduzir o consumo de combustível e a poluição do meio ambiente?

A importância da mobilidade urbana sustentável 

Muitas das dicas aplicam-se à mobilidade urbana, à mobilidade do dia-a-dia. Se é imperativo que exista esta mobilidade, é também imperativo que a tornemos o mais sustentável possível. A qualidade do ar nas nossas cidades tem atingido níveis preocupantes, quer para o ambiente, quer para a saúde da população. E para isso muito impacto exerce a poluição automóvel. 

Portanto, é necessário reduzir o número de veículos a combustão a circular nas nossas cidades. E é aqui que entram as novas formas de mobilidade elétrica, transportes públicos mais eficientes, as ciclovias, etc.  

Para se reduzir o número de automóveis, é preciso aumentar a quantidade e qualidade de outras soluções de mobilidade, porque uma coisa é certa: continuamos a precisar de nos deslocar. E precisamos que essa deslocação seja sustentável. 

Descubra as soluções Galp Electric 

Se considera mudar para a mobilidade elétrica - seja através de um carro 100% elétrico, seja através de um híbrido plug-in - tem de ficar a par das soluções Galp Electric. 
 

O que é recomendável para reduzir o consumo de combustível e a poluição do meio ambiente?


Através do Cartão Galp Eletric pode aceder a todos os pontos de carregamento da rede pública no nosso país. Para além disso, beneficia ainda de descontos em combustíveis aditivados e de vantagens nos planos de eletricidade aí de casa. 

Saiba mais sobre as soluções Galp Electric aqui. 

O que é recomendável para reduzir o consumo de combustível e a poluição do meio ambiente?

18) Para reduzir o consumo de combustível e a poluição do meio ambiente é recomendável: A) Manter o sistema de alimentação regulado. B) Efetuar troca das pastilhas de freios. C) Efetuar troca do óleo lubrificante.

O que podemos fazer para economizar combustível e diminuir a poluição?

Evite carregar mais do que precisa. Para cada 45 quilos de peso extra, o consumo pode aumentar cerca de 4%. Leve no porta-malas e dentro do carro somente o necessário e caso o carro tenha bagageiro retire-o se não for usar, evitando que o arrasto aerodinâmico aumente o gasto de combustível.

O que pode ser feito para diminuir a poluição dos carros?

Saiba como o motorista pode evitar a poluição automotiva.
Faça manutenções preventivas. ... .
Mantenha os pneus calibrados e alinhados. ... .
Abasteça com combustível de qualidade. ... .
Use as marchas no tempo certo. ... .
Acelere com moderação. ... .
Economize no ar-condicionado..

O que podemos fazer para diminuir o uso de carros?

10 práticas para reduzir o consumo do carro.
1 – Invista em carros econômicos. ... .
2 – Mantenha os pneus calibrados corretamente. ... .
3 – Aproveite a aerodinâmica do veículo. ... .
4 – Faça a manutenção do filtro de ar do motor. ... .
5 – Dirija com cuidado. ... .
6 – Não abasteça seu carro com qualquer combustível..