O que e o IDH e como ele avalia os países?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda. A utilização de um indicador que envolvesse outras variáveis que não somente a questão econômica ocorreu pela primeira vez em 1990 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esse indicador foi criado pelo paquistanês Mahbub Ul Haq e pelo indiano Amartya Sem.

A utilização das variáveis educação, saúde e renda permite uma comparação com praticamente todos os países do globo e serve de referência para mensurar a resposta de determinado país frente a essas importantes demandas.

O IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. No mundo, nenhum país possui o IDH zero ou um.

Os países com o IDH mais elevado no ano de 2018 foram:

- Noruega (0,954)
- Suíça (0,946)
- Irlanda (0,942)
- Alemanha e Hong Kong (0,939).

Entre os menores IDHs, estão:

- Níger (0,377) 
- República Centro-Africana (0,381) 
- Chade (0,401) 
- Sudão do Sul (0,413)
- Burundi (0,423).

⇒ O Brasil figura na posição 79ª, com um IDH de 0,761.

Tópicos deste artigo

Importância dos Indicadores

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baseia-se em três principais indicadores: Educação, Saúde e Renda. A importância desses indicadores é a abrangência que eles possuem, pois, de modo geral, todos os cidadãos de qualquer país, em alguma medida, são alcançados por uma dessas variáveis.

O indicador educação refere-se à quantidade média de anos de estudo de uma população. Entende-se que, quanto maior for o tempo de permanência de uma população na escola, melhores serão as chances de desenvolvimento para esse país. Por outro lado, mostra ainda o comprometimento dos gestores com o futuro de sua nação, na medida em que esse indicador reflete-se diretamente no desenvolvimento das futuras gerações. Assim, as políticas de Estado para matricular todas as crianças e adolescentes nas escolas e diminuir as taxas de evasão e repetência, por exemplo, visam à melhora da posição do país nesse tipo de indicador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na variável saúde, avalia-se basicamente a taxa de expectativa de vida dos cidadãos de cada país participante. Entende-se que, quanto maior for essa taxa, melhores serão as condições de vida de seus habitantes. Ações como campanhas de vacinação e educativas sobre saúde, pré-natal, organização de sistemas públicos de saúde, ações de fornecimento de medicamentos, entre outros, colaboram para elevar esse indicador.

No quesito renda, mede-se o valor médio do rendimento dos cidadãos com base na média do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de toda a riqueza produzida por um país em determinado período (normalmente anual) dividida pelo número de habitantes.

Limitações dos indicadores

O índice de desenvolvimento humano (IDH) possui como elementos norteadores os indicadores de saúde (expectativa de vida), educação (anos de escolaridade) e renda (renda per capta), contudo, eles apresentam algumas limitações, que devem ser ponderadas, uma vez que não dialogam com a realidade mais sensível de seus cidadãos, mais especificamente a qualidade dos serviços ofertados na saúde e educação e a desigualdade na distribuição de renda entre as pessoas.

Naturalmente, em uma sociedade em que se vive mais e se passa mais tempo na escola, há um melhor ambiente em relação aos lugares com menor expectativa de vida e escolaridade. Contudo, isso não representa, necessariamente, condições para o desenvolvimento humano, como o índice espera mensurar.

As baixas condições de saúde e educação oferecidas pelos países com os menores indicadores de desenvolvimento humano contrapõem-se aos elevados números obtidos pelos países mais desenvolvidos do globo. Assim, pode-se concluir que ainda que o IDH se proponha a fazer uma avaliação com um menor peso do critério econômico, este se mostra cada vez mais determinante na definição de seus indicadores.


Por Hugo Mota
Graduado em Geografia

Qual é o IDH do Brasil?

O IDH do Brasil é atualmente 0,759 e considerado alto. Esse medidor classifica os países pelas seguintes categorias: muito alto desenvolvimento humano; alto desenvolvimento humano; médio desenvolvimento humano; e baixo desenvolvimento humano. Quanto mais próximo de 1, melhor e mais alto é o IDH, ao passo que, quanto mais próximo de 0, ...

O que é o IDH e quais são os indicadores de desenvolvimento?

O cálculo do Índice do Desenvolvimento Humano leva em consideração os três critérios: renda, educação e saúde. Esses critérios possuem o mesmo peso e o IDH representa uma média dos três.

O que é o IDH E como ele é calculado?

O IDH é um índice numérico que varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de zero, menor é o indicador em uma análise dos quesitos de saúde, educação e renda, enquanto o valor mais próximo de 1 representa melhores as condições da sociedade analisada para os mesmos fatores. No mundo, não há nenhum país com IDH zero ou um.

Quais são os critérios para o cálculo do IDH do Brasil?

O cálculo do IDH do Brasil leva em consideração a expectativa de vida, renda e educação. O cálculo do IDH do Brasil representa uma média alcançada por meio dos três critérios explicados anteriormente: educação, renda e saúde.

O que é o IDH e como ele avalia os países?

O Índice de Desenvolvido Humano baseia-se nos parâmetros de saúde, educação e renda para avaliar o desenvolvimento de um país. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda.

Como avaliar o IDH de um país?

O cálculo do IDH leva em conta o PIB per capita, depois de corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país, mas também considera dois outros componentes: a educação e a longevidade. A educação é avaliada a partir da taxa de analfabetismo e de matrícula em todos os níveis de ensino.

O que é IDH resposta?

Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade (IDHAD) O IDH é uma medida média das conquistas de desenvolvimento humano básico em um país. Como todas as médias, o IDH mascara a desigualdade na distribuição do desenvolvimento humano entre a população no nível de país.

Quem avalia o IDH dos países?

IDH e a Organização das Nações Unidas A partir desse trabalho, a Organização das Nações Unidas passou a utilizar esse conceito como medida comparativa para avaliar os países-membros da organização. Essa avaliação é realizada pelo órgão chamado Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (Pnud).