O que é o acompanhamento de um prato?

Saiba aqui as principais diferenças entre acompanhamento e guarnição na culinária, e como usar ambos para deixar sua refeição mais bonita e saborosa!

Você sabe qual a real diferença entre acompanhamento e guarnição? Os termos geram dúvidas e, por isso, na maior parte das vezes acabam sendo confundidos. Saiba tudo sobre o assunto e onde comprar as melhores refeições prontas congeladas aqui!

Guarnição: Conceito e aplicação na culinária

O conceito de guarnição costuma abranger vários usos e significados. O termo pode ser utilizado para se referir à junção de legumes, grãos, molhos, hortaliças e outros alimentos que são comumente servidos com as carnes ou os peixes.

Desta forma, a guarnição complementa o prato principal. A maior função de uma guarnição, muitas vezes, é o de conferir um sabor adicionar, um diferencial, ou criar um contraste com o prato principal. Outras vezes é usada apenas com fins decorativos.

Podemos entender, portanto, que a guarnição é o que vai deixar o prato mais bonito e/ou dar um toque de sabor.

Algumas vezes é possível notar que a guarnição é que nomeia o prato. Um bom exemplo: “Parisienne” significa que o prato é servido com molho cremoso e cogumelos Paris.

As guarnições geralmente acompanham pratos mais famosos e clássicos da culinária (compostos por carnes), mas também podem vir para complementar saladas (como frutas, crótons, etc.).

Seja para realçar um sabor, adicionar uma fragrância, ou apenas como forma de decorar o prato, as guarnições precisam sempre ser muito bem escolhidas. Apesar de serem, muitas vezes, um detalhe, uma guarnição que não casa com o prato pode colocar tudo a perder.

Deve-se levar sempre em conta que as guarnições devem ser preparadas ou descongeladas minutos antes de servir, assim estarão na temperatura certa e mais vistosas.

Acompanhamento: Conceito e aplicação na culinária

O acompanhamento é aquele alimento (feijão, arroz, legumes, farofa, massas, etc.), que complementa o prato principal mas que chega na mesa em outro utensílio, como travessas e cumbucas, ou seja, não fica fisicamente junto com a carne.

Os acompanhamentos vêm em maior quantidade que as guarnições e muitas vezes roubam a cena com as texturas e sabores que todo mundo adora (como é o caso do purê, das batatas ou dos legumes).

Simples ou mais elaborados, são fundamentais para a composição de um bom prato.

Conheça a Juliette e tenha as melhores refeições prontas congeladas!

Na Juliette Congelados você encontra acompanhamentos clássicos e saborosos, que costumam agradar a todos os gostos, para fazer bonito quando for receber parentes e amigos em sua casa.

Na correria do dia-a-dia muitas vezes falta tempo para fazer um purê ou legumes a vapor, os acompanhamentos que todo mundo adora ter nas refeições, não é mesmo?

Veja alguns acompanhamentos que o site oferece:

·         Purê de Mandioquinha

·         Purê de Batata

·         Purê de Abobora

·         Legumes ao Vapor (que podem ser variados, escolhidos de acordo com a sazonalidades dos mesmos)

Curtiu essa dica? Fique por dentro de todas as dicas, curta nossa página no Facebook!

Até mais.

O que é acompanhamento de um prato?

O termo se refere ao alimentos que são servidos juntamente com os pratos principais, geralmente legumes, verduras, hortaliças e outros ingredientes que podem acompanhar a carne ou o peixe escolhido.

O que é considerado acompanhamento?

Acompanhamento: Conceito e aplicação na culinária O acompanhamento é aquele alimento (feijão, arroz, legumes, farofa, massas, etc.), que complementa o prato principal mas que chega na mesa em outro utensílio, como travessas e cumbucas, ou seja, não fica fisicamente junto com a carne.

O que é guarnição de churrasco?

Vinagrete, farofa, maionese de batata, queijo coalho e pão de alho são os acompanhamentos preferidos por churrasqueiros e convidados. “Os brasileiros adoram carne, seja ela de bovinos, suínos, frangos, caprinos, ou mesmo carnes exóticas.

Qual a ordem de servir os pratos?

Mesa: entenda a ordem de Entrada dos Pratos.
Entrada fria (ou sopa/caldo quente no inverno);.
Primeiro prato (massas ou outro a base de carbo-hidratos, como risotos);.
Segundo prato (carnes acompanhadas de legumes e/ou saladas);.
Peixes (opcional servir junto com a carne) com acompanhamento;.