O que é modo avião

O que é modo avião? Função desabilita conexões para manter a segurança do voo. Saiba tudo sobre o modo avião;

Publicado 02/08/2019 e atualizado 08/02/2021 às 20:42 min. de leitura

O que é modo avião

Quem teve a oportunidade de viajar de avião, provavelmente já se incomodou com alguém ao lado usando o celular - e, se você não foi essa pessoa pois estava utilizando o seu, alguém próximo certamente não curtiu. Foi por situações assim - e, é claro, por questões de segurança também - que as fabricantes de smartphones criaram o modo avião. Mas essa função vai muito além de deixar você utilizar seu celular (sem internet ou rede) ao voar em aeronaves.

Para que serve o modo avião? Bom, não há qualquer registro de que um celular tenha passado perto de derrubar ou mesmo ter atrapalhado o voo de um Boeing. Porém, em essência, o modo avião desliga todas as funções de conexão do aparelho, o que, em tese, impediria qualquer chance de interferência da aeronave com a torre de transmissão.

Ao entrar em um voo, ponha seu celular em Modo Avião (Foto: Shutterstock)

Isso quer dizer que, quando você coloca o seu celular no modo avião, ele desativa o Wi-Fi, o rádio FM, o Bluetooth e a rede do aparelho, para que você não consiga fazer, receber chamadas ou usar o 3G/4G.

Leia também: Melhores celulares em 2021: 16 aparelhos para comprar no Brasil

E, apesar do nome, você não precisa estar em um avião para poder tirar bastante proveito desse recurso - além de não ter problemas com a Agência Nacional de Avião Civil (ANAC) caso resolva viajar. Lembrando que, após ativar o recurso, você pode religar o Wi-Fi e aproveitar a conexão que cada vez mais empresas de avião oferecem ou qualquer outra disponível, inclusive a de casa.

Antes de tudo, como ativar o modo avião?

Não é preciso ser expert em Flight Simulator, fique tranquilo. É bem simples. No Android, basta arrastar a barra de tarefas de cima para baixo, procurar o ícone do avião e clicar nele.

Leia também: Melhores celulares em 2020: 20 smartphones para comprar no Brasil

Ativando o modo avião no Android (Foto: Arte / Buscapé)

No iOS, por sua vez, é só acessar a Central de Controle, buscar o mesmo ícone da invenção de avião e prontinho.

Ativar modo avião no iPhone (Foto: Arte / Buscapé)

E vamos às vantagens: economizar bateria

O celular procura conexão o tempo todo, seja por Wi-Fi, rede ou bluetooth. Se você está no ar ou em algum local remoto e sem qualquer sinal, o aparelho aumentará a potência da busca, o que drenará sua bateria. O modo avião impede que isso ocorra. Isso significa que seu celular vai demorar muito mais tempo, mesmo sendo usado, para descarregar.

+ Leia também - Carnaval em casa: aplicativos de música e como montar playlists

Durante uma viagem, é possível assistir filmes usando os apps multimídia das companhias aéreas ou mesmo escutar músicas com playlistas baixadas offline em seu celular (saiba tudo sobre aplicativos de música aqui). Se precisar poupar a bateria de seu celular por algum motivo, vale a pena deixar no modo avião e só retirar quando precisar usar a rede.

Carregamento mais rápido

Sem a troca constante de informações com a rede, seu celular gastará muito menos bateria, conforme dissemos acima. E outra vantagem é que, ao ser plugado na tomada, o carregamento ocorrerá de forma mais rápida. Se você conseguir ficar um tempo sem olhar suas mensagens, será recompensado.

+ Leia mais: Recursos do iPhone que você não sabia que existiam

Games sem propaganda

Para quem curte games no celular, o recurso pode ser uma mão na turbina. Ao acionar o modo avião, a conexão com a internet é cortada. Com isso, os anúncios online, que dependem da integração, deixam de ser exibidos.

Sem sustos com as crianças...

Cada vez mais os pais "perdem" seu celular para seus filhos assistirem desenhos, como Galinha Pintadinha, ou jogarem games. Ao ativar o modo avião, você terá a tranquilidade de que a criança não entrará aleatoriamente em sites ou aplicativos indesejados quando não estiver prestando atenção.

... nem em viagens internacionais

O modo avião serve também para, quando você estiver fora do país, não ter gastos imprevistos com roaming. Ao sair da aeronave com o recurso já ativado, você pode se conectar a uma rede Wi-Fi e utilizar recursos online, sem que seu pacote de dados comece a cobrar uma tarifa normalmente exorbitante.

Dormir em paz!

Para quem pretende - e consegue - se desligar do mundo, esta é autoexplicativa. Porém, se quiser ativar o Wi-Fi para manter recursos de mensagem, pelo menos você pode evitar ligações de telemarketing em horários inapropriados.

Tirou suas dúvidas? Então, Dá um Busca e vá voando conhecer outros recursos que você nem imagina que seu celular tem!

Para que serve o modo de avião?

Isso quer dizer que, quando você coloca o seu celular no modo avião, ele desativa o Wi-Fi, o rádio FM, o Bluetooth e a rede do aparelho, para que você não consiga fazer, receber chamadas ou usar o 3G/4G.

O que acontece se eu colocar o celular no modo avião?

O modo avião impede a interferência dos aparelhos na comunicação das aeronaves, porque desativa todas as conexões sem fio do celular. Wi-fi, dados móveis (3G, 4G...), rádio, além de chamadas telefônicas de SMS ficam completamente desabilitados.

O que acontece com o WhatsApp no modo avião?

É possível burlar o “check azul” do WhatsApp com o modo avião. Assim como no Snapchat, Facebook e Instagram, usar o mensageiro com o modo avião ativado fará com que você acesse a plataforma sem acesso à Internet. Ou seja, você conseguirá visualizar as mensagens recebidas, mas o app não registrará sua presença online.

Pode usar Wi

Hoje, a maioria das companhias aéreas oferece o serviço de Wi-Fi para ser utilizado pelos passageiros, porém, com algumas diferenças. Em boa parte das viagens internacionais, esse serviço é disponibilizado gratuitamente para o passageiro.