O que e empreendedorismo social exemplos?

Jovens empreendedores não querem apenas faturar alto com um negócio. Eles também buscam gerar impacto positivo na sociedade, por isso abraçam a ideia de empreendedorismo social. 

O enfrentamento aos problemas sociais tem sido uma responsabilidade do governo, de organizações sociais e de ações filantrópicas ao longo da história. No entanto, empresas também podem abraçar um propósito social e ainda ter lucro.

Segundo o relatório Two Decades of Impact, elaborado pela Fundação Schwab, as iniciativas de empreendedorismo social impactam a vida de mais de 622 milhões de pessoas no planeta. 

O conceito de negócio social surgiu no início dos anos 2000, quando os bancos populares começaram a emprestar dinheiro para microempreendedores em países pobres e em desenvolvimento.

  • O que é empreendedorismo social?
    • Características
  • Como criar um negócio social?
    • 1 – Por que você quer criar um negócio social?
    • 2 – Quem será beneficiado?
    • 3 – Como é possível financiar o empreendimento social?
    • 4 – Como o impacto social será medido?
  • Exemplos de projetos de empreendedorismo social
    • Aravind Eye Care
    • Feira Preta
    • Moradigna
    • Firgun
    • TOMS
    • Logay
    • Rede Asta
    • Associação Granja Andar
    • D’light Design
    • myAgro
    • Boomera
    • Glocal Healthcare System
    • Outdoor Social
    • A Banca
    • Pertinho de Casa
    • Parças
    • Arredondar
  • Receba posts por e-mail!

O termo empreendedorismo social significa que o negócio, além de lucrativo, traz contribuições no âmbito social, ou seja, também é capaz de transformar a vida das pessoas. A ideia se inicia com o objetivo de resolver um problema pontual da sociedade ou de uma comunidade específica.

As soluções, propostas pelos empreendimentos sociais, se alinham com a lógica do mercado, ao passo que oferecem produtos e serviços de qualidade. No entanto, o objetivo vai muito além de gerar receita. Há uma preocupação em promover inclusão, reduzir desigualdades e gerar renda para os envolvidos.  

Um negócio social não é o mesmo que filantropia, afinal, além de fazer o bem, a empresa também ganha dinheiro. As ideias nesse campo do empreendedorismo sempre partem da premissa de que onde há necessidades,  também há um mercado.

Relacionados

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, as áreas que mais possuem negócios sociais são: educação, acesso a trabalho e renda, cultura, economia criativa e artesanato. 

Características

  • O negócio se alinha com o propósito de construir uma sociedade mais justa e igual.
  • A ideia é fazer o bem enquanto se ganha dinheiro.
  • Atinge problemas básicos da população.
  • Tem potencial de mudar o mundo.

Para criar um negócio social e aumentar suas chances de sucesso, responda as perguntas abaixo:

O negócio surge a partir de uma necessidade da sociedade, propondo soluções para problemas. O empreendedor pode iniciar sua trajetória movido por uma história pessoal, uma paixão ou uma causa que mexe muito com o seu coração. 

Conheça a fundo o problema social que se quer resolver e as suas causas, pois só assim tem como estruturar um modelo de negócio consistente. O empreendimento não deve depender de doações e sim ser autosustentável.

2 – Quem será beneficiado?

Todo negócio social tem um público que será beneficiado a curto ou longo prazo. Você precisa obter informações detalhadas sobre isso para traçar as estratégias de marketing e atingir os objetivos esperados. 

Como qualquer tipo de empresa, é necessário elaborar um plano de negócio. Nesse planejamento, deixe claro quais são as fontes de recurso para tirar a ideia do papel. Existem projetos que são autofinanciados, que contam com participação comunitária ou que necessitam de empréstimos para financiamento inicial. 

Há, no Brasil e no mundo, organizações que oferecem subsídios para negócios de impacto social, como é o caso da YSB Funds gGmbH e da Ashoka.

Empreendedores sociais também podem buscar apoio em fundos, institutos, associações, Prefeituras e departamentos sociais de grandes empresas.

É muito importante mensurar os resultados obtidos com o negócio social. Esse acompanhamento atrai o interesse de novos parceiros e também identifica as chances de crescimento. 

Os métodos qualitativos de pesquisa, como é o caso da entrevista, são interessantes para encontrar histórias capazes de ilustrar a transformação gerada pelo negócio na vida das pessoas. Além disso, também vale a pena considerar as estatísticas para mensurar o impacto positivo em números. 

Conheça, a  seguir, alguns projetos que geram impacto positivo na sociedade:

Aravind Eye Care

Pioneira no modelo de empresa social, a Aravind Eye Care é uma organização indiana que oferece cirurgia de catarata e outros serviços oftalmológicos para todas as pessoas, independente da renda. Os pacientes que escolhem pagar pelo atendimento ajudam aqueles que não podem.

Feira Preta

Considerada a maior feira de cultura negra da América Latina, o evento promove o encontro de empreendedores negros, que apresentam seus produtos e serviços de diferentes segmentos. 

Moradigna

A empresa oferece facilidades para que pessoas, que moram em situação de insalubridade, consigam fazer uma reforma na casa.

Firgun

Criada em 2017, a empresa atua na área de educação financeira, com o objetivo de ajudar microempreendedores de baixa renda a conseguir capital produtivo para seus negócios.

TOMS

A marca de sapatos TOMS  foge do tradicional quando o assunto é administrar o seu negócio. Para cada par de sapatos vendidos, a empresa doa outro para pessoas carentes. Cada produto, presente no portfólio, possui uma responsabilidade social diferente. 

Logay

Logay é uma loja virtual focada na venda de produtos relacionados à comunidade LGBTQIA +. Há várias peças de vestuário e acessórios que estimulam a aceitação à diversidade. 

Rede Asta

A Rede Asta ajuda empreendedoras e artesãs de baixa renda. O negócio consiste em transformar resíduos em presentes criativos e outros produtos.

Associação Granja Andar

A Associação Granja Andar, situada na Argentina, é especializada  na preparação de coffee breaks, pizzas, cafés da manhã e refeições em geral. O time de colaboradores é composto por pessoas com deficiência mental e de baixa renda. 

D’light Design

Em alguns lugares do mundo, as famílias ainda não possuem acesso à energia elétrica. Pensando neste problema, a D’light Design criou produtos inovadores baseados no consumo de energia solar.

myAgro

Pequenos produtores rurais do Senegal podem contar com a ajuda da tecnologia para melhorar a produtividade das terras e sair da pobreza. A plataforma myAgro oferece vários recursos interessantes e treinamento técnico. 

Boomera

Boomera é uma empresa especializada na reciclagem de materiais que são difíceis de transformar, como fraldas descartáveis e cápsulas de café. O negócio se compromete com o meio ambiente e também tem impacto na sociedade, já que promove a inclusão. 

Glocal Healthcare System

Na Índia, o sistema de saúde tem muitas necessidades, sobretudo nas áreas rurais. A empresa Glocal Healthcare System foi criada para resolver esse problema, já que oferece assistência médica acessível e responsável para a população. 

A empresa de mídia é especializada na venda de espaços publicitários em comunidades carentes nas principais capitais brasileiras.

A Banca

A banca é um negócio que gera impacto na periferia, ao promover eventos de Hip Hop  e cultura em geral. O trabalho é liderado pelo DJ Bola.

Pertinho de Casa

Essa plataforma conecta pequenos negócios locais com empreendedores, utilizando a tecnologia de geolocalização.

Parças

Parças é uma startup que tem como objetivo qualificar os jovens privados de liberdade para atuar no mercado de tecnologia.

Arredondar

Essa empresa fornece para lojas e estabelecimentos comerciais uma ferramenta de arredondamento de centavos. Esse dinheiro é doado para ONGs e ajuda milhões de pessoas.

O que achou das ideias? Conhece outros negócios sociais? Deixe um comentário.

Quais são os exemplos de empreendedorismo social?

Alguns tipos de projetos em que o empreendedorismo social pode fazer ampla diferença:.
Revitalização de comunidades;.
Saneamento e distribuição de energia;.
Atendimento popular de advogados;.
Consultas médicas, psicológicas e odontológicas acessíveis;.
Inclusão digital;.
Espaço cultural;.
Artesanato e centros de distribuição;.

Quais são os exemplos de empreendedorismo social no Brasil?

Produtos difíceis de reciclar, como fraldas descartáveis e bitucas de cigarro, são o foco de mais uma organização que é exemplo de empreendedorismo social. A Boomera criou uma metodologia chamada CircularPack, que transforma o lixo em uma linha de produtos por meio de tecnologia, design e cooperativas de catadores.

O que é uma empresa empreendedorismo social?

O empreendedorismo social é uma forma de empreendedorismo que busca desenvolver produtos e serviços que impactem a sociedade, ajudando a solucionar os problemas enfrentados por ela. Para isso, os empreendedores sociais usam práticas que são comuns no meio corporativo, como criatividade e inovação.

O que é empreendedorismo e exemplos?

Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

Toplist

Última postagem

Tag