O que é bom para sensibilidade nos dentes

A sensibilidade dentária é um problema bucal muito comum, mas bastante incômodo também - principalmente em algumas situações. Bebidas e comidas muito geladas ou quentes? Nem pensar. Às vezes até mesmo escovar os dentes se torna uma tarefa difícil. Será que é possível lidar com os dentes sensíveis numa boa? Para a cirurgiã-dentista Daniela Balthazar, os tratamentos indicados por um profissional devem ser seguidos, e um acompanhamento também é importante, mas existem alguns hábitos do dia a dia que podem ajudar a amenizar a dor da sensibilidade. Confira quais são eles a seguir!

O que causa a sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária pode acontecer por diferentes motivos, desde uma cárie até fatores emocionais. Entretanto, segundo a profissional, esse quadro em geral se desenvolve principalmente por causa da retração gengival que, por sua vez, pode ser provocada por uma escovação inadequada (com muita força) que desgasta o esmalte dentário. “A parte macia e interna dos dentes, chamada dentina, tem terminações nervosas e é protegida pelo esmalte. A retração gengival expõe essa parte, e é por isso que surge a sensibilidade”, explica. “Com a exposição da dentina, estímulos externos (alimentos frios ou quentes) ativam os nervos no núcleo do dente, causando uma dor aguda que caracteriza a sensibilidade dentária.”

Além disso, outras causas comuns da hipersensibilidade dentinária são o desgaste do esmalte causado pelo bruxismo, pela escovação com muita força, por cáries ou até mesmo devido a problemas sistêmicos como refluxo ou bulimia. Por isso que, para um diagnóstico mais preciso, é necessário consultar um cirurgião-dentista.

Alimentação pode agravar os dentes sensíveis

De acordo com a dentista, um dos fatores que podem piorar um quadro de sensibilidade dentária é a alimentação. “Alimentos ou bebidas com pH muito baixo (ácidos) podem provocar o desgaste do esmalte, podendo chegar até a dentina, por isso é importante não ingerir esses alimentos com muita frequência”, alerta. Alguns desses alimentos são: cerveja, refrigerante, café, limão e vinagre.

Além disso, outra orientação importante é quanto à escovação dos dentes, que não deve ser feita imediatamente após as refeições. “O indicado é esperar em torno de 20 minutos para que o pH bucal fique menos ácido, evitando o desgaste dos dentes causado pelo atrito da escova com o dente em meio ácido”, conta.

6 formas de amenizar a sensibilidade nos dentes

Embora o tratamento feito com um especialista seja fundamental para cuidar dos dentes sensíveis, existem algumas medidas simples que ajudam a atenuar a dor e o incômodo que a sensibilidade provoca. Entretanto, a cirurgiã-dentista reforça: “É importante sempre procurar um profissional qualificado para diagnosticar a causa dela e indicar o melhor tratamento para você”. Confira algumas recomendações da profissional:

  • Usar uma escova de dentes extra macia;

  • Escovar os dentes evitando fazer força em excesso, não é a força que você coloca que vai “limpar melhor”, e sim a escovação correta que pode ser orientada por um profissional;
  • Usar creme dental específico para sensibilidade dentária;
  • Usar creme dental com alta concentração de flúor para ajudar fortalecer o esmalte;
  • Evitar alimentos ácidos;
  • Aguardar para pelo menos 20 minutos após as refeições, antes de escovar os dentes.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Daniela Balthazar - Cirurgiã-dentista, especialista em implantodontia pela UNICAMP
São Paulo - SP
CRO-SP: 71941

Atualizada em 30/11/2021.


Lidar com a sensibilidade nos dentes é algo mais comum do que se imagina. Embora seja facilmente associado a uma alimentação ácida, o quadro pode ser causado por outros fatores, como má higiene bucal e escovação excessiva. A boa notícia é que existem alguns tratamentos que podem ajudar a amenizar a sensibilidade no dente, inclusive alguns que podem ser feitos sem sair de casa. Quer saber quais são? A gente te conta! Confira abaixo as principais opções de tratamento para sensibilidade nos dentes de acordo com o dentista Nelson Alfarano.

Entenda o que é a sensibilidade nos dentes

Sabe aquela sensação de dor aguda ao consumir algum alimento ou bebida gelada ou quente? Pode ser um sinal de sensibilidade no dente! De acordo com o dentista, o problema costuma surgir em pacientes adultos e é motivado por um quadro bem simples: “o desgaste do esmalte dentário ou retrações gengivais tornam a dentina exposta e, por ser uma região altamente porosa, ocorre o desconforto resultado da sensibilidade nos dentes”. O incômodo também pode surgir durante o ingerir alimentos doces e açucarados, como o chocolate, ou ao entrar em contato com a acidez, como um suco de laranja ou limão.

As causas da sensibilidade nos dentes vão além da alimentação

Antes de iniciar o tratamento para sensibilidade no dente, é importante identificar a possível causa para a doença. Nesse caso, o especialista adianta: existem diversas causas para a sensibilidade nos dentes. “Entre as mais comuns, podemos citar a escovação inadequada e a falta de uma boa higiene bucal que provocam o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, a desmineralização do esmalte do dente, tornando-o sensível”, revela.

Por outro lado, a escovação quando realizada com força excessiva ou exagerada é um dos motivos por trás da sensibilidade no dente, já que o hábito também provoca o desgaste do esmalte por abrasão. Além disso, existem outros problemas bucais, como bruxismo e gengivite, que também são responsáveis pelo surgimento da sensibilidade nos dentes. No caso da gengivite, o quadro surge devido à retração gengival que expõe o colo dos dentes à uma alimentação ácida, levando a erosão dentária.

Sensibilidade nos dentes: como aliviar?

Ao notar os principais sinais de sensibilidade nos dentes, é comum que a primeira reação seja buscar formas de aliviar o quadro. Diferente de outros problemas bucais, a sensibilidade no dente pode ser tratada em consultórios e em casa sob orientação profissional. “O paciente pode realizar o tratamento caseiro através do uso de enxaguantes bucais com flúor e a técnica correta de escovação dos dentes para evitar a abrasão dentária e a retração gengival. O uso de escovas com cerdas macias e creme dental específico aliado à uma alimentação saudável também pode reduzir a sensibilidade nos dentes”, afirma Nelson.

Já no consultório, o tratamento é feito com aplicação de flúor tópico. “Além disso, a aplicação de verniz com flúor nas áreas sensíveis também pode ser indicada e, se necessário, a restauração das áreas que perderam o esmalte dentário”, finaliza o especialista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Nelson Alfarano - Especialista em implantologia, reconstrução maxilar, cirurgia plástica periodontal e odontologia estética
CRO-RJ: 18163


O que ajuda a diminuir a sensibilidade dos dentes?

Um anti-inflamatório para sensibilidade nos dentes bastante popular é o Spidufen. Ele é indicado para alívio de dor leve ou moderada em pós-cirúrgico dental e outros tipos de dores.

O que é bom para sensibilidade nos dentes caseiro?

Água salgada Uma solução de sal e água é um dos remédios domésticos mais comuns para qualquer problema dentário. Adicione 2 colheres (chá) de sal em água morna, mexa bem e enxágue a boca 2 vezes por dia com mistura para reduzir a sensibilidade.