O que caracterizou a Frente Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial?

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito iniciado em julho de 1914 e terminado em novembro de 1918, que envolveu principalmente países da Europa e Ásia.

A Primeira Guerra Mundial envolveu algumas das maiores potências do mundo naquela data, que se organizaram em duas alianças opostas: os Aliados ou Tríplice Entente e os Impérios Centrais ou Tríplice Aliança. Mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados para esta guerra. Cerca de 9 milhões de combatentes morreram. Entre as causas da guerra inclui-se as políticas imperialistas estrangeiras das grandes potências da Europa, como o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro, o Império Otomano, o Império Russo, o Império Britânico, a Terceira República Francesa e a Itália. A 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista jugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho da guerra. Em 28 de julho, o conflito iniciou-se com a invasão austro-húngara da Sérvia, seguida pela invasão alemã da Bélgica, Luxemburgo e França, e um ataque russo contra a Alemanha. Surgiram frentes de batalha adicionais com a entrada do Império Otomano na guerra em 1914, da Itália e Bulgária em 1915 e da Roménia em 1916. Depois de uma ofensiva alemã em 1918 ao longo da Frente Ocidental, os Aliados forçaram o recuo do exército alemão numa série de ofensivas de sucesso. É nesta altura que entram as forças dos Estados Unidos. A Alemanha acaba por assinar o cessar-fogo a 11 de novembro de 1918, conhecido como o Dia do Armistício. A guerra terminou com a vitória dos Aliados. No final, quatro grandes potências imperiais — os impérios alemão, russo, austro-húngaro e otomano — deixaram de existir. Os estados sucessores dos dois primeiros perderam uma grande quantidade do seu território, enquanto os dois últimos foram completamente desmantelados. A Europa central foi redesenhada, dando origem a vários países mais pequenos. No final da Primeira Guerra Mundial, é criada a Liga das Nações - organização precursora das Nações Unidas -, com a esperança de evitar outro conflito a esta escala.

A Guerra de Trincheiras (1915-1917) consistiu na fase da Primeira Guerra Mundial quando esta tática militar foi largamente utilizada.

O que foi?

A Guerra de Trincheiras durou dois anos e foi o período mais longo do conflito.

Como os exércitos dos Aliados e das Potências Centrais dispunham de forças muito equilibradas, a solução foi cavar trincheiras e dali tentar avançar ou manter a posição no terreno.

As trincheiras consistiam em valas construídas sobre qualquer terreno: desde os mais planos como os da França e até nos Alpes. Eram usadas tanto para a tática para ofensiva quanto para a defesa.

Tinham cerca de dois metros de profundidade ou o tamanho suficiente para que um homem pudesse estar inteiramente coberto e protegido. Desta maneira, a observação era feita através de telescópios e mais raramente, de observadores.

Entre as linhas de trincheiras havia um espaço chamado de "terra de ninguém". Transitar por essa zona significava ser alvo de disparos de todos os lados. Aliás, colocar a cabeça para fora da trincheira podia custar a vida de um soldado.

O que caracterizou a Frente Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial?
Esquema básico de uma trincheira

As trincheiras se tornaram um complexo onde havia lugares reservado ao descanso, feridos graves e banheiro. Por vezes, eram construídos abrigos para que os soldados pudessem descansar.

Para sustentar as paredes era preciso escorar a madeira com terra. Isto era particularmente complicado em terrenos úmidos como o da França e da Bélgica onde as chuvas enchiam as trincheiras e favoreciam a transmissão de doenças.

O que caracterizou a Frente Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial?
Trincheiras francesas na batalha de Somme na Primeira Guerra Mundial

Apesar de termos a imagem que os soldados, numa trincheira, estavam combatendo o tempo todo, a realidade era bem distinta. Na verdade, os homens passavam mais tempo vigiando do que lutando contra o inimigo. Isso gerava uma guerra de nervos e um desgaste imenso aos combatentes.

De todas as maneiras, um ataque as trincheiras costumava ser mortífero. Primeiro, os atacantes lançavam bombas através dos canhões ou os aviadores metralhavam as linhas inimigas. Igualmente, se lançava gás venenoso, na esperança de que os soldados saíssem dos seus esconderijos. Esta ação poderia durar horas ou mesmo dias.

Só depois disso os oficiais mandavam os soldados avançarem rumo a trincheira inimiga, e mesmo assim, o sucesso do ataque não estava garantido.

Mapa

O front ocidental media cerca de 645 km estendendo-se desde o Canal da Mancha, na Bélgica, até a fronteira da Suíça. Estima-se que foram cavados 400 km de trincheiras ao longo da frente ocidental.

O que caracterizou a Frente Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial?
Mapa da linha de trincheiras na frente ocidental

Legenda:

Amarelo - Alemanha

Roxo - França

Vermelho - Inglaterra

Laranja - Bélgica

Verde - Terra de Ninguém

Leia mais:

  • Primeira Guerra Mundial
  • Principais Batalhas da Primeira Guerra Mundial
  • O Brasil na Primeira Guerra Mundial
  • Fases da Primeira Guerra Mundial
  • Tratado de Versalhes
  • Causas da Primeira Guerra Mundial
  • Consequências da Primeira Guerra Mundial
  • Filmes sobre a Primeira Guerra Mundial

O que caracterizou a Frente Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Como foi a Frente Ocidental?

A Frente da Europa Ocidental ou Frente Ocidental da Segunda Guerra Mundial foi a segunda maior frente europeia em importância durante a II Guerra Mundial. Cobriu a Europa Ocidental, e foi aberta pela invasão da Alemanha Nazista à Noruega, Dinamarca e França em 1940, culminando em 1945 com a vitória das Forças Aliadas.

O que foi a Frente Ocidental e a Frente Oriental?

Frente Ocidental: nas fronteiras entre França, Império Alemão, Bélgica. Frente Oriental: área de combate entre Império Russo, Império Alemão e Império Austro-Húngaro.

Por que na Frente Ocidental a Primeira Guerra ficou conhecida como guerra de trincheiras?

Essa fase de defesa das posições ficou conhecida como “guerra de posição”, mas também levou o epíteto de “guerra de trincheiras”, já que as trincheiras – que eram longos corredores de valas cavadas no solo – serviam como “cordões” demarcadores dessas posições.

Como a 1 Guerra Mundial se desenvolveu nos fronts Ocidental e Oriental?

Na Europa, destacaram-se a Frente Ocidental, em que os alemães lutaram contra franceses e britânicos, e a Frente Oriental, em que os alemães lutaram contra sérvios e russos. Durante a guerra, houve também batalhas no Oriente Médio, isto é, nas regiões que estavam sob domínio do Império Otomano.