O que acontece se eu parar de tomar o anticoncepcional no meio da cartela?

Não importa quão confiante você esteja, parar de tomar pílula pode ser tão assustador quanto terminar com alguém. Especialmente quando o anticoncepcional tem alguns benefícios como períodos menstruais mais leves e menos cólicas.

“O que a mulher passa quando para com a pílula varia muito”, diz Sara Twogood, professora assistente da clínica de obstetrícia e ginecologia na Keck School of Medicine, na Califórnia (EUA). “Depende do tempo que a mulher fez uso e das razões pela qual começou a tomar naquele período.”

Se você decidiu que é a hora de parar com ela, aposte neste passo a passo para fazer dessa transição a menos dramática possível.

1. Converse com sua ginecologista

Tudo deve começar com uma visita à sua médica, especialmente se está preocupada sobre efeitos colaterais ou quer uma forma alternativa de contracepção. “Se você usava a pílula estritamente para não engravidar e sua menstruação não era tão desregulada, não vai perceber grandes mudanças quando parar de tomar o anticoncepcional”, diz Kelly M. Kasper, ginecologista obstetra na Indiana University Health. Mas se o ciclo consistia em seus ovários aterrorizando seu corpo, esteja preparada.

2. Esteja preparada

Se antes da pílula você sofria com as cólicas, invista em remédios para cólicas, bolsinhas térmicas e exercícios relaxantes como ioga, sugere Twogood. “Ter em mãos um aplicativo ou um calendário para controlar os sintomas e o ciclo menstrual podem ajudar as mulheres que anteriormente tinham períodos irregulares ou sintomas da TPM desagradáveis”, ela diz. E se você começou a tomar a pílula por motivos dermatológicos, certifique-se de que você tem um bom regime de cuidados da pele para ajudar a diminuir quaisquer surtos, diz Kasper.

Leia mais

Adeus, pílulas! É hora de largar os hormônios de vez?
Tomar pílula pode deixar você depressiva

3. Largue a pílula

O processo de parar com o anticoncepcional é muito autoexplicativo. “Só pare quando terminar sua cartela”, indica Sherry Ross, ginecologista obstetra do Providence Saint John’s Health Center (Califórnia). Parar no meio de uma cartela pode causar escapes.

4. Deixe o seu corpo trabalhar

Para algumas mulheres, o período de adaptação pode ser como uma volta na montanha russa. “Você poderá ter períodos mais fortes, cólicas, alterações de humor e aparecimento de espinhas”, aponta Twogood. No entanto, se você teve sensibilidade mamária, dores de cabeça, náuseas ou hemorragias enquanto tomava a pílula, esses efeitos devem desaparecer muito rapidamente, uma vez que você parou de tomá-la. (Ufa). Seu ciclo normal irá retornar naturalmente dentro de um ou dois meses.

5. Fique de olho nas coisas

“Depois de parar, espere dois ou três meses para ver o que acontece com seu ciclo”, diz Ross. Depois disso, seu corpo voltará ao funcionamento natural. Se passar três meses e sua menstruação ainda não estiver regular, verifique se seus hormônios estão funcionando normalmente. “O mesmo vale para sangramento irregular ou frequente, ou dores que não são controladas por medicamentos”, diz Kasper. Se algo parecer fora do normal, sempre siga seus instintos.



Veja também

+ Vazio de Boötes: onde o cosmos não tem quase nenhuma galáxia
+ Loteria dos EUA acumula de novo e prêmio vai a US$ 1 bilhão; veja como jogar do Brasil
+ Novos estudos concordam sobre a origem mais provável da pandemia de Covid-19
+ Licenciamento de veículos: saiba o valor e como pagar em SP
+ Gizelly Bicalho sensualiza em ensaio 'quase' nu: 'Só preciso de botas'
+ Veja as motos mais roubadas em SP durante 2022
+ Pulse Abarth chega até o fim de 2022 com motor 1.3 turbo

Veja Também

    Quando se resolve parar o uso da pílula anticoncepcional, o corpo precisa se acostumar com a falta de hormônios sintéticos e voltar a produzir as substâncias naturalmente. Durante esse processo, o organismo da mulher costuma dar alguns sinais.

    O anticoncepcional pode ser parado a qualquer momento, mas, o ideal é deixar de usar quando acabe a cartela, isso propicia um melhor acompanhamento do ciclo menstrual. Os efeitos começam a ser sentidos cerca de duas semanas após a suspensão do remédio e o período de transição varia de acordo com cada mulher e o tipo de anticoncepcional utilizado.

    Os principais efeitos da suspensão do anticoncepcional são:

    1. Alteração do peso
    Sabe-se que as substâncias do medicamento podem causar retenção de líquidos, com intensidade variada de acordo com cada tipo. Portanto, é comum emagrecer um pouco após parar. Por outro lado, como parar o anticoncepcional pode provocar oscilações maiores no humor da mulher, também pode haver ganho de peso devido ao maior apetite, indisposição para atividade física e maior desejo por doces.

    O que fazer: O ideal é apostar em uma alimentação saudável, rica em cálcio, vitamina B6 e magnésio, como legumes, frutas, verduras, peixes e cereais integrais. Os alimentos ajudam o corpo a equilibrar os níveis de hormônios e eliminar toxinas, que pioram a retenção de líquidos e o mau humor. A realização de atividade física é fundamental para melhorar a circulação, queimar gordura e regular o apetite.

    2. Desregulação da menstruação
    Ao parar o uso do anticoncepcional, os ovários precisam voltar a produzir hormônios — isso leva um tempo, uma vez que já não são tão pontuais e constantes como acontecia com o uso de remédios.

    O que fazer: Estas alterações de alguns dias costumam ser normais, mas, se forem muito intensas, a ponto de ficar dois meses sem menstruar ou menstruar três vezes no mês, por exemplo, deve-se consultar o ginecologista para avaliações dos níveis de hormônios e do funcionamento dos ovários. Uma dica é anotar sempre as datas das menstruações e quanto tempo duraram, para saber exatamente como funciona o ritmo do ciclo.

    3. Piora das cólicas menstruais
    Quando menstruamos naturalmente, sem ação dos efeitos do remédio, o tecido do útero fica mais espesso, o que é uma preparação para uma possível gravidez, causando piora das cólicas e fluxo de sangue durante a menstruação.

    O que fazer: Tomar anti-inflamatórios para aliviar os sintomas das cólicas, além de fazer compressa de água morna na barriga ou na região lombar.

    4. TPM e oscilação de humor
    Como os hormônios femininos produzidos naturalmente nos ovários têm uma variação mais intensa e abrupta ao longo do mês quando comparados ao período com anticoncepcional, é mais comum haver piora da TPM, com irritabilidade, tristeza, impulsividade, alterações do sono e dor de cabeça.

    O que fazer: Para aliviar os sintomas da TPM, deve-se apostar em alimentos calmantes, como suco de maracujá, chá de camomila, chocolate meio amargo, além de exercícios de relaxamento, meditação e alongamento.

    5. Alterações da pele
    A maioria das pílulas diminuem a produção de testosterona, deixando a pele mais limpa, seca e sem obstrução dos poros. Portanto, quando suspendemos o uso do anticoncepcional, é muito comum que a pele tenha mais oleosidade e espinhas. Alguns tipos de anticoncepcional, entretanto, podem ter composições diferentes, por isso, o efeito pode ser contrário.

    O que fazer: Para combater a oleosidade da pele, pode-se usar algumas loções ou sabonetes adstringentes, comprados na farmácia. Mas, quando a formação de espinhas é mais intensa, é necessário ir ao dermatologista para a orientação do uso de cremes mais específicos.

    6. Aumento de pelos e da libido
    Como muitos anticoncepcionais limitam as produção de hormônios, inclusive a testosterona, é comum que, ao parar de usá-los, a produção volte ao natural e apareçam mais pelos, voz um pouco mais grossa, e aumento da vontade do contato íntimo.

    O que fazer: Como estes hormônios são naturais do corpo, é importante aceitá-los e compreender melhor como o organismo funciona naturalmente, além de conversar com o parceiro sobre essas mudanças. Já os pelos indesejáveis podem dar um pouco mais de trabalho, mas podem ser resolvidos com técnicas de depilação ou clareamento. Tomar chás de hortelã-pimenta e de calêndula são ótimas dicas para o tratamento natural do excesso de pelos.

    7. Maior quantidade de secreções íntimas
    É comum que a mulher sinta que há maior umidade na região íntima, tanto no dia a dia como no contato íntimo, o que faz parte da maior produção natural de estrógeno pelo corpo.

    O que fazer: Este tipo de secreção é perfeitamente natural, e indica que os ovários estão trabalhando bem. É importante ter uma troca de roupas íntimas a cada banho, para manter a higiene e impedir a proliferação de microrganismos na região.

    Quanto tempo demora para engravidar
    O tempo de adaptação do corpo da mulher à ausência dos hormônios do anticoncepcional pode variar, geralmente entre alguns dias a até um ano, principalmente se o uso deste medicamento durou muitos anos. Os anticoncepcionais injetáveis, por conter maiores níveis de hormônios, podem causar uma demora maior para os ovários e útero permitirem uma gravidez, porém, tudo vai depender da capacidade de cada organismo de eliminar as substâncias artificiais do corpo.

    Existem alimentos que podem ajudar o organismo a eliminar os efeitos artificiais do anticoncepcional, principalmente os ricos em zinco, vitaminas B6, A, C, E e ômega-3, como ovos, peixes, brócolis, aveia, quinoa, trigo, semente de girassol e abacate, por exemplo.

    (Com informações do portal Tua Saúde)

    Pode parar de tomar o anticoncepcional antes de terminar a cartela?

    O anticoncepcional pode ser parado a qualquer momento, mas, de preferência, quando acabar a cartela, para haver um melhor controle do ciclo.

    O que acontece se eu parar de tomar a pílula no meio da cartela?

    Se você suspender as pílulas anticoncepcionais no meio do ciclo, poderá apresentar sangramentos de escape ou mesmo mais acentuados antes da próxima menstruação. No entanto, o sangramento irregular após suspender a contracepção é um fenômeno temporário e deve desaparecer depois de alguns meses.

    Quanto tempo dura o efeito do anticoncepcional depois que parar de tomar?

    Um prazo considerado normal para que o anticoncepcional saia de vez do organismo é de três a seis meses.

    Pode fazer pausa no meio da cartela?

    A mulher pode emendar duas cartelas anticoncepcionais, sem nenhum risco para saúde e sem interferir na capacidade reprodutiva. No entanto, quem deseja acabar com a menstruação deve trocar a pílula por uma de uso contínuo, que não precisa de pausa, nem há menstruação.