O que abre e fecha hoje em Campo Grande?

A Copa do Mundo vai começar. Quinta-feira(12), às 16 horas (de MS) o Brasil faz a estreia contra a Croácia, na Arena Corinthians. Sobre o resultado do jogo impossível se imaginar, a única garantia que o sul-mato-grossense pode ter, é de que tudo vai parar. Comércio, repartições públicas, escolas, bancos, todos param para ver os jogos da seleção.

Comércio – A ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) divulgou que está sendo repassada aos lojistas a recomendação de fechar as lojas de rua uma hora antes das partidas e os shoppings 30 minutos antes.

A medida é facultativa aos empresários, pois as datas não estão inclusas na relação de feriados onde há obrigatoriedade de fechamento do comércio prevista no acordo da convenção coletiva entre patrões e empregados.

Quanto às horas não trabalhadas, o empregador deve combinar com o funcionário para que seja feita a compensação. As lojas que funcionam até as 18 horas deverão permanecer fechadas até o dia seguinte.

Shoppings – Os três maiores shoppings da Capital adotaram medidas parecidas em dias de jogos do Brasil. O Campo Grande, acordou que uma hora antes dos jogos todo o centro comercial fecha e reabrirá uma hora depois. No Bosque dos Ipês e o Norte Sul a mesma iniciativa, mas empresários tem autonomia para se preferirem seguir com portas abertas.

Bancos – Os bancos de Mato Grosso do Sul irão funcionar em horários diferenciados em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Como todos os jogos devem acontecer no período da tarde, o atendimento ao público nestes dias será das 7h30 às 11h30.

A confirmação é da secretaria de imprensa do Seeb (Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região). De acordo com o órgão, chegou a ser cogitada o retorno dos funcionários após o jogo, mas acabou sendo descartada para que possam torcer e comemorar a vontade.

Repartições públicas – As repartições públicas da administração direta e indireta do Governo do Estado irão funcionar das 7h30 às 13 horas em jogos da seleção brasileira na Copa. A confirmação foi feita através de publicação no Diário Oficial do Estado. Na maior parte dos órgãos, o expediente é até às 13h30.

A prefeitura de Campo Grande estabeleceu ponto facultativo no período da tarde nas repartições públicas da administração direta e indireta durante a realização dos jogos do Brasil. O horário de atendimento será das 7h30 às 13 horas, para os dias 12, 17 e 23 de junho.

Os serviços de atendimento médico nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centro Regionais de Saúde (CRS) terão atendimento normalmente.

Câmara Municipal e Assembleia Legislativa seguirão o exemplo, com expedientes somente na parte da manhã.

No Detran (Departamento Estadual de Trânsito), todas as agências de Mato Grosso do Sul funcionarão das 7h30 às 13h. Estão inclusos nesta alteração os postos de atendimento nos Práticos e Agências do Detran-MS nos Shoppings e de Campo Grande. O Detran pede para que os usuários fiquem atentos aos horários nos dias 12, 17 e 23 de junho de 2014, e claro conforme a seleção for se classificando.

Escolas – As escolas públicas estaduais e municipais não vão ter aulas nos dias dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014. Os professores vão fazer a reposição até dezembro. Outra medida, de acordo com a secretária estadual de Educação, Maria NileneBadeca da Costa é suspender as famosas “pontes”, quando há um feriado na quinta-feira e as escolas “enforcam” a sexta-feira.

Cartórios – O expediente dos cartórios extrajudiciais – aqueles de Notas, Registro de Imóveis, Registro Civil, Protesto, entre outros – será diferenciado também. Na 1ª etapa do mundial, nos dias 12, 17 e 23 de junho, os cartórios de Mato Grosso do Sul vão funcionar das 7 às 13 horas. Conforme o Brasil avançar, as mesmas regras serão aplicadas. Exceto os cartórios de Registro Civil terão outro esquema de funcionamento, e respeitam sistema de plantão, conforme estabelecido na legislação.

A folga para os tabeliães foi estabelecida em portaria da Corregedoria-Geral de Justiça, publicada no Diário da Justiça.

Os outros jogos da primeira fase são contra México, dia 17 (terça-feira) às 15 horas, no Castelão em Fortaleza e fecha a 1ª fase contra Camarões, dia 23 (segunda-feira) às 16 horas no Mané Garrincha, em Brasília.

Para quem vai ficar na Capital, confira o que abre e fecha nesta sexta-feira (26) - Divulgação

Saiba Mais

  • ANIVERSÁRIO DE CAMPO GRANDE

    Projeto homenageia Campo Grande pelo aniversário de 117 anos

  • CULTURA

    Em comemoração aos 117 anos de Campo Grande, calçadão da Barão recebe apresentações de bandas

  • CAMPO GRANDE 117 ANOS

    Exposição fotográfica do instagrammer Dick Arruda homenageia Campo Grande pelos 117 anos

Para aqueles que não trabalham no fim de semana, serão três dias consecutivos para descansar, passear e quem sabe até fazer uma viagem rápida. Para quem vai ficar na Capital, confira o que abre e fecha nesta sexta-feira (26).

Órgãos públicos - No Poder Público, Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande decretaram ponto facultativo, mantendo apenas serviços essenciais de saúde e coleta de lixo. As atividades voltam ao normal apenas na segunda-feira (29).

Comércio da área central
O feriado é considerado ponto facultativo, conforme estabelecido em convenção coletiva. De acordo com a Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), as lojas que optarem em abrir as portas devem funcionar em horário diferenciado, das 9 às 18 horas.

Shoppings:

Bosque dos Ipês - As lojas abrem na sexta-feira, das 14h às 20h, e a praça de alimentação, das 10h às 22h, horário de domingo.

Eldorado Campo Grande - Terá alimentação e lazer funcionando em horário de domingo, das 10h às 22h, e as lojas abrem das 12h às 20h.

Norte Sul - Funcionará em horário normal, das 10h às 22h.

Pátio Central - O Shopping vai fechar no feriado. No sábado (27), funcionamento normal, das 8 às 19 horas.

Bancos - Os bancos da capital permanecerão fechados durante o feriado, voltando ao funcionamento normal na segunda-feira (29).

Correios - Todas as agências da capital estarão fechadas na sexta-feira (26), voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (29). No sábado, a agência Okinawa (Shopping Campo Grande) funciona normalmente.

Justiça - O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul não terá expediente na sexta-feira dia (26). Nesse período, funciona apenas o plantão judiciário para os casos considerados urgentes.

Lotéricas – As lotéricas funcionarão com pontos facultativos.

Hemosul - Estará fechado no feriado (26), voltando com o atendimento normal no sábado (27) das 7h às 12h.

Supermercados - Os supermercados e hipermercados abrem normalmente, inclusive os que possuem atendimento especial de 24 horas.

O QUE ABRE em Campo Grande hoje?

Repartições públicas municipais terão expediente das 7h30 às 14h nesta segunda-feira. Isso não se aplica às unidades escolares e aos setores e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos. O expediente do governo do Estado será reduzido mais uma vez.

O que vai funcionar hoje em Campo Grande MS?

Supermercados: funcionam normalmente; Postos de saúde: abrem na segunda-feira (14) e terça-feira (15) as Unidade de Pronto Atendimento (Upas) 24 horas dos bairros Coronel Antonino, Vila Almeida, Universitário, Leblon, Santa Mônica e Moreninha.

O que abre no feriado de hoje?

Comércio: As lojas podem funcionar durante o feriado e têm autonomia para determinar seus horários de funcionamento. Shoppings: A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) afirma que a orientação é que os shoppings funcionem durante o feriado. Normalmente os shoppings funcionam das 14h às 20h em feriados.

O QUE ABRE em Campo Grande no dia 25 de dezembro?

Restaurantes, bares e lanchonetes estão permitidos a abrir nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.