O esquadrão suicida dick hertz/ blackguard

Um dos aspectos mais interessantes de O Esquadrão Suicida, filme de James Gunn, é como o cineasta fez questão de trazer visuais idênticos aos dos quadrinhos, com exceção de alguns personagens como o Sanguinário. Mas dentre todos, aquele que não tem absolutamente nada a ver com sua contraparte nos quadrinhos é o Blackguard.

E isso não é relacionado apenas ao seu visual, mas também às suas armas, tornando-o praticamente um personagem completamente novo. Mas existe algo que o Blackguard dos quadrinhos e o do cinema compartilham: a burrice. Hoje, onde trazemos 10 fatos sobre o Blackguard, você vai entender isso.

10 – Ele estreou como um vilão do Gladiador Dourado

O esquadrão suicida dick hertz/ blackguard
Reprodução/DC

Criado pelo escritor e desenhista Dan Jurgens, Blackguard é o alter ego criminoso de Richard Hertz. Não mais do que um criminoso de carreira medíocre, Hertz ascendeu ao status de supervilão quando se tornou membro de um sindicato do crime organizado conhecido como The 1000.

A primeira missão de Blackguard para o grupo supercriminoso aconteceu na primeira edição da série do Gladiador Dourado em 1986. Ele precisava acompanhar uma frota de soldados em um assalto ao S.T.A.R. Labs, que foi interceptado pelo herói amarelo e azul. No entanto, uma das características do Blackguard é ser muito burro, e ele acaba sendo facilmente derrotado pelo Gladiador Dourado.

9 – Derrotado de novo

O esquadrão suicida dick hertz/ blackguard
Reprodução/DC

Esta não foi a primeira falha de Blackguard ao servir o The 1000. Assim, seu Diretor decidiu discipliná-lo. Ele enviou uma mercenária mais competente, a Mindancer, que o tirou da prisão. Quando o Diretor avisou Blackguard que eles estavam insatisfeitos com seu desempenho, Hertz ficou violento e tentou atacá-los, mas foi facilmente nocauteado.

Seu empregador então decidiu executá-lo, junto com o Gladiador Dourado, que também havia sido capturado. Eles acabam sendo resgatados por Espinho, uma outra vigilante de Metrópolis. Blackguard se prepara para lutar ao lado de Gladiador Dourado e Espinho, mas sua mente é controla por Mindancer. O Blackguard hipnotizado era lento e praticamente desprovido de iniciativa. Como resultado, ele foi derrotado por Skeet, o robozinho companheiro do Gladiador Dourado.

8 – As habilidades de Blackguard vem de sua armadura

O esquadrão suicida dick hertz/ blackguard
Reprodução/DC

Blackguard é um cara grande e forte. No entanto, ele não é bom nem em combate corpo a corpo e nem no uso de armas. Considerando a falta de superpoderes de Richard Hertz e sua incapacidade em ser bom em alguma coisa, The 1000 foi capaz de torná-lo mais sobre-humano com a ajuda de um traje especial que aumenta sua força física, melhora suas habilidades básicas no combate corpo a corpo e vem equipado com uma maça de batalha e um escudo criados a partir de pura energia.

No entanto, a força recém-descoberta de Blackguard seria também a responsável por sua derrota, quando o Gladiador Dourado descobrisse sua maior fraqueza: a burrice. O Gladiador foi capaz de induzi-lo a atingir um terminal de força em sua armadura que o eletrocutou e o deixou inconsciente, levando à sua prisão.

7 – Inteligência Diabólica

O esquadrão suicida dick hertz/ blackguard
Reprodução/DC

Algum tempo depois, enquanto ainda estava deprimido por ter perdido sua chance com The 1000, Blackguard entrou em contato com Neron, que é mais ou menos o Satã do Universo DC. O demônio estava oferecendo a vários vilões a chance de uma clássica troca de desejos faustiana e Richard Hertz se tornou seu último cliente.

O que Blackguard realmente queria era a chance de finalmente provar a si mesmo como um supervilão digno, então ele perguntou a Neron se ele poderia torná-lo inteligente. Neron concordou com seu pedido e dotou-o de níveis médios de inteligência e, em troca, Blackguard foi convidado pelo demônio a se unir aos vilões Minhoca e Mulher-Leopardo para assumir o controle de um bar temático de super-heróis chamado Warriors, que pertencia ao Lanterna Verde Guy Gardner. Mal sabia Hertz que o homem com quem ele estava arrumando um problema logo se tornaria seu sócio.

6 – Dono de Bar

O esquadrão suicida dick hertz/ blackguard
Reprodução/DC

Como você provavelmente deve ter adivinhado, o ataque ao Warriors não foi favorável aos vilões e resultou em Guy Gardner (em um estado psicológico alterado) incinerando o Blackguard. No entanto, de alguma forma o criminoso sobreviveu a isso e, depois de passar vários anos na prisão, Richard Hertz foi libertado como um homem mudado, agora em termos amigáveis com o Lanterna Verde. Ele e Gardner então decidiram abrir um bar no Queens, que eles chamaram de Dark Side.

Infelizmente, foi nessa época que os dons intelectuais que Neron havia dado para Hertz se esgotaram. Novamente burro, ele voltou para a vida do crime, mas sem sucesso, é claro. Depois de anos atrás das grades, Blackguard teve outra chance de provar seu valor como um supervilão, mas também seria a última.

5 – Esquadrão Suicida

O esquadrão suicida dick hertz/ blackguard
Reprodução/DC

Quando Amanda Waller foi dispensada da versão moderna do Xeque-Mate, ela continuou operando seu Esquadrão Suicida. E acabou mostrando interesse em Blackguard como membro.

Depois de alguns treinamentos e testes, ele fez parte de uma missão na sede corporativa da Haake-Bruton. A empresa estava por trás do desenvolvimento de um vírus transformado em arma, com potencial de ser um gatilho para a extinção global. Nesta operação, Blackguard fazia parte do Esquadrão, junto com nomes como Pistoleiro, Multiplex, Tigre de Bronze, Rick Flag e General Eiling, dentre outros.

4 – Morte

O esquadrão suicida dick hertz/ blackguard
Reprodução/DC

A missão da qual o Blackguard fazia parte, seria a sua primeira e última com o Esquadrão Suicida. Isso porque o General Eiling estava planejando uma traição, e havia conseguido virar outros membros da equipe para o seu lado. Blackguard, por ser considerado burro demais, não foi um deles.

Ao perceber a traição, Blackguard demora um pouco a entender o que está acontecendo, e é decapitado pelo General Eiling. O General ainda pede que depois alguém o lembre de voltar para pegar a armadura do Blackguard, dizendo que talvez possa encontrar alguém mais capacitado para usá-la.

3 – Amanda Waller planejou a traição de Blackguard

O esquadrão suicida dick hertz/ blackguard
Reprodução/Warner

Amanda Waller é uma mulher extremamente controladora, e isso fica evidente em todas as encarnações da personagem, especialmente na versão de Viola Davis em O Esquadrão Suicida. Sendo assim, é óbvio que não teria como Blackguard ter contactado o exército de Corto Maltese sem que ela soubesse. Ainda mais alguém com o intelecto limitado de Blackguard – na verdade, foi justamente por isso que Waller o escolheu para essa suposta traição.

Como fica evidenciado no filme, ela precisava que o exército estivesse completamente reunido naquela parte da praia, para que sua outra equipe conseguisse entrar no país sem dificuldades. Assim, ela acabou usando o membro mais burro da equipe para acreditar que estava realmente entregando o Esquadrão. É por isso que quando um surpreso Rick Flag relata a traição de Blackguard, Waller sequer se surpreende e logo nega a retirada.

2 – Intérprete no filme

O esquadrão suicida dick hertz/ blackguard
Reprodução/Warner

Blackguard é interpretado em O Esquadrão Suicida por Pete Davidson, um ator cuja carreira começou em 2013, o mesmo ano em que ele apareceu em um episódio de “Brooklyn Nine-Nine”. No entanto, ele não ganhou exposição regular até se juntar ao “Saturday Night Live” em 2014, tornando-se o mais jovem membro do elenco na história do show noturno na época.

A veia cômica de Davidson o agraciou com várias performances memoráveis no “SNL” ao longo dos anos, aparecendo em segmentos ao lado de celebridades como Dwayne Johnson, Jennifer Lopez e Adam Driver. Embora seu papel no programa possa não ser tão prolífico quanto alguns de seus colegas de elenco, ele se tornou um dos atores favoritos dos fãs.

1 – Primeira vez fora dos quadrinhos

O esquadrão suicida dick hertz/ blackguard
Reprodução/Warner

Ao contrário de outros personagens do filme de James Gunn, que já haviam saltado das páginas para outras mídias – nem que fosse como uma breve aparição em alguma série animada da DC – O Esquadrão Suicida marca a primeira vez de Blackguard fora dos quadrinhos.

Na verdade, ele consegue ser tão irrelevante, que apareceu apenas em 22 edições ao longo de toda a história da DC, e desde sua morte nenhum roteirista se interessou em trazê-lo de volta. É um grande mistério como James Gunn lembrou do cara.