O espirro é uma defesa do organismo justifique sua resposta

  • Homepage
  • Doenças
  • Ansiedade
  • Quem Tem Crise De Ansiedade Pode Sentir Dificuldade De Bocejar E Espirrar? Faz 2 Meses Que Estou Com

8 respostas

Quem tem crise de ansiedade pode sentir dificuldade de bocejar e espirrar? Faz 2 meses que estou com ansiedade em mim e nesses últimos dias tenho tido dificuldade pra bocejar e espirrar, a vontade vem, mas parece que algo tipo "bloqueia" o espirro e o bocejo. Não tenho asma e nunca tive

Olá. A ansiedade guarda uma relação direta com pensamentos de ameaça ao indivíduo. Se você pensa que o espirro ou o bocejo possam de alguma forma ser ameaçador é comum que você os evite. Seria interessante você buscar ajuda de um terapeuta cognitivo-comportamental para compreender o que te levar a pensar que você está sempre em perigo. Ansiedade é um mecanismo do homem, todas as pessoas sentem ansiedade. Entretanto, quando entendemos que há algo ameaçador por muito tempo, esse mecanismo perde o controle e fica muito sensível. Procure ajuda e tenha uma qualidade de vida muito melhor.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

O espirro é uma defesa do organismo justifique sua resposta

Acredito que não haja relação direta com dificuldade de bocejar ou espirrar e a ansiedade. Amenos que você tenha algum tipo de crença ou pensamento que justifique essa dificuldade. Por exemplo, preocupação ou medo de que algo ruim ocorra caso você espirre ou boceje.
Você tem preocupação ou medo de que algo ruim ocorra? Se sim, isso pode estar associado a pensamentos catastróficos - e irrealistas que mantém a ansiedade.

Neste caso, a melhor forma seria você consultar um psicólogo da abordagem cognitivo-comportamental para que ele possa tratar os seus medos e preocupações.

Olá! procure por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!

A ansiedade se relaciona a uma resposta diante de uma ameaça que coloque a vida em perigo. Quando não há de fato um perigo, talvez você esteja perto de entrar em contato com algumas lembranças e angústias. No seu caso, parece que você, quando ansiosa, se sente muito ameaçada quase como se não pudesse espirrar nem bocejar. Alguém já lhe puniu por isso? Parece que você não quer chamar a atenção, tem medo de fazer pequenos barulhos e assim entrar em contato com suas aflições. Não hesite em procurar ajuda, de preferência um bom psicanalista, ou qualquer psicólogo que seja de sua confiança e você possa estabelecer um vínculo.

De acordo com a terapia cognitiva comportamental, você pode estar com pensamentos automáticos disfuncionais; ou seja algo que é pra ser normal, pra você está sendo tenso e preocupante. Fazendo com que abale, sua qualidade de vida.
Abraço

Pensando que a ansiedade está ligada diretamente ao sistema simpático e a liberação de cortisona no organismo (hormônio do stress), podemos concluir que o bocejo e o espirro podem estar ligados como sintomas da ansiedade, visto que grandes níveis de cortisona podem bloquear certas reações do corpo. Sabendo que o ansioso sempre está em alerta e com a respiração rápida, o bocejo pode ter sentido, visto que o ato de bocejar é uma forma de oxigenar o próprio cérebro, do qual já é feito pela respiração do ansioso. A questão do espirro também pode estar relacionada a isso, caso os níveis de alerta e ansiedade sejam muito altos, pelo simples motivo do corpo estar sempre em defesa e não dar importância a movimentos involuntários delicados, ou de relaxamento. Claro isso são hipóteses, os sintomas devem ser melhor analisados por um terapeuta para saber suas causas. Abraços e tenha uma ótima semana.

Ansiedade é um dos sintomas que nos afetam quando algum problema emocional ocorre. Um acompanhamento psicológico te dará suporte na descoberta e modos de enfrentamento que te trarão alívio para esse sofrimento existencial!

Bom dia, a ansiedade precisa ser tratada com psicoterapia para te ajudar a entender o que está causando o bloqueio do bocejo e os espirros em você. Algo está travando o fluxo normal destas ações autonômicas do organismo, procure ajuda para se conhecer melhor e identificar as causas desses bloqueios.

  • Quando passo por algum sentimento de alegria ou ansiedade, nervosismo, por um sentimento muito forte aparece manchas vermelhas espalhadas abaixo do meu pescoço e minhas orelhas ficam quentes e vermelhas isso é normal?
  • É possível ter acompanhamento de um psiquiatra a distância? Há resultados positivos?
  • Tomo Rivotril a 15 anos , 2 mg por dia pela manhã , e está me fazendo mal , mas não consigo parar , o que faço por favor ?
  • É normal ter um pensamento ou uma ideia que surge na mente e esse te deixar meio atordoado, anestesiado, com uma sensação de irrealidade do assim do nada? Seria isso um produto da ansiedade? Obrigado
  • Como acabar com arrotos constantes? não consigo dormir passo a noite acordada a sensação é que a garganta tampa e vou desmaiar e tremo muito ,meu exame deu hipertireoidismo, oque fazer pra acabar?
  • Tenho transtorno de ansiedade e síndrome do pânico, ja tomo remédio a alguns anos ,e agora estou me esquecendo das coisas, pode ser por conta da medicação?
  • Qual antidepressivos servem para despersonalizaçao e desrealizaçao ?
  • Acordo de noite com o coração acelerado as vezes com falta de ar e uma angústia e calafrios e tremores .Por favor me ajudem Não são todas as noites mas é horrível. O que fazer?
  • Comecei a tomar topiramato de 25mg. Meu psiquiatra mandou tomar metade de manhã e metade a noite. Hoje foi o primeiro dia. Mas estou parecendo que estou com infecção intestinal... Diarréia, uma náusea horrível, dor no estômago, uma repulsa... É assim mesmo? E quando isso passa?
  • Quando fico preocupada com alguma coisa, na hora sinto fraqueza nas pernas, perco as forças pra caminhar, caminho com dificuldade, já tomo medicação para ansiedade, depressão e síndrome do Pânico. Tenho problemas de artrose, tenho muita dor nas articulações, principalmente nas mãos e nos pés. A artrose…

Nossos especialistas responderam a 788 perguntas sobre Ansiedade

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Por que o espirro é uma defesa do organismo?

Espirrar é uma defesa do organismo, um reflexo involuntário para expelir partículas que causam irritação nas vias respiratórias e que podem contaminar outras pessoas se houver a presença de micróbios.

O que acontece com o corpo quando espirramos?

O ato de espirrar é um movimento involuntário das vias respiratórias para expulsar qualquer substância estranha do organismo como poeira, pólen, vírus, ácaros, entre outros.

Qual é a função do espirro para o sistema respiratório?

O espirro é uma forma de defesa do organismo contra partículas que entram no trato respiratório juntamente com o ar que respiramos e que podem causar obstrução nasal ou irritação da mucosa.

Por que que a gente espirra?

A gente espirra porque, junto com o ar que respiramos, sempre entram no nosso nariz muitas partículas beemmm pequenininhas. Algumas não fazem mal, mas outras podem até nos deixar doentes. Então é importante que o nosso organismo tenha um jeito de expulsá-las de uma vez só e esse jeito é o espirro.