Nutrologia e nutricionista é a mesma coisa

Nutrologia e nutricionista é a mesma coisa

Para quem acha que nutrólogo e nutricionista é a mesma coisa, é importante, desde já, saber que não é. Há bastante diferença entre nutrólogos e nutricionistas e, nesta leitura, a gente vai explicar todas elas bem direitinho, para que você possa escolher o melhor profissional para a sua necessidade.

As nomenclaturas, realmente, são bem parecidas - mas as atividades, apesar de complementares (pois são focadas na alimentação), não são iguais. As diferenças começam na formação acadêmica de cada profissional e vão até o que eles podem ou não indicar e orientar.

Ambos são profissionais muito associados à prática de atividades esportivas, pois, para tal, o corpo precisa estar nutrido e bem descansado, sempre com acompanhamento para melhor desempenho.

Porém, enquanto muitos ainda associam o nutricionista às dietas para perda de peso, é preciso abrir a cabeça e perceber que a nutrição vai muito além disso: ela servirá como base para nutrir o corpo do atleta - o que não necessariamente será para perda de peso.

Por isso, é preciso que o esportista possa entender as diferenças e procurar um profissional que melhor se adeque às suas necessidades. Se verificada a necessidade de exames para detectar alguma disfunção, procure um nutrólogo.

Contudo, se o seu corpo der sinais de que está tudo em perfeito funcionamento, procure um nutricionista e aprenda a ingerir os nutrientes corretos. Bom, que tal deixar mais claro entendendo as diferenças?

Os nutrólogos, para serem chamados assim, precisam ter graduação em medicina. Ou seja: são médicos por formação. A nutrologia, portanto, é uma especialidade, tal como pediatria ou cardiologia.

Ou seja, se você for procurar um nutrólogo, é preciso verificar se o profissional é graduado em medicina e possui a especialização em nutrologia. Pode-se afirmar que a nutrologia é a especialidade médica que cuida e trata de doenças e distúrbios de fundo/comportamento alimentar, tais como:

  • Anemia;
  • Obesidade;
  • Hipertensão;
  • Diabetes.

Desta maneira, por ser médico, o profissional possui conhecimentos não somente na nutrição, como também em outras especialidades médicas, como:

  • Medicina esportiva;
  • Endocrinologia;
  • Oncologia.

É um profissional que, portanto, poderá encaminhar o paciente para outros colegas, de outras especialidades, se verificada a necessidade, além de ser o profissional que poderá prescrever medicamentos - enquanto o nutricionista não o fará.

O que faz um Nutricionista

O nutricionista possui formação na área da ciência chamada "Nutrição" e ele é o profissional habilitado para promover, manter e/ou recuperar a saúde, através da alimentação e correta ingestão de nutrientes.

Desta maneira, apesar de muito comumente estar associado à perda de peso ou recuperação por um problema de saúde (como os intolerantes à lactose, por exemplo), o profissional da nutrição faz mais do que isso.

Ele é quem pode fiscalizar os restaurantes e demais estabelecimentos que proporcionam alimentação fora de casa, adequando as normas de segurança alimentar às manipulações praticadas nestes estabelecimentos.

Mas, para o interesse dos atletas, o nutricionista poderá:

  • Desenvolver um plano nutricional para os seus pacientes;
  • Indicar dietas (o que não significa apenas perda de peso) e suplementos nutricionais (mas não medicamentos!) para os seus pacientes;
  • Avaliar nutrientes em falta na alimentação de seus pacientes;
  • Orientar no consumo de alimentos naturais, ajudando o paciente a se livrar dos alimentos super processados;
  • Ajudar na prevenção das doenças de fundo alimentar (aquelas tratadas pelo nutrólogo, tal como hipertensão).

Nutrologia e nutricionista é a mesma coisa

Ou seja, se pudéssemos pensar numa ordem de necessidade pela procura destes profissionais, poderíamos dizer (desde que o atleta já não esteja identificando alguns problemas com a sua saúde) que um nutricionista ajuda a prevenir, enquanto o nutrólogo ajuda a curar.

É facilmente perceptível que ambas as ciências se complementam e um precisa da ajuda do outro. Assim, a maior diferença está, mesmo, na formação destes profissionais e nas competências de cada um, como a prescrição de medicamentos, por exemplo.

A única coisa que o atleta precisa é cuidar da sua saúde, seja com a ajuda de um ou outro profissional, entendendo os seus gastos de energia e proporcionando cuidados para a plena recuperação do seu corpo.

Atente-se para a formação e escolha um profissional com títulos oficiais, ou seja, habilitados para desempenhar a função escolhida por você.

O que é melhor nutrólogo ou nutricionista?

Enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes.
Nutrologia é a especialidade médica que avalia a interrelação entre nutrientes e medicamentos, realiza suplementação, corrige hábitos alimentares e elucida os principais desequilíbrios bioquímicos, fisiológicos e hormonais, realizando uma avaliação global da saúde.
Quando devo procurar um médico nutrólogo? É necessário procurar um nutrólogo quando o paciente apresenta doenças crônicas, aquelas que precisam de tratamento contínuo, ou seja, que não se limitam apenas à mudança de alimentação e aumento de exercícios físicos.

Como um nutrólogo pode ajudar a emagrecer?

O nutrólogo tem papel fundamental no processo de emagrecimento, uma vez que ele pode identificar as causas da obesidade, corrigir possíveis erros alimentares, elaborar estratégias e prescrever medicamentos que vão deixar o paciente mais próximo do seu objetivo.