Na estrutura do estado absolutista na frança no século xviii, havia três estados:

1 Questão 1 Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. O que é correto afirma...

Questão 1 Correto Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. O que é correto afirmar sobre estes estados? Escolha uma: a. O Primeiro Estado era representado pelos religiosos, o Segundo Estado era representado pela nobreza, e o Terceiro Estado: representado pelos vassalos. b. O Primeiro Estado era representado pela burguesia e por trabalhadores urbanos e camponeses, o Segundo Estado era representado pela nobreza ou aristocracia francesa, e o Terceiro Estado: representado pelos religiosos. c. O Primeiro Estado era representado pela nobreza ou aristocracia francesa, o Segundo Estado era representado pelo alto clero e baixo clero, e o Terceiro Estado: representado pela burguesia e por trabalhadores urbanos e camponeses. d. O Primeiro Estado era representado pelo alto clero e baixo clero, o Segundo Estado era representado pela nobreza ou aristocracia francesa, e o Terceiro Estado: representado pela burguesia e por trabalhadores urbanos e camponeses. e. O Primeiro Estado era representado pelos bispos, o Segundo Estado era representado pela burguesia, e o Terceiro Estado: representado pelos camponeses.

Questão 2 Correto Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão Em meados do século XVIII, a população francesa vivia em condições precárias, era objeto de extorsões diversas, da exorbitante exploração do trabalho e do pagamento de múltiplos impostos. Muitas revoltas no Terceiro Estado foram surgindo contra o rei e o Estado Absolutista. Paralelamente, a sociedade passava por mudanças de pensamento também. Sobre as mudanças de pensamento da sociedade na época, o que é correto afirmar? Escolha uma: a. A Igreja consegue retomar os conceitos do catolicismo romano. b. A burguesia influencia todo o Terceiro Estado pelos seus interesses de livre comércio sem intervenção do Estado e separação da religião com a política. c. Os iluministas influenciam o Terceiro Estado, levando-o a aceitar e concordar com o Absolutismo da Monarquia. d. Os iluministas influenciaram o Terceiro Estado com novas ideias sobre a sociedade da época; questionando as relações de poder, o estatuto de autoridade real, o pacto entre o rei e os seus súditos. e. A nobreza consegue influenciar o Terceiro Estado com ideias que têm como princípio a separação radical entre o religioso e o político.

Questão 3 Correto Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão Sobre o processo da Revolução Francesa, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas: ( ) A Revolução Francesa atingiu apenas alguns países da França, não houve muita violência e logo a burguesia conquistou o poder. ( ) A Revolução foi dividida por um grupo mais radical que espalhou muita violência por toda a França e por outro grupo que temia uma guerra civil. ( ) Muita violência e muito sangue foi derramado através da guilhotina. Muitas cabeças rolaram, inclusive a do Rei Luís XVI. ( ) O grupo de revolucionários, chamados jacobinos, defendia uma atuação radical e durante o período em que estiveram no poder, no desenvolvimento da Revolução Francesa, marcou a fase do terror, utilizando métodos extremos para promoção de suas reformas. ( ) A Revolução Francesa (1789-1799) transformou profundamente as estruturas políticas, econômicas e sociais da Europa e das Américas no final do século XVIII e início do XIX. Assinale a sequência correta: Escolha uma: a. V, V, F, V, V. b. V, F, V, V, V c. V, V, V, V, F d. F, V, V, V, V e. V, V, V, F, V

Questão 4 Correto Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão ENADE - Ciências Sociais (2005 - adaptada) A historia da instituição dos direitos fundamentais consistiu primeiramente na conquista das liberdades políticas, sendo denominados como direitos de primeira geração, subsidiados pelos valores do liberalismo no período da Revolução Francesa. Assim, considera-se que a luta travada no ambiente político da época consistia em uma luta de classes: I. em busca da afirmação dos direitos individuais. II. para impor freios aos poderes absolutistas. III. pela afirmação dos direitos sociais. IV. pela afirmação ao direito à greve. V. pela preservação do direito de propriedade. É correto apenas o que se afirma em: Escolha uma: a. III, IV e V. b. I, IV e V. c. I, II e V. d. II, III e IV. e. I, II e III.

Questão 5 Correto Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão (CESGRANRIO - adaptada) Na Europa Ocidental, entre os séculos XVI e XVIII, houve diversas mudanças culturais. Assinale a seguir a alternativa que indica uma dessas mudanças: Escolha uma: a. No século XVI, a Reforma caracterizou-se por uma unidade de pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu. b. Durante a segunda metade do século XVIII, o Liberalismo econômico criticava o sistema colonial e defendia a manutenção dos monopólios como geradores de riqueza da sociedade. c. Nos séculos XVII e XVIII, o desenvolvimento do pensamento científico baseava-se na crítica, no empirismo e no naturalismo. d. No século XVIII, o Iluminismo, baseando-se no racionalismo, criticou os fundamentos do poder da Igreja, apoiando os princípios do poder monárquico absoluto. e. Entre 1545 e 1563, a Contrarreforma alterou os dogmas católicos a partir de uma perspectiva humanista, que encerrou os trabalhos dos Tribunais da Santa Inquisição.

Como funciona a estrutura do estado absolutista francês durante o século xviii?

O primeiro estado correspondia aos bispos do Alto Clero. O segundo estado era formado pela nobreza (rei e sua família), por um pequeno grupo de burgueses que compravam títulos da nobreza e pela aristocracia francesa, que exercia atividades militares (nobreza de espada) ou jurídicas (nobreza de toga).

Como era o estado absolutista na França?

Denominamos absolutismo o modelo de governo presente em larga escala na Europa do fim da Idade Média e início da Idade Moderna, onde o poder do rei era absoluto, não sendo regulado de nenhuma forma e por nenhuma instituição ou lei. Luis XIV, o maior rei absolutista da França.

Qual o papel do terceiro Estado o povo no estado absolutista francês?

A função do Terceiro Estado era sustentar a sociedade e o Estado. Pagavam, ao contrário do Clero e da Nobreza, impostos ao Estado e também direitos senhoriais. A distribuição de propriedades na época estava dividida em 40% para a nobreza e 40% para o clero.

Como era o estado absolutista Brainly?

o rei controlava as forças nacionais. Qualquer ação do poder bélico do Estado estava abaixo das vontades do monarca, acima do rei só existia Deus, já que em um Estado Absolutista o rei era considerado como o escolhido do Divino para governar o povo.