Menstruação descer antes de acabar a cartela de anticoncepcional

Menstruação descer antes de acabar a cartela de anticoncepcional

É normal menstruar antes de terminar o anticoncepcional?

O fluxo passa a vir em menor quantidade, dura menos dias e pode ter aparência diferente. O que pode acontecer também, mas não é motivo para ficar nervosa, é que a menstruação pode descer antes de acabar o anticoncepcional. Mas não precisa se preocupar, é normal menstruar antes de terminar a cartela de anticoncepcional!

Estou no meio da cartela de anticoncepcional e Menstruei?

No meio da cartela de anticoncepcional, um sangramento aparece e pode preocupar a mulher. Isso acontece porque algumas pílulas têm maiores chances de oferecer esse risco de sangramento dependendo do organismo da usuária com determinada pílula.

O que fazer quando a menstruação vem antes do anticoncepcional acabar?

Sim, faça a pausa normalmente de 7 dias. Mesmo quando a menstruação vem antes do período da pausa da cartela está indicado fazer a pausa de 7 dias e recomeçar nova cartela nesse intervalo. Portanto, pode fazer a pausa e reiniciar uma nova cartela após a interrupção da pílula.

Pode descer a menstruação tomando anticoncepcional?

Durante a pausa da cartela, o correto é que a menstruação desça em pequenas quantidades. No caso de algumas mulheres, podem haver escapes durante o uso do anticoncepcional, o que pode ser normal ou sinal de algum problema.

Será que a mulher deve voltar a tomar os comprimidos de uma nova cartela?

  • Em qualquer uma dessas situações a mulher deve respeitar a pausa e voltar a tomar os comprimidos de uma nova cartela logo a seguir, independente de quando tenha ocorrido a menstruação. Caso ela tenha feito o uso correto do anticoncepcional tomando os comprimidos diariamente a proteção contra a gravidez está garantida.

Posso engravidar no intervalo entre uma cartela e outra?

  • Posso engravidar no intervalo entre uma cartela e outra? Para que a pílula anticoncepcional faça efeito, é essencial que seja ingerida corretamente, respeitando os mesmos horários, todos os dias. Portanto, mesmo durante a pausa para troca de cartelas, a mulher está protegida pelo efeito da pílula.

Posso continuar a cartela mesmo tomando anticoncepcional?

  • Devo continuar a cartela mesmo se menstruar tomando anticoncepcional? Para a especialista, o sangramento antes do período ideal deve ser avaliado individualmente pelo médico, para que a paciente possa entender o que houve e definir os próximos passos.

Como adiantar a menstruação duas vezes no mês?

  • Leia tambémComo adiantar menstruação sem prejudicar a saúdeMenstruar duas vezes no mês: o que pode ser?Alergia a absorvente: como lidar? Fiquei menstruada antes de acabar o anticoncepcional. Por quê?

A pílula anticoncepcional tem como principal objetivo evitar a gravidez, mas pode também auxiliar em outros fatores, como diminuir o fluxo sanguíneo e os sintomas do período menstrual.

Durante a pausa da cartela, o correto é que a menstruação desça em pequenas quantidades. No caso de algumas mulheres, podem haver escapes durante o uso do anticoncepcional, o que pode ser normal ou sinal de algum problema.

São vários os fatores que podem influenciar nos escapes, principalmente se o anticoncepcional for de baixa dosagem hormonal. Em casos como esse, esquecer a pílula por uma hora pode influenciar no organismo e causar o sangramento indevido. É importante lembrar que tomar o remédio na hora certa, além de evitar esse problema, aumenta a eficácia da contracepção.

Outro motivo que pode ocasionar o escape são os hormônios desregulados, que possivelmente ocorrem se um comprimido não for tomado na hora certa, assim como interromper a cartela em qualquer momento.

Problemas mais graves como uma infecção no canal vaginal também podem levar ao sangramento, por isso, se o escape ocorre com frequência, procure um médico de sua confiança para realizar os exames necessários. Cuide de sua saúde!

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Beijos
Dra. Priscila K. Matsuoka | Ginecologia e Obstetrícia | CRM 133872
Sem conflitos de interesse a declarar.

É normal a menstruação descer antes de terminar a cartela de anticoncepcional?

Os sangramentos intermenstruais, também conhecidos como "escape", ocorrem quando há uma diminuição dos hormônios no organismo, o que pode provocar a descamação do endométrio e o sangramento antes do fim da cartela de comprimidos.

O que fazer se a menstruação vir antes do anticoncepcional acabar?

Discuta a sua anticoncepção. A troca do anticoncepcional ou o aumento da dose hormonal pode ser necessária. As mulheres com miomas, pólipos, adenomiose e infecção podem ter escapes menstruais mais frequentes. A avaliação do seu médico e o exame de ultrassom pode ser necessário para o diagnóstico e tratamento corretos.

É normal adiantar a menstruação mesmo tomando anticoncepcional?

Menstruação adiantada na troca de anticoncepcionais Caso você esteja passando por uma menstruação adiantada em período de troca de anticoncepcional: fique tranquila, isso é super normal. É muito comum que a mudança de um medicamento hormonal por outro gere uma série de alterações no seu organismo.